O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), divulgou nesta segunda-feira (1º) um manifesto em que pede diálogo entre os Poderes e as instituições e diz que o partido vai “se manter na defesa radical da democracia”.
> Senado vai alterar projeto contra fake news para facilitar aprovação
No documento, intitulado “Apelo às forças democráticas: diálogo, unidade e equilíbrio”, Rossi pede que, em meio às turbulências do momento, sejam evitados confrontos. Sem citar diretamente nenhum movimento, ele condena atos de violência e roga por pacificação.
Ontem (31), além do ato que ocorre todo domingo na Esplanada dos Ministérios com a participação do presidente Jair Bolsonaro, também foram realizados protestos pró-democracia e antifascistas em São Paulo, convocados por torcidas organizadas de times de futebol. O ato na Avenida Paulista resultou em confronto entre a tropa de choque da Polícia Militar e manifestantes. Bombas de gás lacrimogêneo foram arremessadas pelos policiais. Torcedores arremessam objetos contra os PMs. Houve troca de ofensas entre o grupo contra e o grupo pró-governo.
O presidente do partido com a terceira maior representação na Câmara afirma que o foco do país deve ser no combate à covid-19. Rossi coloca que a pandemia aponta para uma recessão sem precedentes, o que exige “a construção de uma agenda pós-pandemia para promover a recuperação econômica”.
Nesse sentido, o deputado defendeu o compromisso com o ajuste fiscal e a proposta de reforma tributária da qual é autor, que tramita na Câmara dos Deputados.
> Brasil ainda não atingiu o pico da pandemia, diz OMS
“Todos precisamos dar exemplo em favor da pacificação. Todos, Executivo, Judiciário, Legislativo, Forças Armadas, Ministério Público, empresariado, entidades de classe, partidos políticos e sociedade civil organizada”, continua o texto, pedindo diálogo.
O texto prossegue condenando atos promovidos nos últimos dias. “Que fique bem claro: deve-se identificar, investigar e punir qualquer ato supremacista ou racista, como determina a legislação. Ao mesmo tempo, é um erro superestimar provocações torpes de grupos cuja principal finalidade é obter o maior número de curtidas em redes sociais na internet.”
Veja a íntegra da nota:
O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), disse que a bancada do partido naquela Casa subscreve, na íntegra, o documento assinado pelo presidente nacional do partido. “A defesa da democracia é uma bandeira histórica do MDB. Não podemos aceitar qualquer tipo de retrocesso, censura e autoritarismo”, escreveu Braga no Twitter.
Braga também reiterou a importância do diálogo em meio ao conturbado clima político. “A prioridade é salvar vidas, em meio à maior tragédia sanitária dos últimos tempos.”
A Bancada do MDB no Senado Federal subscreve, na integra, o documento assinado pelo presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi. A defesa da democracia é uma bandeira histórica do MDB. Não podemos aceitar qualquer tipo de retrocesso, censura e autoritarismo. https://t.co/Ynd5utc2mG
— Sen. Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) June 1, 2020
Que democracia é essa que quer calar o povo ? Pelo que sei, Bolsonaro até agora não retirou nenhum direito fundamental de nenhum cidadão. Vários estão ameaçando e até fazendo isso, como é o caso do “nunca eleito” e deslustre ministro ditador Alexandre de Moraes e dos eleitos pela mentira e pelo ódio que se escondem nas sombras e atrás dos atos de paus mandados cabecinhas vermelhas pagos para atrapalhar o avanço do Brasil.
Se eu ja nao conhecesse bem esse “jonalismo de esquerda” do Congresso em Foco, poderia ate acreditar nas suas mentiras! Manifestacoes “convocados por torcidas organizadas de times de futebol.” uma “pinoia”! Tem gente das oposicoes patrocinando essa gente ignorante e violenta para sairem as ruas e “oprimir” quem apoia o Governo Bolsonaro pacificamente! Voces esquerdistas da midia, sao hipocritas o suficiente, para dizerem que esses criminosos violentos estao nas ruas para “defenderem a democracia”! O povo nao e estupido!