Divulgamos abaixo a relação dos 25 profissionais de imprensa convidados pela organização do Prêmio Congresso em Foco para escolher os melhores parlamentares do ano. Caberá a eles distinguir os premiados nas categorias “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas” e “Senadores mais bem avaliados pelos jornalistas”.
Foram escolhidos profissionais de diferentes ideologias e visões de mundo, visando garantir maior pluralidade de pensamento e propiciar maior diversidade nas escolhas. Serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados por eles.
Além dos 25 jornalistas, também vão indicar os melhores parlamentares do ano um júri especializado e o público, pela votação na internet, que começa na próxima segunda-feira (1º). Clique na seta que aparece na parte inferior da foto para conhecer os jornalistas que vão votar este ano no Prêmio Congresso em Foco. Lista em ordem alfabética.
Leia também
Caberá aos participantes analisar critérios como assiduidade nas sessões deliberativas, participação nos debates do Parlamento, desempenho na apresentação de propostas legislativas e capacidade de articulação, entre outros critérios. A votação é secreta, e será divulgado apenas o resultado final.
De acordo com as regras previstas no regulamento, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
Além dos melhores na Câmara e no Senado, o júri especializado – formado por representantes das áreas empresarial, trabalhista, do terceiro setor e acadêmica e do Congresso em Foco – escolherá os parlamentares que mais se destacaram nas categorias especiais “Cidades Inteligentes“, “Apoio à Indústria” e “Clima e Sustentabilidade”. “Cidades Inteligentes” é oferecida pelo Ibrachina; “Apoio à Indústria”, pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); e “Clima e Sustentabilidade”, pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). A votação na internet definirá também os melhores do ano. Serão premiados, ainda, os cinco parlamentares mais votados em cada região pelo público.
Veja o regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2024