Após pedido de vistas na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara tenta votar nesta segunda-feira (5) o parecer do deputado Filipe Barros (PSL-PR) sobre a PEC 135/2019, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que prevê a implantação do voto impresso. A reunião da CCJC acontece no plenário 1 da Câmara, a partir das 15h.
Partidos já se manifestaram contra a proposta e devem, inclusive, substituir seus representantes na comissão para evitar a aprovação da medida, defendida principalmente pelos bolsonaristas. O relatório elaborado por Filipe Barros traz parecer favorável a PEC.
Pela proposta, o voto impresso seria uma segunda via de auditoria, independente do software da urna eletrônica, na qual as cédulas caem no repositório sem qualquer contato com o eleitor. “Não se pretende a substituição das urnas eletrônicas e o retorno a votação em cédulas de papel como ocorria no passado”, disse o relator do texto, em 28 de junho.
Leia também
> Áudios indicam envolvimento de Bolsonaro em esquema de rachadinhas
> Aliados ressuscitam PLs de Bolsonaro e cobram lei que pode impedir protestos
> Senado terá semana de esforço concentrado antes do recesso
PublicidadeSe você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Deixe um comentário