Sairá nesta semana a relação dos primeiros parlamentares a serem agraciados com o Prêmio Congresso em Foco 2024, a mais importante premiação da política brasileira. Os nomes serão apontados pelo júri especializado, formado por seis integrantes (veja lista mais abaixo), representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora. Uma primeira reunião para discutir o encaminhamento do processo foi realizada na última sexta-feira (5). Os participantes receberam material de apoio, com critérios técnicos, para que possam tomar suas decisões. Todos eles têm, por dever de ofício, atuação próxima com o Congresso Nacional.
Novo encontro está marcado para a próxima sexta-feira (12), quando serão definidos os premiados do júri. Serão dez deputados e cinco senadores nas categorias gerais (Melhores na Câmara e Melhores no Senado) e os cinco destaques das categorias especiais deste ano. São elas: “Cidades Inteligentes“, oferecida pelo Ibrachina; “Apoio à Indústria“, concedida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); e “Clima e Sustentabilidade“, promovida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) (veja a lista dos parlamentares aptos em cada categoria).
Leia também
Também devem ser definidos nesta semana os escolhidos pelos jornalistas. Participam da votação 25 jornalistas dos mais diferentes perfis e veículos convidados pela organização para indicar os melhores na Câmara e no Senado. A votação do júri, assim como a dos jornalistas, é independente da votação da internet, que começou no último dia 1º e prossegue até 31 de julho. Entre aqui para escolher os melhores parlamentares do ano. Todos os resultados serão mantidos em sigilo até 29 de agosto, quando serão revelados na cerimônia de premiação.
Os jurados deste ano são:
- Antônio Marcos Umbelino Lôbo, advogado da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria – área empresarial;
- Gabriela Nepomuceno, historiadora e especialista em políticas públicas do Greenpeace Brasil – terceiro setor;
- Graça Costa, presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) – trabalhadores;
- Graziella Testa, cientista política e professora universitária – academia;
- Laura Karoliny Nogueira, economista e diretora do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e do Insphas – terceiro setor; e
- Edson Sardinha, diretor de redação do Congresso em Foco.
Passe a seta para ver o perfil de cada jurado:
Conforme estabelece o regulamento da premiação, o júri é plural, com integrantes de diferentes perspectivas político-ideológicas e distintos perfis profissionais, todos com boa reputação perante a sociedade. Caberá a eles analisar critérios como assiduidade nas sessões deliberativas, participação nos debates do Parlamento, desempenho na apresentação de propostas legislativas e capacidade de articulação, entre outros critérios.
PublicidadeRegras
Segundo as regras desta 17ª edição, podem participar parlamentares que preencham todas as condições descritas abaixo:
- Até o dia 31 de maio de 2024 tenham exercido o mandato na Câmara ou no Senado por ao menos 60 dias;
- Não respondam, perante o Poder Judiciário, a acusações criminais, seja sob a forma de ação penal ou de inquérito, nem a processos de improbidade administrativa. Foram desconsiderados os processos de calúnia e difamação movidos sem participação ou intermediação do Ministério Público;
- Não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos fundamentais.
Os nomes foram definidos após pesquisa do Congresso em Foco às páginas de tribunais de todo o país. A exclusão do prêmio não implica qualquer pré-julgamento em relação às acusações contra os congressistas.
Também foram excluídos os parlamentares que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, deixaram de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais.
Senadores com investigações criminais
Deputados com investigações criminais
Deixe um comentário