Da esquerda à direita, passando pelo centro, os diferentes espectros ideológicos foram mais uma vez contemplados no anúncio dos vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2022. Assim é a democracia, e é isso o que a torna, como dizia Winston Churchill, o pior dos regimes, com exceção de todos os outros. Em sua 15ª edição, o Prêmio celebrou uma vez mais a democracia, desta vez a pouco mais de um mês das eleições gerais mais importantes da história recente do país. Uma defesa que o Congresso em Foco fez questão de reforçar, em vídeo que foi exibido em dois momentos da premiação. As ameaças à democracia foram ainda temas de diversos discursos durante a cerimônia de premiação, realizada nesta noite (25) em Brasília, no Espaço Porto Vittoria, para um público de cerca de 350 convidados.
Veja a relação completa dos agraciados no Prêmio Congresso em Foco 2022
Leia também
Marcelo Ramos e Marcelo Castro, os grandes vencedores
Ao todo, 59 parlamentares das cinco regiões do país foram premiados. Desses, 28 vieram especialmente para o evento. Os grandes vencedores da noite foram os deputados Marcelo Ramos (PSD-AM), escolhido pelo júri, Alessandro Molon (PSB-RJ), eleito pelos jornalistas, e Carla Zambelli (PL-SP), a mais votada na internet. Entre os senadores, o prêmio maior ficou com os senadores Marcelo Castro (MDB-PI), o preferido dos jurados, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o mais bem avaliado pela imprensa, e Marcos Rogério (PL-RO), o vencedor na votação popular.
Também foram anunciados os vencedores nas categorias especiais: Defesa da Educação, concedida pelo Todos pela Educação; Clima e Sustentabilidade, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Defesa da Liberdade no Transporte, apoiada pela Buser. O evento foi apresentado pelo fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, e pela também jornalista Patrícia Marins.
Veja a classificação de todos os deputados e senadores na internet
Defesa da democracia
No vídeo exibido, o Congresso em Foco reforçou a sua defesa da democracia, razão pela qual, inclusive o Prêmio Congresso em Foco foi criado. O vídeo lembrou o longo caminho seguido pelo país para conseguir conquistar sua democracia após mais de vinte anos de ditadura, lembrando momentos como a campanha pelas Diretas Já.
Os premiados foram selecionados por três grupos: o público, na votação da internet; 25 jornalistas que acompanham o Congresso, e um júri especializado, com representantes dos meios empresarial, trabalhista, acadêmico e do terceiro setor. A disputa na internet recebeu este ano mais de 2,5 milhões de votos. A votação foi monitorada por especialistas em segurança digital, auditada internamente pelo Congresso em Foco e fiscalizada pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Assista à cerimônia de entrega do Prêmio:
O Prêmio Congresso em Foco foi criado, em 2006, para fortalecer a democracia, incentivar o eleitor a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, em seu entendimento, melhor o representam.
Puderam concorrer parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não eram alvos de denúncia criminal e que não respondiam a ações penais ou de improbidade administrativa.
Para chegar à lista final, o Congresso em Foco levantou a situação de cada deputado e senador nas páginas dos tribunais para fazer a pesquisa. Também ficaram de fora representantes que, por atos e declarações, fizerem a apologia da tortura, da violência e de outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais. As listas prévias de aptos ficaram sob consulta pública no site.
No caso das categorias especiais, foram escolhidos os parlamentares com maior relação com cada tema. Foram analisadas, por exemplo, votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto, entre outras iniciativas.
O Prêmio Congresso em Foco 2022 só foi possível graças aos seguintes parceiros:
Buser, Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), Todos pela Educação, BMJ Consultoria Relações Governamentais, Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef) e Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas da União (ANTC).
Deixe um comentário