A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) e o senador Fabiano Contarato (PT-ES) continuam à frente na votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2024. É o que mostra o boletim fechado às 15h59 desta segunda-feira (15). Até o momento, a escolha dos melhores parlamentares do ano atingiu 856 mil votos.
Entre os “Melhores na Câmara”, o pódio ainda é de parlamentares do Psol, mas com uma inversão em relação à última parcial: Sâmia Bomfim (Psol-SP) aparece em segundo lugar e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) assumiu a terceira colocação, que anteriormente era ocupada por Guilherme Boulos (Psol-SP). Já na categoria “Melhores no Senado”, o PT segue liderando a lista, com Contarato à frente de Humberto Costa (PT-PE) e Paulo Paim (PT-RS).
Leia também
- Veja a quarta parcial da votação do Prêmio Congresso em Foco 2024
- VOTE AGORA NOS MELHORES PARLAMENTARES DO ANO
A disputa segue até 31 de julho, quando termina a votação. Assim, as posições ainda podem mudar. Os mais de 856 mil votos foram validados após auditagem interna do Congresso em Foco e externa, a cargo da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Serão premiados os 25 deputados e os 15 senadores mais votados pela internet. Também serão agraciados os cinco parlamentares mais votados por região geográfica.
Além do público na internet, um júri especializado e um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso também votarão nos melhores parlamentares do ano. Os jurados ainda vão indicar os vencedores de três categorias especiais: Apoio à Indústria, oferecida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Cidades Inteligentes, concedida pelo Ibrachina.
Os premiados serão conhecidos em cerimônia a ser realizada em 29 de agosto. Fique ligado porque, a qualquer momento, divulgaremos novas parciais. A última, conforme o regulamento, será publicada em 17 de julho.
Disputam o prêmio todos os parlamentares, exceto aqueles que:
Publicidade– respondem a processos de improbidade administrativa ou a acusações criminais perante o Judiciário;
– tenham feito, por meio de atos ou declarações, apologia à tortura, à violência ou outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.
– também foram excluídos aqueles que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, deixaram de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais.
Os nomes foram definidos após pesquisa do Congresso em Foco nas páginas de tribunais de todo o país. A exclusão do prêmio não implica qualquer pré-julgamento em relação às acusações contra os congressistas.
Ainda não votou? Veja no vídeo abaixo o passo a passo para escolher os melhores parlamentares do ano:
Tire suas dúvidas sobre o Prêmio Congresso em Foco
Leia aqui quais são os parlamentares aptos a disputar em cada categoria
Deixe um comentário