O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, irá alterar a forma de acesso a três sistemas –DGP (Diretório de Grupos de Pesquisa), PICC (Plataforma Integrada Carlos Chagas) e Currículo Lattes nesta segunda-feira (16). Segundo nota do CNPq, também será possível acessar a nova plataforma com pela conta já criada no gov.br.
A mudança vinha causando apreensão entre pesquisadores e acadêmicos na última semana. Havia receio de uma nova pane no sistema ou impossibilidade de acesso aos dados, a exemplo do que ocorreu no ano passado quando o Lattes ficou fora do ar por quase duas semanas. A plataforma reúne dados de cientistas, professores e pesquisadores de todo o país e é utilizada como documento para conseguir bolsas de pesquisa, vagas em universidades e concorrer em editais e concursos. Na época um dos receio foi de que o pagamento o pagamento das bolsas ficasse comprometido.
Esta semana o CNPq informou que as mudanças se restringiam a forma de acesso. Em nota, divulgada também nas redes sociais, disse que os sistemas contarão com uma nova forma de fazer login que será mais segura. Além disso, a nova interface também se assemelha ao sistema do governo federal.
“Será criada, apenas, uma nova alternativa de Login para esses usuários. Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento. Será implementada, também, uma nova interface para o Login do CNPq, com o objetivo de ampliar a segurança no acesso aos sistemas”, disse o comunicado da plataforma.
O CNPQ também informou que para o primeiro acesso, as credenciais serão as mesmas já utilizadas no Currículo Lattes. Já os estrangeiros sem CPF continuam com a possibilidade de acesso via e-mail.
Vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o órgão está entre as principais agências de fomento à pesquisa no país e suas plataformas online são essenciais para a concessão de bolsas aos estudantes e para a coordenação de estudos entre diferentes grupos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
Veja o passo a passo:
- Acesse o novo site do CNPq;
- Informe seu CPF e a senha cadastrados no sistema antigo;
- Você será direcionado a uma nova janela de mudança de senha para criar um novo código;
- Confirme a senha e logo depois você será direcionado à página inicial do portal do CNPq.
Deixe um comentário