A bancada do PT fechou nesta quinta-feira (5) um acordo para a liderança na Câmara pelos próximos quatro anos. O entendimento passa pela distribuição de vagas entre as duas principais correntes do partido, a Construindo um Novo Brasil (CNB), que é majoritária, e a Muda Brasil, também conhecida como “esquerda do PT”.
Pelo acordo, a CNB vai indicar o líder neste e no próximo ano, período em que um representante do Muda Brasil representará o PT na Mesa Diretora. Com isso, Zeca Dirceu (PR) deve comandar a bancada este ano e Odair Cunha (MG) em 2024. Eles fazem parte da CNB, cujo principial expoente é o presidente Lula.
Nesse período, a deputada Maria do Rosário (RS), deve ocupar um cargo na Mesa Diretora. A função será definida conforme acordo a ser firmado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), candidato à reeleição. Rosário poderia ficar com a primeira vice-presidência ou a primeira-secretaria.
Conforme o entendimento da bancada, nos dois anos finais da legislatura, a liderança caberá à Muda Brasil. O acerto prevê que Lindbergh Farias (RS) liderará o PT na Câmara em 2025 e Pedro Uczai (SC) em 2026. Caberá à CNB indicar o representante petista na Mesa Diretora para o segundo biênio. Por enquanto, não há nome definido para a função.
Leia também
Deixe um comentário