O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) lançou nesta terça-feira (1), em live no Congresso em Foco, a segunda edição do Farol Verde, ferramenta que verifica o grau de alinhamento de parlamentares à agenda ambiental com base em seu padrão de votos em plenário em relação aos proferidos pelos coordenadores da Frente Parlamentar Ambientalista de cada Casa, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Na atual legislatura, apenas 30,13% da Câmara dos Deputados e 25,49% do Senado manifestaram comprometimento com projetos voltados à proteção do meio ambiente.
O Farol Verde calcula o grau de alinhamento de cada parlamentar com base no Índice de Convergência Ambiental total (ICAt), definido a partir de suas participações nas votações nominais de 108 propostas legislativas previamente definidas que tramitaram entre 2023 e 2024. Destas, 78 são consideradas convergentes com a pauta ambiental, e 30 são classificadas como nocivas.
Leia também
“O Farol Verde amplia a transparência sobre o voto de deputados e senadores e mede a convergência ambiental de partidos, regiões brasileiras e faz um recorte especial naqueles parlamentares candidatos nessas eleições de domingo. É fundamental verificar o compromisso desses com a necessidade de adaptação às mudanças climáticas nas cidades, e dar ao eleitor os meios para saber se o discurso é coerente com a realidade”, explica o coordenador do projeto e diretor adjunto do IDS, Marcos Woortmann.
O painel é uma iniciativa do IDS apoiada pelo Congresso em Foco, pelo Instituto Socioambiental (ISA), pelo Greenpeace e pelo Observatório do Clima. O Farol Verde é uma plataforma digital que tem como objetivo fornecer informações sobre a posição da Câmara e do Senado em relação a temas relacionados às mudanças climáticas, meio ambiente, direitos socioambientais e sustentabilidade. Em meio à crise ambiental que o país enfrenta, o painel tem como objetivo facilitar a escolha de candidatos mais alinhados à agenda de proteção ambiental.
Dos 513 deputados, 361 apresentaram um ICAt inferior a 25%, sendo classificados como “péssimos” em relação à matéria ambiental. Apenas 44 estiveram acima de 80%, valor indicado para os considerados “ótimos”.
No recorte por partido, dez bancadas na Câmara alcançaram uma média inferior a 25%. São eles, por ordem crescente de ICAt, o Novo, PL, Republicanos, PSDB, PP, União, MDB, Podemos e PSD. Juntas, as siglas contabilizam 364 deputados. Do outro lado, com uma média superior a 80%, estão apenas o PCdoB e Psol, com 20 assentos.
No recorte por biomas, o cenário piora ao se observar parlamentares dos estados que compõem a Amazônia Legal (todos os do Norte, acrescidos de Maranhão e Mato Grosso): para deputados da região, a média de ICAt foi 21,9%. Para senadores, 23,39%. No Cerrado, a situação é um pouco melhor: a média para a Câmara é de 26,61%, e 34,02% para o Senado.
Nenhum estado conseguiu apresentar um ICAt superior a 50%. Na Câmara, os três maiores índices foram os das bancadas do Piauí (43,57%), Ceará (39,10%) e Amapá (38,31%). Os três piores menores foram Rondônia (9,34%), Mato Grosso (10,64%) e Santa Catarina (15,78%). Entre os senadores, cinco estados empatam com 0% de alinhamento: são eles o Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima e Santa Catarina. Na outra ponta, os três com maior porcentagem são Maranhão (73,33%), Sergipe (60%) e Bahia (60%).
As parlamentares mulheres demonstram maior apoio às pautas socioambientais. Na Câmara, a convergência feminina (44,71%) é 59,91% maior que a masculina (27,96%). No Senado, a diferença é ainda mais acentuada, com a convergência feminina (44,64%) superior ao dobro da masculina (21,49%).
A hostilidade à agenda ambiental se reflete nas candidaturas de parlamentares às eleições municipais. Dos 83 deputados que disputam o cargo de prefeito, apenas três alcançaram 100% de ICAt: Guilherme Boulos (Psol-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP), ambos concorrendo na capital paulista, e Tarcísio Motta (Psol-RJ), que concorre no Rio.
Do outro lado, dez deputados que disputam eleições municipais apresentaram 0% de alinhamento. Confira a lista a seguir:
Abílio Brunini (PL-MT): Candidato à prefeitura de Cuiabá (MT).
Délio Pinheiro (PDT-MG): Candidato à prefeitura de Montes Claros (MG).
Dr Flávio Remy (PP-MA): Candidato à prefeitura de Presidente Dutra (MA).
Flavinha (MDB-MT): Candidata à prefeitura de Colíder (MT).
Luiz Antônio Corrêa (PP-RJ): Candidato a vereador em Valença (RJ).
Niltinho (PSD-SE): Candidato a vereador em Aracaju (SE).
Paulo Marinho Jr (PL-MA): Candidato à prefeitura de Caxias (MA).
Raniery Paulino (Republicanos-PB): Candidato à prefeitura de Guarabira (PB).
Ricardo Guidi (PL-SC): Candidato à prefeitura de Criciúma (SC).
Ulisses Guimarães (MDB-MG): Candidato à prefeitura de Poços de Caldas (MG).
Quatro senadores com 0% de ICAt também disputam nas eleições municipais. São eles:
Carlos Viana (Podemos-MG): Candidato à prefeitura de Belo Horizonte (MG).
Eduardo Girão (Novo-CE): Candidato à prefeitura de Fortaleza (CE).
Rodrigo Cunha (Podemos-AL): Candidato à prefeitura de Maceió (AL).
Vanderlan Cardoso(PSD-GO): Candidato à prefeitura de Goiânia (GO).
Hello!
Do you want to become the best SEO specialist and link builder or do you want to outpace your competitors?
Premium base for XRumer
$119/one-time
Get access to our premium database, which is updated monthly! The database contains only those resources from which you will receive active links – from profiles and postings, as well as a huge collection of contact forms. Free database updates. There is also the possibility of a one-time purchase, without updating the databases, for $38.
Fresh base for XRumer
$94/one-time
Get access to our fresh database, updated monthly! The database includes active links from forums, guest books, blogs, etc., as well as profiles and activations. Free database updates. There is also the possibility of a one-time purchase, without updating the databases, for $25.
GSA Search Engine Ranker fresh verified link list
$119/one-time
Get access to our fresh database, updated monthly! The fresh database includes verified and identified links, divided by engine. Free database updates. There is also the possibility of a one-time purchase, without updating the databases, for $38.
GSA Search Engine Ranker activation key
$65
With GSA Search Engine Ranker, you’ll never have to worry about backlinks again. The software creates backlinks for you 24 hours a day, 7 days a week. By purchasing GSA Search Engine Ranker from us, you get a quality product at a competitive price, saving your resources.
To contact us write to Telegram: https://t.me/DropDeadStudio
muito interessante a iniciativa, mas é necessário ampliar a divulgação dos resultados e evidenciar os nomes dos parlamentares que aderem