O Ministério Público Federal concluiu que Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada que atingiu o presidente Jair Bolsonaro em setembro do ano passado, durante um ato de campanha, é semi-imputável. Isso significa que o agressor poderá ser enquadrado criminalmente, mas deve ter a pena reduzida devido a comprovação de transtornos mentais em laudos médicos. A constatação está descrita em nota enviada pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora (veja íntegra abaixo).
Em decorrência da facada, Bolsonaro precisou passar por três cirurgias, a última delas em janeiro deste ano.
>> “Tenho medo é do que vem de cima”, diz advogado de esfaqueador de Bolsonaro
Os laudos médicos sobre a saúde mental de Adélio podem definir a pena à qual ele será submetido, ao determinar sua capacidade mental de entendimento sobre o crime.
O processo está em fase final. Agora, a defesa do presidente Jair Bolsonaro também será ouvida, bem como a de Adélio Bispo.
Leia também
Veja íntegra da nota enviada pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora:
NOTA OFICIAL DO JUÍZO DA 3ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE JUIZ DE FORA
O Juízo da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora vem prestar os seguintes esclarecimentos sobre a atual situação dos autos do incidente de insanidade mental de Adélio Bispo de Oliveira (processo nº 4277-10.2018.4.01.3801), para conhecimento público:
Após a apresentação dos laudos periciais complementares pelos Peritos Psiquiátricos, foi aberta vista ao Ministério Público Federal, ao assistente da acusação (Jair Messias Bolsonaro) e à defesa do acusado.
O MPF apresentou manifestação, pugnando pelo reconhecimento da semi-imputabilidade de Adélio Bispo de Oliveira.
O processo encontra-se aguardando a manifestação do assistente da acusação e da defesa do acusado.
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU EM MINAS GERAIS
Exame psiquiátrico deveria ser condição para deferimento de candidatura aos cargos de prefeito, governador, deputado, senador e presidente da república.
Só agora entendi o que diziam os comentaristas diários aqui do UOL ao longo dos últimos meses. A teoria deles é a seguinte: O PT ou PSOL ou qualquer outro partido de esquerda contratou um maluco p matar outro maluco que queria fuzilar a petralhada. O maluco da facada, depois de executar o crime, não quer falar que foi o Lula quem o mandou cometer o crime ou então, por considerar o Lula um deus, afirmou que foi deus quem o mandou cometer tal ato. Assim sendo, na cabeça desses comentaristas, a justiça deveria condenar os partidos de esquerda e o Lula pq a participação deles está devidamente comprovada. Só espero que isso tenha cura….kkkkkkkkk…
O sujeito passa um monte de anos como militante político da esquerda mais radical, do braço extrema-esquerda do PT. E no final ele é só maluco. Perfeito teleguiado.
Quem disse isso foram psicólogos devidamente capacitados.
Que diminua de 30 anos da pena para 29 anos 11 meses e 29 dias.
Tem um lado nesse MP que se preocupa tanto com PEÇONHENTOS, que o povo fica em dúvida sobre se os salários gordos fazem jus ao que é melhor para a sociedade.
Se tivesse vaga para carrasco voluntário para esse excremento humano, a fila iria do Oiapoque ao Chuí.
Se essa desgraça não tiver na cadeia, o mesmo fim que teve o sequestrador do Silvio Santos, ao qual ninguém chorou, irá ter aonde estiver se for solto.
Será a vergonha das vergonhas.
O cara tem passado político, o que destoa da tese de que o cara é doido.
Cara doido não perdura no meio.
Portanto, cana nele, até ele soltar a língua
Pelo seu raciocínio, todo mundo com história política pregressa é são mentalmente?? Além disso sugere a prisão para força-lo falar algo que você supõe ser verdade? Isso é distúrbio psiquiátrico meu caro: não distinguir fantasia da realidade!! o cara é perigoso, isso é fato, e não é são mentalmente, outro fato.
Pelo jeito no PSOL só tem retardado fanático. Eles mesmos assumem isso.
Bolsonaro tem que agradecer todo dia a esse Adélio. A facada o tirou dos debates e da mesma forma que Adelio e semi imputável, Bolsonaro é semi culto e seria ridicularizado nos debates.
Outro que seria ridicularizado em debatescom filósofos seria o falso filosofo que os sem cabeça seguem como a um Deus. Bizarro.
Quanta besteira de um petista. Agradecer por uma facada ? Fala sério, Bolsonaro ganhou com sobras, chora que doi menos.
Era mais fácil ele agradecer ao PT. Sem o PT muita gente não votaria no Bolsonaro. Eu jamais votaria no Bolsonaro em condições normais.
Segundo o próprio, seu mandante foi Jesus. Isso permite desconfiar que ele tem um problema psiquiátrico.