A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado deve decidir nesta segunda-feira (7) sobre a convocação do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) para prestar esclarecimentos sobre declarações feitas em áudios vazados sobre mulheres ucranianas. A sessão começará às 14h.
A convocação foi requerida por Humberto Costa (PT-PE), presidente da comissão. No pedido, o senador aponta como justificativa que os comentários do deputado estadual foram carregados de “violência machista, sexista” e que reduziram as ucranianas à sua sexualidade.
“Com a justificativa de que iria prestar apoio e ajuda humanitária aos ucranianos que estão sendo acometidos por uma guerra avassaladora promovida pela Rússia, o parlamentar gravou uma fala carregada de violência machista, sexista, subjugando as mulheres ucranianas, e de outras nações europeias, reduzindo-as a sua sexualidade”, diz o senador no requerimento de convocação.
Conhecido como Mamãe Falei, o deputado afirmou este fim de semana que anunciaria sua desfiliação do Podemos nesta segunda, conforme publicou o Metrópoles. Isso porque Arthur do Val, enquanto figura forte dentro do Movimento Brasil Livre (MBL), integra a base de apoio da terceira via, que tenta lançar a pré-candidatura de Sergio Moro à presidência da República.
Arthur do Val enfrenta ainda outras consequências administrativas após suas falas. Além de retirar sua pré-candidatura ao governo de São Paulo, parlamentares pedem para a cassação de seu mandato na Alesp.
Deixe um comentário