A senadora Simone Tebet (MDB-MS) fez duras críticas ao procurador-geral da República, Augusto Aras, após o procurador criticar a atuação da CPI da covid-19 e alegar que a comissão não havia apresentado provas de irregularidades cometidas por autoridades.
Durante a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal que ouvia o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Barra Torres, nesta quarta-feira (16), Tebet afirmou que Aras foi “covarde e desonesto”.
Confira a fala da senadora:
“Se nós conseguimos em seis meses levantar tudo isso [provas], como é que em 120, 115, dias a Procuradoria-Geral não o faz? Não o fez por inércia, não o fez por omissão, não o fez por parcialidade. Porque ele que representa o órgão máximo de fiscalização e controle pela Constituição, que é o Ministério Público, ele simplesmente esquece o seu papel, a sua atribuição, e vai ser mero servo do presidente da República”, criticou.
A senadora defendeu que a Comissão de Direitos Humanos convoque Aras para prestar esclarecimentos. Tebet não descarta a possibilidade de se abrir uma discussão em torno do impeachment do procurador-geral.
Aprovado em outubro de 2021, o relatório final da CPI pediu o indiciamento de 80 nomes, incluindo o do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na inauguração de um memorial no Senador em homenagem às vítimas da covid-19 no país, nessa terça-feira (15), os senadores cobraram celeridade da parte de Aras em relação aos pedidos de indiciamento encaminhados pela comissão.
Deixe um comentário