Os nove estados do Nordeste estão entre as dez bancadas estaduais mais governistas. O único “intruso” na lista é o Pará, terra do governador Helder Barbalho, um dos aliados mais próximos do presidente Lula e irmão do ministro dos Transportes Jader Filho, ambos do MDB. Levantamento feito pelo Radar do Congresso, ferramenta de monitoramento do Congresso em Foco, mostra que os deputados do Piauí e da Bahia, estados governados por petistas, são os que mais votam de acordo com a orientação do governo na Câmara. O terceiro lugar é do Maranhão, governado pelo PSB do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). O índice de governismo dessas três bancadas é de 89%, 81% e 79%, respectivamente. Percentual bem superior à média de toda a Câmara, que é de 67% (veja o governismo de cada deputado e partido).
Na média, os deputados nordestinos votaram em 76% das vezes alinhados ao Palácio do Planalto. Depois do Nordeste vêm Norte (66%), Sudeste (65%), Centro-Oeste (60%) e Sul (59%). As bancadas que menos votaram conforme a orientação do governo foram as do Distrito Federal (52%), de Santa Catarina (44%) e de Mato Grosso (40%). As três unidades federativas são governadas por opositores de Lula.
O índice de governismo mede o percentual de vezes em que parlamentares votaram em sintonia com a orientação da liderança do governo. O levantamento considera 62 votações nominais (aquelas em que o parlamentar declara o voto) registradas de fevereiro até o último dia 25. O índice não leva em conta a aprovação do PL 490/07, na terça-feira (30), que limita a demarcação de terras indígenas, nem a votação da MP 1154, de reestruturação da Esplanada dos Ministérios.
* Colaboraram Lucas Vinicius (levantamento) e Thiago Freitas (design).