Após reportagem da TV Globo, que diz que o porteiro do condomínio do presidente da República, Jair Bolsonaro, disse em depoimento à polícia que o assassino da vereadora Marielle Franco teria ido no dia do crime para o condomínio do presidente, o mandatário entrou ao vivo no Facebook e de forma muito exaltada deixou em dúvida a concessão da emissora, que terá que ser renovada em 2022. Bolsonaro relembrou que seus filhos e parentes são investigados pela Justiça e afirmou que quer ver o delegado que conduz o caso da vereadora e olhar no olho dele, além de ter o desejo de federalizar as investigações da morte de Marielle.
> Eduardo Bolsonaro acena com volta da ditadura se Brasil repetir o Chile
Veja o vídeo:
Leia também
A live, que chegou a ter mais de 100 mil espectadores ao mesmo tempo, aconteceu menos de 30 minutos depois de a Rede Globo exibir uma extensa reportagem, em que, apesar de relatar o depoimento do porteiro, deixou claro que Jair Bolsonaro estava em Brasília naquele dia. A matéria ouviu ainda o advogado de Bolsonaro, que afirmou que ele é inocente. O presidente afirmou que essa é uma tentativa de deixar em dúvida a sua inocência no caso, que segundo ele, tem sua investigação contaminada.
“Será que a Globo quer criar uma narrativa de que eu tenho que me afastar ou que o povo tem que ir pra rua?”, perguntou o presidente. Um pouco antes, no Plenário da Câmara, o filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) havia afirmado que caso ocorram no Brasil manifestações semelhantes às do Chile, com uma radicalização da esquerda, “a história irá se repetir”. Essa fala do líder do PSL na Câmara foi interpretada por membros da oposição como uma clara ameaça de golpe militar caso ocorram manifestações.
Ainda durante a transmissão ao vivo, o presidente relembrou que existem diversas investigações contra seus filhos e parentes. Segundo ele, tudo isso é uma perseguição para atingi-lo. Por acreditar que a investigação do caso Marielle está enviesada, Jair Bolsonaro disse que deseja federalizá-la, mas que não o fará.
Bolsonaro disse ainda que, ao voltar para o Brasil, pretende se encontrar pessoalmente com o delegado que investiga o caso, olhar no olho dele e conversar.
Muitos ataques ao grupo Globo foram feitos durante a transmissão. “Vocês, TV Globo, o tempo todo infernizam a minha vida, porra!”, gritou Bolsonaro. “TV Globo, você não tem juízo? Parem de trair o Brasil!”, disse.
O presidente destacou, por mais de uma vez, que a concessão da emissora vence em 2022, e que não irá “perseguir ninguém”, porém, deixou em dúvida a renovação. “Vocês vão renovar a concessão em 2022”, relembrou o presidente. “Se o processo não tiver limpo, não vai ter renovação”, afirmou.
Jair Bolsonaro havia publicado na última segunda-feira (28) um vídeo em que comparava a emissora, o STF, partidos de oposição, outros veículos de imprensa e órgãos como a CNBB a hienas. No vídeo, que foi apagado pouco tempo depois, Bolsonaro se comparou a um leão que precisa da proteção dos conservadores.
> Bebiano vai ao PSDB apoiar Doria e antevê golpe de Bolsonaro
https://uploads.disquscdn.com/images/5ddef0be9b362bd10c6b56a5867b35bd9fcb9787ef07b5b1e3e20c0a2711a7b2.jpg
No fundo, tenho pena do Bolsonaro, porque não é fácil enfrentar o “Sistema” q, até então, mamou com fartura nas tetas dos governos anteriores, mais precisamente às nossas custas. Convenhamos, no entanto, q Bolsonaro sofreria muito menos se, desde o início, tivesse se mantido mais discreto, não provocando tantas polêmicas, a exemplo desse vídeo do leão cercado pelas hienas e aquele outro causo da mulher do Macron, para ficar só nesses dois causos. E a gente sabe q a mulher do Macron é feia mesmo, assim como ele, Bolsonaro, está mesmo cercado de pessoas e instituições cheias de péssimas intensões, mas um Presidente do Brasil deve comunicar-se de forma mais contida, discreta e formal, sob pena de sofrer conseqüências inesperadas desagradáveis. Muito antes Bolsonaro devesse GANHAR tempo apenas enaltecendo os muitos feitos positivos de seu governo, graças ao muito bom gabinete ministerial q montou. Há um ditado q diz q o peixe morre é pela boca. E é verdade mesmo, pois Bolsonaro fala demais. E sofre por causa disso.
Já deviam ter casado, imprensa esquerdista tendenciosa lixos…
Erick Mota, outro jornalista desse site que tem cor favorita,time do coração,prato predileto, o jornalismo brasileiro tá uma vergonha por causa desses pseudos.Jornalista de verdade bate no chico de manhã e no francisco de tarde,se não for prá ser assim mude de profissão!
Caro Presidente da REPUBLICA penso que o senhor continua dando munição pra bandido , faça como seus antecessores , ñ fale mais nada ñ tente provar nada ,o Temer safado esta ai gozando de tudo de mal feito que fez ,,, a Dilma outra safada comprou uma Refinaria ´´podre“ e ficou por isto mesmo , o Lula nem tem o que dizer de tanta sujeira .a Nação esta com o senhor continue fazendo o seu melhor e pare de dar milho a porcos , coloque a globo no lugar dela pagando as dividas com o governo como fazemos nós cidadão pobres e honestos , ñ se exalte tanto , o senhor esta fazendo exatamente o que eles querem . continuamos com o Senhor , afinal o bom soldado ñ abandona o campo de batalha , nós venceremos .um abraço .
Ao contrário do que disse o eminente ministro do STF, o decano Celso de Mello, quem não tem limites no Brasil são os apatriotas de esquerda, a extrema mídia esquerdalha e a banda podre do judiciário!
Mas apesar de tudo, o Brasil irá vencer a guerra. Desde o início do governo critico os erros cometidos pelo governo, principalmente na interferência que seus filhos exercem em assuntos que não lhes cabem, mas pior que isso, são os “crimes” efetuados pela mídia, opositores e jurídico sem caráter.
Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!
Que sujeito desequilibrado!
Pelo que ouvi no vídeo, a manchete desta matéria é totalmente inadequada. Bolsonaro prometeu que o processo de concessão será transparente, para a Globo e todo mundo, sem “jeitinho”.
Ele insinuou que concessões anteriores à Globo podem não ter seguido estritamente as regras e que isso não acontecerá na próxima vez.
Um jornalista competente não coloca uma manchete inadequada gratuitamente. É válido, portanto, acreditar que @ErickMota conscientemente quis criar a percepção de que Bolsonaro ameaçou retaliar não renovando a concessão arbitrariamente. Data vênia, isso não é jornalismo, é ativismo político ou, pelo menos, prática de tabloide, apelando para o sensacionalismo independentemente de inclinação política.
É o mesmo pecado cometido por reportagens com a manchete: “porteiro cita Bolsonaro” para somente no meio do texto explicar que há provas de que Bolsonaro não estava em casa no momento citado. A intenção evidente é causar uma percepção de 100 na manchete, sabendo que o esclarecimento não corrigirá mais do que 30. O saldo é 70 mentiroso. Novamente, não reconheço isso como jornalismo, é ativismo, manipulando o instrumento de informação.
A serviço de que – e de quem – estão esses jornalistas?
Há dias a @LeilaneNeubarth, foi sôfrega e espumando obter uma crítica severa contra Bolsonaro por não usar os satélites chineses para evitar a contaminação das praias com petróleo. Foi contraditada ao vivo pelo especialista e teve de enfiar a viola no saco.
Houvesse agido com profissionalismo, teria levantado a possibilidade e obtido o esclarecimento.
Mas deixou tão evidente a sua sede de atacar o governo que a contradita foi dolorosa.
Outro exemplo de manipulação ativista evidenciada foi o episódio da gravação de Joesley noticiado por @LauroJardim como ordem de Temer para pagar o silêncio de testemunha. Há pouco um juiz sensato sentenciou que o áudio não poderia ser interpretado dessa forma, sendo evidente que se referia a manter o relacionamento e não a fazer pagamento.
Mas a Globo não fez a correção e as desculpas apropriadas e mais de uma vez repetiu a interpretação errada conscientemente.
Bolsonaro e seus filhos têm frequentemente errado e feito declarações estúpidas. Mas as acusações ao mau jornalismo ativista são, em grande parte, muito corretas, como a manchete desta matéria confirma.
MANCHETE ERRADA DO JORNALISTA, ESTÁ MUITO CLARO QUE ELE DISSE QUE NÃO VAI PERSEGUIR A GLOBOLIXO E RENOVARA SIM SE A DOCUMENTAÇÃO ESTIVER EM ORDEM.
Aceita que doí menos kkk
Não é questão de o Presidente querer ou não querer renovar a concessão, se a documentação exigida estiver em ordem renova, se não estiver não renova e não tem choro. E cá pra nós, se não for renovada não fará a menor falta.
Tenho muito medo destas palavras ditas pela família Bolsonaro, no qual fazem, possivelmente, apologias ao autoritarismo, cancelar a concessão da imprensa livre, repressão policial contra os manifestantes, admito: está a Lula na presidência!! Tempos medonhos!!!
muito pior que lula essa coisa ai, passou longe o collor, boçalssauro que representa
MELHOR O LADRÃO E CORRUPTO NÉ ! MAS É MUITA IDIOTICE QUE SE ESCREVE POR AQUI OS MORTADELA !
Simples pedido de desculpas não afasta o fato da agressão insultuosa e cpmfessada ao Supremo Tribunal Federal. É crime!
A ameaça de julgamento da renovação do instrumento de concessão, a´Rede Globo, do canal de transmissão televisiva, também constitui crime, desta vez, CRIME DE RESPONSABILIDADE, por ferir o princípio constitucional da IMPESSOALIDADE.
aAté quando vamos assistir, paralisados, esse abjeto Seu Jair, afrontar impunemente a lei e a decência, no exercício da Presidência da República?
JKão Carlos Bezerra de Melo – Rio de Janeiro, RJ.
Chama o Lula de volta João e seja feliz se puder!
Que que tem a ver? Vai deixar o bozonaro zuar na sua cara e não vai reclamar pq “e o lula?”
Para de ser idiota politiqueiro, a questão é o cara ta fazendo errado, isso não significa que ta defendendo lula. Vai aceitar tudo por causa de lula?
Você foi influenciado pela manchete incorreta de @ErickMota.
Assista o vídeo. Bolsonaro insinua que renovações anteriores não seguiram as regras e que houve jeitinho. E afirma que isso não acontecerá desta vez, nem para a Globo nem para ninguém.
A sua reação apenas demonstra como a estratégia de ativismo político travestido de jornalismo tem funcionado.