O lançamento do Money Blocker, ferramenta criada pelo Congresso em Foco que bloqueia anúncios publicitários em portais que comprovadamente divulgam desinformação, foi comemorado por parlamentares conhecidos pelo combate à propagação de fake news e discurso de ódio. A iniciativa é uma parceria com o movimento Sleeping Giants Brasil.
Para a relatora da extinta CPI mista das Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), o projeto faz parte do processo de educação midiática que deveria ser seguido pelos demais veículos da imprensa brasileira como forma de combater a disseminação de notícias falsas.
“É muito importante que haja um movimento da imprensa independente e séria na defesa da informação verdadeira”, avalia a deputada. “Contra fake news, educação midiática, vocês estão fazendo o necessário”, defende a relatora em vídeo gravado para o Congresso em Foco.
De volta à Câmara após quatro anos longe de Brasília, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) enxerga no Money Blocker um exemplo de cidadania digital. Chico defende que, a exemplo do que ocorre com quem explora o trabalho escravo, sites que se valem da desinformação também sejam boicotados.
“[O Money Blocker] É um instrumento para cortar, não financiar, não monetizar, não dar trela para empresas que produzem fake news e discurso de ódio. Isso é vida, é cidadania crítica e ativa. Entre nessa grande corrente para sanear nossas redes sociais”, convida o deputado em depoimento gravado para este site. Chico e Lídice são considerados pelos próprios colegas duas das principais referências éticas do Congresso.
O seu clique vale dinheiro. Não dê ele para sites duvidosos. Com isso, o Money Blocker auxilia o leitor a não gerar receita para portais não confiáveis. Nesta primeira etapa, também participam do projeto a Revista AzMina, a Amazônia Real, a Ponte Jornalismo, o Fiquem Sabendo e a Maré de Notícias. Outros veículos de comunicação reconhecidos como divulgadores de informação verídicas também poderão se integrar ao projeto.
O Money Blocker está disponível somente para o Google Chrome e foi criado pela agência Publicis Toronto e desenvolvido pela produtora 20Dash. A iniciativa é do Sleeping Giants em parceria com o Congresso em Foco. Para baixar o Money Blocker, acesse aqui.
O Sleeping Giants Brasil é um movimento de ativistas digitais que atua no combate à propagação de discurso de ódio e fake news. Desde 2020, suas campanhas já fizeram sites não confiáveis perderem mais de R$ 62 milhões em publicidade. Entre os alvos, veículos que disseminam informações falsas sobre a vacina contra a covid-19 e o processo eleitoral.
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