O deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) anunciou, na tarde desta quarta-feria (23), sua renúncia à disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.
Kim anunciou, no Twitter, que apoiará a candidatura de Marcel Van Hattem (Novo-RS), que lançou seu nome na últia terça (22). “Eu e o Marcel Van Hattem pensamos da mesma maneira, não há razão para competirmos. Retiro minha candidatura e dou todo meu apoio, junto do MBL, a sua candidatura! Juntos por um Brasil Livre!”, escreveu.
A aliança, no entanto, segue sem apoio do DEM, partido de Kim. O líder da legenda na Câmara, Elmar Nascimento (DEM-BA), afirma que o problema de Van Hattem é o mesmo do líder do Movimento Brasil Livre (MBL): ainda não ter 35 anos. Como o Presidente da República precisa ter no mínimo esta idade, tanto Kim quanto Van Hattem (hoje com 33) estariam inaptos para presidirem a Câmara porque não podem estar na linha sucessória em caso de impedimento ou vacância.
“A candidatura dele [Van Hattem] é juridicamente questionável. Isso não é questão de regimento, é questão de Constituição”, defende Nascimento, que diz ainda esperar que votos do parlamentar eleito do Novo sejam redirecionados para Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta se reeleger no comando da Casa.
Tanto Kim quanto Van Hattem argumentam que a idade não é impedimento para assumir a posição, já que, na prática, bastaria que a sucessão presidencial “pulasse” o presidente da Câmara. Pela Constituição, o cargo é o terceiro da linha sucessória, atrás do presidente e do vice, mas à frente do presidente Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal (STF).
Hattem é uma das melhores novidades de nossa política. Jovem liderança liberal, como nunca tivemos antes.
Esse Novo de Novo, só tem o nome. Quem não vê que esse partido é o antigo PSDB.
Não delire. PSDB é centro-esquerda e nunca fez oposição ao PT de fato.
PSDB é social-democrata, ou seja, adepto de um abjeto socialismo light. Já o Novo é liberal.
Onde vc tava quando o PSDB governou o país por 8 anos, quando ele com seu liberalismo infantil saiu privatizando tudo que tocava a preço de banana.
PSDB não tem nada de esquerda, e seus plano de governo nunca teve nenhuma pauta voltado para o socialismo. e se vc realmente acredita que eles nunca fizeram oposição ao PT, é pq nunca acompanhou de fato a política brasileira. Ou vc acha que o P(MDB) teria conseguido derrubar Dilma sem ajuda do PSDB do Aécio?
Até o Lula discorda de você. Em 2010, ele se regozijou do fato de na eleição só existirem candidatos esquerdistas, como se isso fosse o auge da democracia (na ocasião, disputavam Serra e Dilma). O PSDB é da esquerda moderada, isentona. O PT é da esquerda radical.
O fato é que só tivemos governos de esquerda no pós-redemocratização e o resultado é esse déficit fiscal absurdo, sucessivas crises econômicas, um dos piores sistemas educacionais do mundo, uma cultura decadente, serviços públicos falidos, e por aí vai. A diferença entre PT e PSDB é de grau, não de natureza. Veja as lideranças do PSDB e verá que todas têm formação de esquerda, e nunca disseram o contrário. FHC de direita? Isso só pode ser um delírio! O cara era um teórico marxista. E privatização até a petralhada fez.
Quanto ao impeachment da Dilma, pior presidente da história, lembro que o PSDB aderiu no último momento, quando não tinha mais jeito, quando a pressão popular estava insuportável. Os tucanos sempre brincaram de fazer oposição ao PT, por isso foram chutados na última eleição em que apareceu um real antagonista, que corporificou muito melhor o antipetismo.
Uma coisa eu não posso negar, vc tem uma imaginação super fértil. Mas de política, meu caro, vc não entende absolutamente nada, e entende menos ainda de espectro políticos, já que PT ficou 13 anos no poder, e todos tivemos a oportunidade de ver que em momento algum ele radicalizou o sistema, e que PSDB ficou 8 e deixou claro que é um partido pautado no liberalismo que se aparelha muito mais à direita e ao centrão do que à esquerda. E como prova disso foi o fato de FHC durante seus mandatos ter encostado nos Estados Unidos, não na China ou Rússia.
Por que querem tanto que Maia continue na presidência da Câmara ? Ele é um câncer.