Após relatos de que teria se envolvido na corrida à presidência da Câmara, o presidente Lula declarou, nesta quinta-feira (5), que não tem um candidato na disputa.
“O presidente Lula não tem candidato à presidência da Câmara. A presidência da Câmara é da responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados. A presidência do Senado é da responsabilidade dos senadores e dos partidos que compõem o Senado”, disse ele em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG).
O presidente avaliou que os presidentes das Casas “não precisam” do chefe do Executivo. “Ao presidente Lula cabe a responsabilidade de tratar bem qualquer que seja o presidente, porque os presidentes da Câmara e do Senado não precisam do presidente da República. É o presidente da República que precisa deles”, completou.
A eleição da presidência da Câmara e do Senado ocorrerá somente em fevereiro de 2025, mas os parlamentares já se movimentam para conquistar apoio. Os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB), Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL) são os cotados para suceder Arthur Lira (PP-AL) no comando da Cãmara.
Nesta semana, a desistência do deputado e presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), acabou remexendo os bastidores da disputa. O parlamentar declarou apoio ao correligionário e líder da bancada do partido, Hugo Motta (PB), que lidera o favoritismo ao cargo junto a Elmar Nascimento (União-BA), líder do chamado blocão e tido como a escolha de Lira.
A desistência de Marcos Pereira, porém, acabou jogando incerteza no apoio de Lira a Elmar, cuja candidatura ao cargo é cogitada na Câmara desde o fim do ano passado. Hugo Motta, por sua vez, se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com Lula, ambos na quarta (4), tentando articular apoio.
PublicidadeLeia tanbém: Marcos Pereira diz que Lula avalizou candidatura de Hugo Motta
Deixe um comentário