Foi lançada nesta terça-feira (28) a 16ª edição do Prêmio Congresso em Foco. A premiação mais importante da política brasileira terá novidades este ano. De acordo com a versão preliminar do regulamento, pela primeira vez serão premiados os cinco parlamentares mais bem avaliados em cada região do país. Também aumentará de 20 para 25 o número de deputados a serem premiados na votação popular. Já o de senadores passará de dez para 15.
O Prêmio Congresso em Foco 2023 foi lançado em uma live apresentada pelo fundador do site, Sylvio Costa. O lançamento contou com o depoimento de alguns parceiros e dos ex-senadores Ana Amélia Lemos (RS) e Eduardo Suplicy (SP), premiados em outras edições.
Veja como foi:
Conheça as regras do Prêmio Congresso em Foco 2023
Leia também
A partir desta quarta-feira (29) até o dia 28 de abril você poderá contribuir com sugestões para aprimorar o regulamento.
A exemplo dos anos anteriores, a escolha dos premiados será feita por três públicos distintos: pelos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso; por um júri especializado, com representantes de diferentes setores da sociedade; e pela população, que votará por meio de processo acompanhado de perto pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Veja algumas fotos na galeria abaixo (clique na seta).
A realização do projeto, iniciado em 2006, só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Já confirmaram apoio ao prêmio deste ano, até agora, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Brasileira de Criminalística (ABC), a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC Brasil), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e o Todos pela Educação. Outros parceiros estão se juntando a essa lista e em breve terão seus nomes anunciados.
O prêmio procura desfazer o mito de que não há bons políticos, uma afirmação que está no DNA da chamada negação da política e que temo como pano de fundo a intenção (nem sempre explícita) de substituir a democracia por ditaduras, sejam elas de corte militar, tecnocrático ou moral-religioso.
Em defesa do Poder Legislativo, a premiação valoriza os exemplos positivos, de modo a incentivar parlamentares federais a cumprir o seu papel e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. No ano passado, nada menos que 16,5 milhões de pessoas foram diretamente impactadas pelo projeto.
Para o fundador do Congresso em Foco e criador do Prêmio, Sylvio Costa, “o sucesso do projeto tem a ver com duas coisas: o processo democrático e plural de escolha, que mobiliza muita gente, e o excelente conceito do Congresso em Foco, que sempre fez uma cobertura muito independente e até ousada do Congresso Nacional, o que eleva a credibilidade da premiação”.
Entre em contato com nossa equipe para saber como apoiar a principal premiação da política brasileira, fortalecendo a democracia e a participação cidadã. Mande e-mail para comercial@congressoemfoco.com.br ou fale com (61) 99223-5216.