Pela primeira vez, o Prêmio Congresso em Foco homenageará os parlamentares que mais se destacaram ao longo do ano na defesa de propostas legislativas e de ações públicas que contribuam para o desenvolvimento das chamadas “cidades inteligentes”. A nova categoria especial da premiação mais importante da política brasileira será apoiada pelo Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina).
O conceito de smart cities (cidades inteligentes) costuma ser utilizado para se referir a localidades que usam a tecnologia em favor dos moradores, para melhorar a eficiência político-econômica e para amparar o seu desenvolvimento. Parte-se do princípio de que a tecnologia deve ser usada no processo de planejamento local com a participação dos cidadãos.
“Sabemos da importância do tema de smart cities para as diversas cidades do mundo, e o Brasil também não poderia ficar de fora desse contexto e dessa realidade, que tende a melhorar a qualidade dos serviços para a população, ofertando tecnologia com serviços mais eficientes e também pensando na economia verde, na inclusão digital, na educação financeira e no desenvolvimento socioeconômico”, explica Thomas Law, presidente do Ibrachina e do IBCJ e fundador do Ibrawork.
Leia também
Serão premiados os cinco parlamentares mais bem avaliados na categoria especial Cidades Inteligentes. Os vencedores serão indicados por um júri especializado, composto por representantes de cinco segmentos e do próprio Congresso em Foco. As demais categorias especiais deverão ser anunciadas até o próximo dia 19.
O público na internet e jornalistas que cobrem o Congresso, além do próprio júri, também apontarão os premiados nas duas categorias gerais – Melhores na Câmara e Melhores no Senado. A votação na internet começará no próximo dia 1º e se estenderá até 31 de julho. Os premiados serão anunciados em cerimônia no dia 29 de agosto. O Congresso em Foco divulgou na última sexta-feira (7) a lista preliminar dos parlamentares aptos a concorrer nessas categorias gerais.
Segundo as regras desta 17ª edição, podem participar parlamentares que preencham todas as condições descritas abaixo:
Publicidade– Até o dia 31 de maio de 2024 tenham exercido o mandato na Câmara ou no Senado por ao menos 60 dias;
– Não respondam, perante o Poder Judiciário, a acusações criminais, seja sob a forma de ação penal ou de inquérito, nem a processos de improbidade administrativa. Foram desconsiderados os processos de calúnia e difamação movidos sem participação ou intermediação do Ministério Público;
– Não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos fundamentais.
Também foram excluídos os parlamentares que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, deixaram de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais.
A relação final dos aptos será publicada no próximo dia 19. Deputados e senadores excluídos na versão preliminar podem reivindicar a inserção de seus nomes até o dia 17. No caso das categorias especiais, será analisada a afinidade de cada congressista com o tema específico. De acordo com o regulamento, a organização das listas para categorias especiais levará em conta:
“a) a efetiva atuação dos(as) parlamentares na área que seja objeto de premiação;
b) sua participação em debates, na apresentação de proposições legislativas, em relatorias e em outras atividades com impacto positivo no aprimoramento da legislação da área e no desenvolvimento e implementação de políticas públicas no setor;
c) histórico de votações no Congresso Nacional.”
Deixe um comentário