Conforme anunciado na última semana de 2023, o Congresso em Foco publicará, a partir desta semana, a análise de 20 cientistas políticos que integram o coletivo Legis-Ativo, iniciativa do Movimento Voto Consciente. Serão publicados dois artigos por semana por diferentes especialistas com ênfase em questões relacionadas aos parlamentos no Brasil.
São professores universitários, doutores, mestres, consultores e pesquisadores da mais alta qualidade que vão enriquecer o quadro de colunistas do site, revezando-se nas publicações às terças e quintas-feiras. Com paridade de gênero, o coletivo também leva em conta a pluralidade racial e regional de seus participantes. Há representantes das cinco regiões do país.
O Legis-Ativo existe desde 2015 e, de lá para cá, produziu quase mil textos, postados na página do Voto Consciente e, até recentemente, no portal de um tradicional jornal paulista.
Veja quem são os articulistas do Legis-Ativo e acompanhe as análises a partir desta terça-feira (9):
Ana Cláudia Farranha – Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD/UnB). Líder do grupo de pesquisa GEOPP/CNPq (Observatório de Políticas Públicas). Em 2022 foi pesquisadora visitante na Universidade de Oklahoma e no grupo de Estudos Multidisplinares da Ação Afirmativa (GEMAA/IESP/UERJ).
Leia também
Carolina Corrêa – Doutora em Sociologia pela Universidade do Porto (U. Porto), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Realizou Estágio Pós-Doutoral no PPG Ciência Política UFRGS (PNPD/CAPES – de 2017 a 2022). Atualmente, é Research Advisor na MarketShare Associates.
PublicidadeCarolina de Paula – Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, diretora executiva do DataIESP.
Dolores Silva – Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ. Professora da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Graziella Testa – Doutora em Ciência Política pela USP, é consultora de risco político, professora da FGV/EPPG e diretora do Observatório das Instituições Democráticas. Foi pesquisadora visitante na Universidad Nacional de San Martín e na Universidade de Harvard. Atua na área de política brasileira, com foco em estudos legislativos e instituições informais.
Joyce Luz – Doutora e mestra em Ciência Política pela USP. Graduou-se em Ciências Sociais pela mesma universidade. É pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (Cepesp/FGV) e professora da Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (FESP-SP). Trabalha com pesquisas na área de comportamento Legislativo e relações Executivo-Legislativo junto ao Núcleo de Instituições e Políticas (NIPE) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Também atua como analista política na 4i, onde contribui para a elaboração do I-GOV – Índice de Governabilidade. Diretora do Movimento Voto Consciente de São Paulo.
Lara Mesquita – Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, professora da FGV EESP e pesquisadora do FGV Cepesp. Atua na área de política brasileira, com foco em partidos políticos e eleições.
Luciana Santana – Doutora em Ciência Política pela UFMG. Professora de Ciência Política na UFAL e do PPGCP da UFPI. Diretora da diretoria da regional Nordeste da Associação Brasileira de Ciência Política (2021-2023) e membro da Comissão de relações interregionais da Anpocs. Líder do grupo de pesquisa no CNPQ – Instituições, Comportamento Político e Democracia. Pesquisadora pertencente à Red de Politólogas e integrante da coordenação da Rede Solidária de Pesquisa, Rede Análise e Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.
Michelle Fernandez – Doutora em Ciência Política pela Universidade de Salamanca (Espanha) e graduada em Ciência Política pela UnB. Professora e pesquisadora no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Pesquisadora colaboradora do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz e do Núcleo de Estudos da Burocracia/FGV. Professora colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Hannah Maruci – Doutora e mestre em Ciência Política pela USP. Foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Transdisciplinares de Gênero, na Universidade de Humboldt. É co-fundadora e co-diretora executiva d’A Tenda das Candidatas. Foi professora substituta de Ciência Política na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021-22), pesquisadora sênior na Fundação Getúlio Vargas (2018-20) e coordenadora de projetos na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (2017-18) . Presta consultoria e realiza pesquisas sobre gênero e política. É autora e organizadora de inúmeras cartilhas e manuais para mulheres na política, de notas técnicas sobre legislação que envolve o direito político de mulheres com foco em reformas eleitorais e de capítulos de livros e artigos sobre o tema.
Araré Carvalho – Formado em Ciências Sociais pela UNESP, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Unesp. É professor na Faceres – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, é consultor, coordenador acadêmico e pesquisador do LABEPROX (Laboratório de Estudos de Abordagem de Proximidade) UERJ-RJ. É Membro do coletivo Legis-Ativo, do Movimento Voto Consciente e colunista da rádio CBN – Grandes Lagos.
Cláudio André de Sousa – Mestre e Doutor em Ciências Sociais (UFBA), professor de Ciência Política da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês (BA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Humberto Dantas – Diretor do Movimento Voto Consciente, coordenados do Legis-Ativo, além de escrever para o blog e conduzir seus podcasts semanais. Doutor em Ciência Política pela USP e pós-doutor em Administração Pública pela FGV-SP, com atuação em graduação, pós-graduação, pesquisa acadêmica e extensão. Coordenador da graduação em Gestão Pública da Fipe e da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP. Palestrante e consultor em empresas, ONG’s, partidos políticos e no setor público com enfoque em discussões sobre a realidade política nacional. Analista político da 4i, apresentador da plataforma Um Brasil e comentarista da Rede Vida de TV.
João Paulo Vianna – Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisador do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL).
Leon Victor Queiroz – Doutor em Ciência Política pela UFPE. Professor do Departamento de Ciência Política, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e do Mestrado/Doutorado em Ciência Política, todos da UFPE. Professor do Mestrado em Ciência Política da UFCG. Vice-líder do Praetor (Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, política e sociedade).
Vitor Sandes – Doutor em Ciência Política pela UNICAMP e Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Vitor Vasques – Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Bolsista Fapesp), com período sanduíche na Universidade da Califórnia – San Diego (UCSD, Bepe/Fapesp). Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Bruno Souza da Silva – Doutorando, mestre e graduado em Ciências Sociais (UNESP/Araraquara). Pesquisador do Laboratório de Política e Governo (UNESP) e do Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL/UFJF). Foi professor de Política (UNESP/Araraquara) e da pós-graduação em Gestão Pública (FESP). Diretor do Movimento Voto Consciente e coordenador de programas de educação política no setor corporativo. Coordenador de aprendizagem (CEPROESC).
Djiovani Marioto – Fundador da Black Tech & Politics, consultor político e parlamentar. Doutorando e mestre em Ciência Política pela UFPR, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).
Vitor Oliveira – Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política pela USP, com pesquisas nas áreas de teoria de formação de coalizões e processo legislativo. Diretor da consultoria Pulso Público, com experiência em monitoramento, análise e participação política para organizações da sociedade civil. Fundador e conselheiro do Advocacy Hub e professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas: teoria e prática” da FGV.