As bancadas do Senado concluíram nesta quarta-feira (6) a indicação de seus 16 líderes partidários. O último escolhido foi Roberto Rocha (MA), anunciado nesta tarde como novo comandante do PSDB na Casa. Partidos com maior número de senadores, o MDB e o PSD serão liderados, respectivamente, por Eduardo Braga (AM) e Otto Alencar (BA). Entre as novas lideranças estão alguns estreantes no Congresso, como Jorge Kajuru (GO), do PSB, Mecias de Jesus (RR), do PRB, e Daniella Ribeiro (PB), do PP.
<< Com renovação histórica, Congresso assume com o desafio de superar velhas práticas
Além de Daniella, outra mulher em cargo de liderança é Eliziane Gama (MA), do PPS. A atual legislatura começa com 12 senadoras. Na Câmara, entre as 77 deputadas, só há uma líder: a paranaense Leandre, do PV. Assim como Eliziane, outros ex-deputados que se elegeram senadores também vão comandar suas bancadas, como Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Weverton Rocha (PDT-MA), Jorginho Mello (PR-SC), Major Olimpio (PSL-SP) e Zequinha Marinho (PSC-PA). Veteranos da Casa, como Humberto Costa (PT-PE), Alvaro Dias (Podemos-PR) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), seguem como líderes.
Entre atribuições do líder partidário está, por exemplo, a indicação de colegas de bancada para compor as comissões do Senado, CPIs e colegiados mistos que analisam medidas provisórias. Eles também têm papel fundamental na definição da pauta e no encaminhamento das votações em plenário. Ainda nesta quarta, os senadores elegem os novos integrantes da Mesa Diretora, também indicados pelos líderes partidários.
<< Direita cresce e engole o centro no Congresso mais fragmentado da história
Veja a lista completa dos novos líderes no Senado.
DEM
Rodrigo Pacheco (MG)
MDB
Eduardo Braga (AM)
PDT
Weverton Rocha (MA)
Podemos
Alvaro Dias (PR)
PP
Daniella Ribeiro (PB)
PPS
Eliziane Gama (MA)
PR
Jorginho Mello (SC)
PRB
Mecias de Jesus (RR)
Pros
Telmário Mota (RR)
PSB
Jorge Kajuru (GO)
PSC
Zequinha Marinho (PA)
PSD
Otto Alencar (BA)
PSDB
Roberto Rocha (MA)
PSL
Major Olimpio (SP)
PT
Humberto Costa (PE)
Rede
Randolfe Rodrigues (AP)
Com 70% de “líderes” do norte e nordeste, dá pra imaginar o quanto avante este parlamento vai andar … hehehehehehehe
Notícia inócua. Queremos saber quem comandará as comissões, principalmente a de constituição e justiça. Isso é notícia importante. Desculpas UOL.