O presidente Jair Bolsonaro esteve a ponto de intervir no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 22 de maio de 2020, segundo aponta reportagem da revista Piauí, assinada pela jornalista Monica Gugliano. A ideia do chefe do Executivo, emitida em uma reunião ministerial, era enviar militares para destituir os 11 membros do STF, substituindo-os por militares, para restabelecer a autoridade do presidente, que, em sua visão, vinha sendo vilipendiada pela Suprema Corte.
A reportagem afirma que naquela manhã, o entra e sai do gabinete presidencial foi grande e as conversas giraram entorno da definição da estratégia jurídica e de comunicação, sobre como se daria o golpe, de maneira a parecer que fosse algo legalmente aceito.
A motivação da interveção foi o ministro Celso de Mello encaminhar à Procuradoria-Geral da República, um pedido de busca e apreensão do celular do presidente, para que Augusto Aras desse seu parecer sobre o pedido. Esse procedimento é padrão e acontece em toda denúncia ou pedido que envolva a figura da Presidência da República. Ao seguir o rito imposto, o ministro não ameaçou apreender o celular do presidente, mas seguiu o devido processo legal. Dez dias depois, o decano arquivou o processo.
A reportagem da revista Piauí mostra ainda um desfecho pouco esperado da reunião: o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, achou que a medida proposta pelo presidente – de destituir a Suprema Corte – seria um erro.
Naquele mesmo dia Heleno publicou uma carta com uma ameaça ao STF. “O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República alerta as autoridades constituídas que tal atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”, diz a carta.
A autora da reportagem, Monica Gugliano, afirma que ouviu quatro fontes e que todas confirmaram o conteúdo exposto na matéria.
PublicidadeO golpe de estado não aconteceu naquela manhã, segundo a revista, porque o presidente ficou convencido de que não havia ordem para apreender seu celular e que o governo daria uma resposta contundente à Corte. Ou seja, foi a carta de Heleno que acalmou Bolsonaro, mas acirrou os ânimos de todo país.
Deputados e senadores da oposição apresentaram à PGR uma representação judicial contra o ministro. Na representação, os parlamentares sustentam que a fala de Heleno era inaceitável e anacrônica. “Não se pode permitir, de forma alguma, qualquer tipo de ameaça contra a democracia. O Ministro precisa se compor e aceitar que está sob a égide do Estado Democrático de Direito. Não há espaço para ameaças às instituições e à Constituição Federal”, dizia o texto assinado pelos deputados André Figueiredo (PDT), líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), líder do PSB, e pelo Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da minoria.
Os generais do exército são uns frouxos, eles não apoiariam Bolsonaro nesta empreitada, eles não tem a coragem necessária para fazer a faxina nas latrinas do judiciário e legislativo….
General não deve apoiar capitão, ainda por cima conhecido por mau militar.
Que pena que não fez….
Vocês e o povo da @revistapiaui , seus editores e articulistas estão drogados, ou bêbados! Dizer que o Presidente da República quer dar um golpe!! Para que? Para assumir um poder para o qual ele foi eleito, e certamente será reeleito? Suas sandices são ilimitadas!
Esse bando de petistas fazem comentários como se tudo fosse verdade, os criminosos no Brasil estão no STF, congresso e mídia, a esquerda que não estão envolvidas são burros, não vêem um palmo diante do nariz
Que matéria sem noção..isso aí sim é fake news que o Alexandre tinha que mandar ir pro lixo…Bolsonaro foi eleito democraticamente e será reeleito. O choro é livre.
Hitler também foi eleito.
Hahahaha, citou Hitler, perdeu. Otário.
Mas é o ídolo deles, bem como o Mistro da Propaganda hitlerista Goebbels!
É que a situação atual muitas vezes relembre a ascenção do nazismo nos anos trinta.
COITADO
DELÍRIUS …
BLA BLA BLA
Temos um presidente ilegítimo, resultado de uma fraude eleitoral que começou com o golpe contra Dilma e a prisão política de Lula. Uma campanha eleitoral que contou com milhões de dólares investidos na indústria falsificadora do antipetismo, fachada para a luta contra a esquerda e a democracia, luta movida pela AltRight “americana” (Bannon, irmãos Koch, NED, etc). Indústria que comprou consciências, juízes, pentecostais, milicianos e votos.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! De fato, houve fraude, porque ele foi eleito já no Primeiro Turno, como também houve fraude quando a passaDilma foi eleita e reeleita!
Ele diz que ia provar, mas como de costume nada provou.
É parece, que a grana pública secou mesmo. O olha o desespero.
HEHEHEHE
Ah como eu queria que esse bravateiro se arvorasse a invadir o STF. Muito mais rápido nos livraríamos dele e da sua corja de milicianos delirantes, mas, infelizmente, militares sensatos o dissuadiram dessa empreitada.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Levaram uma surra nas urnas, e agora querem apanhar do povo nas ruas!
Carrapato bavateiro!
Que surra? O cara conseguiu 30% e desses 30% a maioria foi contra o PT e não em favor dele.
TU TEM QUE SE TRATAR CARA
Por que? Por falar a verdade? Porque você não gosta dos fatos?
A verdade está com BOLSONARO prezado
Então tá, felicidades com isso.
Bolsonaro é um representante das trevas, da mediocridade.
Sensatos? Frouxos e covardes…
Interessante… É o STF que decide contra a Constituição. São os bolsonaristas que são censurados. É Bolsonaro que sofre atentado. Mas é Bolsonaro que é o vilão e quer dar golpe. Acusa os outros daquilo que tu fazes; acusa os outros de dizerem aquilo que tu dizes. Isto é a esquerda brasileira, mais a ridícula imprensa tupiniquim, aí incluído o “isento” Congresso em Foco… Só posso concluir que querem que o país embarque na “democracia” do PT, cujo resultado já vimos e que, se não fosse interrompida, nos teria mergulhado numa situação paradisíaca como a da Venezuela…
Cara é só tu ver o nivel da fonte deles. Revista Piaui é campeã em fake news
Stf, congresso e mídia tentam de todas as formas derrubar Bolsonaro, este deveria ser a chamada
Só teremos paz quando esse miliciano for preso por rachadinhas e quando for aplicada uma multa de 5 mil reais para cada fake news compartilhada pelos seguidores dele, o que resolveria o deficit
Rachadinha não é crime cumpanheiro. É imortal, mas não é crime. E o miliciano é o witzel. Então muda o disco por que partidos de esquerda são ligados ao PCC e ao CV
Rachadinha é corrupção.
Por isso tem no estatuto do petê! Agora entendi!
E da família do bozo.
Os lulopetistas colocaram a rachadinha no estatuto do partido,,há décadas, e você NUNCA falou nada disso, não é carrapato esquerdista?
Grande articulista portador da síndrome, sua reporter e suas fontes!!!!!…A pergunta que não quer calar é?…Prá que serve e a quem serve o STF atual?
Para impedir que outros poderes desobedeçam a constituição.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Para impedir que os outros Poderes exerçam suas atividades fins, previstas na Constituição que eles rasgam a cada decisão! Estude Direito Constitucional, “cumpanhêro”!
Os Juizes do Supremo estudaram Direito Constitucional sim, os militares não e como uma figura como bozo chegou a ser oficial será para sempre um mistério.
O senhor precisa estudar, pesquisar, e ver a formação dos MINISTROS do STF!
Praticamente todos eles são experts no assunto.
Vou te dar uma aula de Direito Constitucional. Senta e preste atenção:
O STF já não abriga ministros originados do Judiciário. A escolha é do Presidente, com aprovação do Senado, mas não se entende como deixar uma Corte superior sem magistrados de carreira na sua composição. Na atualidade, 11 ministros, dos quais apenas 2 advindos do quadro da magistratura, incluindo, nessa contagem, o ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes, advogado e ex-ministro da Justiça do governo Temer, que deverá assumir a cadeira deixada por Teori Zavascki.
Quando surge uma vaga para compor o STF, a imprensa e os parlamentares apressam-se em descobrir os preferidos dentre os políticos, desconsiderando o fato de que a Corte é uma casa de magistrados. Afinal, são 27 tribunais, mais de 15 mil magistrados e o STF é formado por bacharéis, professores, procuradores e menos de 20%, procedentes da magistratura.
O ex-presidente Fernando Henrique, em 2002, nomeou Gilmar Mendes, advogado-geral da União; na época, o professor Dalmo Dallari escreveu, na Folha de S. Paulo: “Se essa indicação vier a ser aprovada pelo Senador, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional”.
Em seguida, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva escolheu, em 2009, o advogado-geral da União Dias Toffoli, seu defensor nas campanhas eleitorais de 2002 e 2006 e, entre 1995 e 2000, assessor parlamentar da liderança do PT na Câmara dos Deputados; entre 2003 e 2005 exerceu o cargo de subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil, na gestão de José Dirceu, preso em Curitiba. José Dias Toffoli tentou ser juiz de direito em 1994 e 1995, mas foi reprovado e logo depois tornou-se membro da maior Corte do país.
O presidente Michel Temer aponta seu amigo pessoal e ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para o STF, apesar dos inúmeros candidatos da magistratura nacional. Alexandre de Moraes era ministro da Justiça, filiado ao PSDB e seria, provavelmente, candidato ao governo de São Paulo.
A estranheza nesse cenário é que as Associações de Juízes, que lutam por magistrados de carreira no STF, passam a defender e a elogiar todos aqueles que são indicados pela presidência da República, inclusive os três enumerados acima.
Além do processo de exclusão de magistrados de carreira, no STF, há também a discriminação geográfica dos candidatos. Com efeito, o Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul têm 8 ministros e somente três dos outros 24 Estados do país, inclundo o DF. A Bahia presente no STF com Eduardo Espínola, Aliomar Baleeiro, Adalício Nogueira, Hermes Lima, Ilmar Nascimento Galvão, que deixou a Corte em 2003, portanto, 14 anos depois não mais apareceu um baiano no STF. E a Bahia tem história para estar presente, porquanto foi aqui que se instalou o primeiro Tribunal do Brasil, a Relação da Bahia, que era o órgão de cúpula do Judiciário do país.
Procedentes da Bahia foram quatorze juristas para o STF, durante toda sua existência, 1891/2014, sendo que apenas dois originados dos quadros do TJ, ainda assim, um deles, ministro Pedro Joaquim dos Santos, há quase um século, 98 anos, em 1919, e o outro, Adalício Nogueira, há mais de cinquenta anos, em 1965.
Os últimos ministros do Norte, Nordeste, foram o ministro Ilmar Galvão, da Bahia, aposentado em 2003, Ayres Brito, natural de Sergipe, aposentado em 2012, e Carlos Alberto Menezes Direito do Pará, falecido em 2009.
Após a saída de Ilmar Galvão, Bahia, 1991/2003 foram nomeados Ayres Brito, Sergipe, 2003/2012; Menezes Direito, Pará, 2007/2009; Dias Toffoli, São Paulo, 2009; Rosa Weber, Rio Grande do Sul, 2011; Luiz Fux, Rio de Janeiro, 2011; Teori Zavascki, Santa Catarina, 2012/2017; Luis Roberto Barroso, Rio de Janeiro, 2013, e Carlos Fachin, Paraná, 2015. Agora, com a indicação de Alexandre de Morais, São Paulo ganha mais um nome.
Interessante é que, no Império, o STJ era composto somente por juízes; a modificação aconteceu na República e perdura até a atualidade. O fato de o juiz de carreira distanciar-se do poder politico, causa-lhe discriminação, exatamente porque compete a este grupo fazer a escolha e recai normalmente no nome de um político ou alguém bem próximo de quem indica.
Não mais se valoriza a carreira de magistrado que dedica toda a sua vida aos julgamentos, conhece as pequenas e as grandes comarcas de seu Estado, adquire significativa experiência de vida judicial, quando pratica diligências inerentes ao cargo, ouve testemunhas, partes e advogados, prende e libera, condena e absolve pessoas.
Tramita no Congresso Nacional há mais de seis anos uma PEC; trata-se da PEC 434/09, propondo a criação de regras objetivas para a escolha dos ministros. De acordo com a Proposta, cabe aos ministros do STF indicar seis nomes, enviados ao Presidente da República que escolhe um deles e submete ao Senado, que decide através do voto de 3/5.
Estou aguardando, até hoje (!), a descrição das expertises dos que compõem o STF! Acontece que o senhor não sabe, e quer dar palpite!
Estude os cv’s deles, simples assim.
O que você quer dizer com sua resposta: “não sei”! Kkkkkkkkkkk!
Típico de esquerdista!
Defendendo a composição atual do STF!
Acho que você nem sabe definir o que é esquerdista. Enquanto os CVs dos ministros, deixe de ser preguiçoso, se realmente quer saber a respeito deles é só procurar, eu não tenho nenhuma obrigação de fazê-lo por você.
Não apenas sei (porque uma de minhas pós graduações é em Direito em Política, como vou te dar uma aula de História:
As ideologias “esquerda” e “direita” foram criadas durante as assembleias na França do século XVIII. Nessa época, a burguesia procurava, com o apoio da população – especialmente os “sans-culotte”, diminuir os poderes da nobreza e do clero. Era a primeira fase da Revolução Francesa (1789-1799).
Com a Assembleia Nacional Constituinte montada para criar a nova Constituição, as classes mais ricas não gostaram da participação das mais pobres, e preferiram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores, e o direito ao conservadorismo e à elite francesa.
Aproveite, ignóbil, esta aula gratuita!
Conhece um monte de palavras juntas mas nunca entendeu seu significado.
O encantado pelo lulampião, repete sempre os mesmos mantras… anencéfalo!
É mesmo?
Confirmou minha tese, o estúpido!
Então tá.
STF serve p soltar bandidos p que os defenda em comentarios
STF DE ILEGALIDADES E CRIMES
STF ATENTA CONTRA A DEMOCRACIA
STF É PRINCIPAL CAUSADOR DAS DESORDENS NO PAÍS
O principal causador da desordem do país é o seu PR, filhos e ministros!
e os processos prescrevendo e isentado os corruptos?
e as decisões loucas de Fachin querendo favorecer o tráfico no Rio?
e…
acorda !
Chegou a hora de nos armarmos para enfrentar a direta.
Na democracia a arma é o voto.
Hoje é o voto e arma
Isso é democracia
Na democracia a arma do cidadão é o voto e nenhuma outra.
hoje é os 2 prezado,
Arma e o voto, os binários que se combinaram para os dias de hoje
Arma = desgraça.
Sim, com a arma da razão.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk! Esquerdista não tem razão, pois tem céreburrinho!
Você nem sabe o que é esquerdista ou direitista.
Aos 59 anos, com Mestrado em Direito Internacional Público e Privado, sei mais do que o senhor….
Se tiver 59 anos está na hora de crescer, ser mais maduro, menos infantil.
Nem percam tempo. O cara passa vergonha só com o nome do perfil dele ^^
Graças à direita, que mentecaptos como você podem bostejar pelos dedos, coisa que na Rússia, na China, na Coréia do Norte, na Venezuela não acontece!
muito bem dito e escrito!!!!!!!!!!!
Só que não é verdade o que ele diz.
A direita não tem nenhum mérito nisso. Em ditaduras da direita também não existem direitos.
podem vir comunista é tudo covarde você bate o pé e eles fogem …podem vir………..
E pode jogar uma carteira de trabalho em cima deles… eles têm pavor ao trabalho!
Kkkkkkkkkkkkkkkk!
que a falência de uma corrente de pensamento tão retrógrada, seja notória no atual momento
Em si a ideia é boa, só que o ser humano não tem quase nada de bom e não atende a ideais. Cristo era um esquerdista, pregava compaixão, perdão, amor e justiça social.
contra a democracia ? o STF é democracia??
para vcs nesse congresso que sustenta os vossos interesses politiqueiros
O princípio de uma Instituição como STF certamente é salutar para a democracia. Pode-se mudar os critérios para a escolha e o mandato dos juizes. Militares fazendo golpe certamente se livrariam também do inapto e inepto bolsonaro.
O princípio de ter uma Instituição como STF certamente é salutar para a democracia. Pode-se mudar os critérios para a escolha e o mandato dos juizes. Militares fazendo golpe certamente se livrariam também do inapto e inepto bolsonaro.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk! O lulopetista não sabe o que diz. Tem preguiça intelectual de pesquisar para saber as realizações do Governo, apesar da pandemia e da propaganda contrária da extrema imprensa e dos idiotas úteis, massa de manobra da esquerda destrutiva!
Engraçado…Qualquer um que seja contra este desgoverno, pra vocês obrigatoriamente é petista? Quanta ignorância!!! E “idiotas úteis” seu PR é que chama os seus eleitores e vocês ainda não se deram conta disso! Defende o boçal com unhas e dentes e ele não está nem aí pra vocês. E não é a toa que são chamados de gado; pois massa de manobra são vocês, que sofreram lavagem cerebral. Acorda cara!
“Cara” (esse tipo de linguagem vulgar, define o tipo), idiotas úteis são vocês, massa de manobra do lulopetismo que aparelhou o Estado, destruiu a maior empresa do país, criou curral eleitoral com bolsas esmolas… vocês têm bandido de estimação, um capiroto com 9 dos, que de tanta boçalidade não consegue mais nem eleger síndico de prédinho suburbano!
ESQUERDOPATA
Direitapata.
O correto é “direitopata”!
Outro que quer confundir “o direito” com “a direita”.
Velhote, a palavra “direito” no caso, nata tem a ver Com Direito (estudo de Leis), mas sim com um dos lados, o lado direito. Estude a origem das palavras direita e esquerda, aplicadas em política: era posição onde cada parlamentar se sentava no Parlamento francês: a situação á direita do Presidente do Parlamento, e a oposição à esquerda! idoso, e sem cultura!
Gado.
Quem chama outro ser humano de “gado”, demonstra bem sua total falta de caráter!
O STF é mais democracia que o executivo golpista.
Um golpista eleito pela maioria do povo brasileiro!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Velhote carrapato!
30%
Claro e o Haddad teve os 70% restantes dos votos, não foi? Ops, então por que o poste não está no Planalto?
Contas feitas pela passadilma e a foice de são Paulo! Kkkkkkkkkkkkkkk!
ACEITEM OS MAIS DE 57.000.000,00 DE BRASILEIROS
Mais respeito neste fórum, rapaz. Aqui somos livres para opinar o q cada qual pensa, agrade-lhe ou não.
Quer discordar? Faça-o com seriedade e respeito, mas não vc como moleque!
RESPEITO QUEM ME RESPEITA! VOCÊS ESQUERDISTAS ADORAM NOS CHAMAR DE “GADO” DE “MILICIANOS”, E AGORA VEM COM ESSA HISTÓRIA DE RESPEITO? MOLEQUES SÃO VOCÊS, QUE QUEREM IMPOR UMA DITADURA DO PROLETARIADO, CONTRA A VONTADE DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO!
RECOLHA-SE À SUA INSIGNIFICÂNCIA!
Maioria? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
Seu analfabetismo funcional é evidente… basta ver os números no STE.. fora o fato de que a eleição foi fraudada, pois Bolsonaro ganhou no Primeiro Turno!
Sim, até a água bater na sua bundinha e tu ser censurado!
ESQUERDOPATAS
DIREITAPATAS
STF precisa ser formatado para acabar com a corja de ladrões
O correto seria “direitopata”, velho gagá!