A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) enviou ao Conselho Monetário Nacional (CMN) pedido de exoneração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por “comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição”.
Segundo Ana Paula, Campos Neto não cumpre, à frente do BC, os pressupostos previstos na Lei Complementar 179/2021, que estabeleceu a autonomia da instituição, que é de “assegurar a estabilidade de preços e, sem prejuízo deste, zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.
A principal crítica do presidente Lula e de parlamentares é a manutenção da taxa Selic em 13,75%, a despeito de indicadores de recuperação da economia. O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), disse ao Congresso em Foco que a paciência dos senadores com o BC chegou ao limite.
Leia também
Suplente do ministro e senador licenciado Flávio Dino (PSB-MA), Ana Paula escreveu nas redes sociais que espera ter o apoio dos colegas e acusa o presidente do BC de “sabotar o Brasil”.
Oficializamos pedido de exoneração do presidente do BC, devido sua persistência em manter INJUSTIFICADAMENTE as taxas de juros, comprometendo a economia do país. É fundamental ajustar nossa política monetária. Conto com o apoio dos colegas senadores. Campos Neto sabota o Brasil. pic.twitter.com/7HOP5iBEFG
— Ana Paula Lobato (@anapaulalobato_) June 24, 2023
Publicidade
Esta é a segunda ação contra Campos Neto no CMN esta semana. Na última quinta-feira (22), o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou denúncia contra ele, acusando-o de descumprimento dos objetivos da instituição e pedindo que o CMN avalie a possibilidade de pedir ao Senado Federal a exoneração do presidente do BC, indicado por Jair Bolsonaro.
UMA VERGONHA ESSE PESSOAL PEGANDO NO PÉ DO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL. GRAÇAS A ELE, AS COISAS ESTÃO FLUINDO NESTE PAÍS, MESMO QUE LENTAMENTE, MAS ESTÃO…TAXA DE JUROS BAIXA, SÓ FAVORECE AS GRANDES EMPRESAS QUE SABEM ADMINISTRAR, POIS, OS DEMAIS, MAIS UMA VEZ, SÓ VÃO AFUNDAR EM DÍVIDAS SEM TEM COMO PAGAR. SE VOCÊ TOMA EMPRESTADO, UM DIA TEM QUE PAGAR, E PARA ISSO TEM QUE TER GESTÃO, CONDUTA, SE NÃO SERÁ APENAS MAIS UM INDIVIDADO.