Um dos temas que devem dominar as discussões no Senado no início do ano legislativo é o projeto que acaba com a saída temporária de presos, a chamada “saidinha”. O projeto tramita na Comissão de Segurança Pública da Casa e tem como relator o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
No início de 2024, o tema ficou em evidência depois da morte do sargento da Polícia Militar de Minas Gerais Roger Dias da Cunha, de 29 anos. Ele foi morto durante o serviço em uma ocorrência e o suposto atirador estava em saída temporária da prisão.
Senadores da Comissão de Segurança Pública negociam alterações no parecer de Flávio Bolsonaro depois do caso. Um dos principais nomes nessa negociação é o senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil-PR).
A ideia é que o parecer seja alterado para manter as saídas temporárias que são para estudo e trabalho dos presos. Esse tipo de saída é vista como central para a ressocialização dos presos – que é um dos objetivos da prisão.
Leia também
Segundo senadores, o texto deve ser votado na comissão de segurança, presidida por Sergio Petecão (PSD-AC), no retorno dos trabalhos legislativos, em fevereiro. Mas Flávio Bolsonaro ainda não apresentou uma nova versão do relatório, com a preservação da saída para estudo e trabalho.
No relatório atual para o PL, os artigo 122, 123, 124 e 125 da Lei de Execução Penal são revogados. Isso significa que toda saída temporária é extinta, inclusive as para educação da pessoa presa e as atividades voltadas para o retorno do convívio social.
Atualmente, a lei permite saídas em três situações:
- visita à família;
- participação em curso supletivo profissionalizante, completar Ensino Médio ou curso do Ensino Superior;
- participação em atividades que ajudem o preso a retornar ao convívio social.
Senadores da oposição colocam o tema como uma das prioridades para o início de 2024. É nesse sentido que alguns congressistas trabalham para manter o direito de progressão de pena e de acesso a medidas de ressocialização, mas sem saídas por motivos como feriados, por exemplo, como uma forma de consenso entre governo e oposição.
Tramitação no Senado
Com o tema em debate, Flávio Bolsonaro disse que seu relatório para o projeto de lei 2.253 de 2022 estava parado no Senado por culpa de senadores da base do presidente Lula (PT).
“Saidinha incentiva fuga das cadeias e não ajuda a reintegração dos presos”, disse Flávio em vídeo distribuído em suas redes sociais. “Já apresentei o relatório há meses, está pronto para ser votado, mas a base de apoio ao Lula, principalmente senadores do PT, estão usando todos os artifícios regimentais para impedir a votação”.
A última versão do relatório do PL foi apresentado por Flávio Bolsonaro em 17 de outubro. Depois disso, a Comissão de Segurança teve somente duas sessões para votar projetos e o PL não entrou em pauta. As outras reuniões do colegiado até o fim de 2023 foi para discutir o Orçamento de 2024.
Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o texto não está parado na Casa e é natural que a comissão tenha realizado audiências para discutir o tema e analisar com cuidado a proposta.
“Há o tramite normal de um projeto de lei, que não é só sobre saída temporária, é sobre outros institutos penais também. Tanto que ele ficou 11 anos na Câmara em razão de sua complexidade”, disse Pacheco. “Então, o Senado está trabalhando e se debruçando em relação a esse tema, diferentemente do que foi dito por alguns oportunistas que resolveram ganhar engajamento nas redes sociais a partir da tragédia alheia de um policial de Minas Gerais”.
pin-up kazino: pin up – pin up
Following the massive incineration, the total supply, which stood at 692.8 million CEL, shredded down to 40.6 million CEL, leading to a price rally. This price rally gradually gained substantial traction, resulting in a weekly pump of roughly 370% for the token. Further what sets Celsius price rally apart is its defiance of the current broader market trends. Despite the market’s heightened volatility, on-chain data underscored CEL’s bullish stance, illustrating a market uptrend and further enhancing the token’s appeal crypto market participants. Lenders can deposit any cryptocurrency to the platform and begin earning interest. Funds can be deposited into a Lending Stake Pool. These pools are then lent to external exchanges and the interest earnt is redistributed to the original liquidity providers.
https://wiki-dale.win/index.php?title=True_wallet_crypto
Whether you want to buy Litecoin (LTC) in India or you want to sell Litecoin in India at the best LTC price in INR then you can count on Buyucoin- The most secure and safest platform in India. It is the best Indian Exchange that offers LTC to INR trading pair. It is India’s most secure, dedicated, User friendly and trusted digital exchange.At BuyUCoin you can not only buy sell at the best Litecoin price in INR but also more than 100+ cryptocurrencies and It follows payment industry best practices with strict KYC-AML policies because of these features BuyUCoin become a leader in the Indian cryptocurrency Market of cryptocurrency exchanges. This article was generated by Benzinga’s automated content engine and reviewed by an editor. Before trading any crypto asset, it is important to understand the risks. This overview summarizes certain risks associated with this asset. No securities regulatory authority has issued an opinion regarding this asset, including an opinion that it is not itself a security and or derivative.
Leitura crucial, obrigado pela valiosa contribuição!
Acabar com o benefício, de saída temporária não irá resolver o problema. Eu vejo esses políticos, e aproveitando de uma situação para se promover.
De vez promover uma melhor condição de resocializar.e não pode prejudicar uma maioria, por causa de uma mentira/ que realmente é voltada para o crime.
Norlal este clã bolsonarista tirar proveito político de tudo. Hipócritas!! Pq não apresentou o projeto na gestão do pai dele então?
Ele precisa ter cuidado pq as saidinhas poderão beneficiar a ele futuramente, este vagabundo que nunca trabalhou na vida.