As eleições de 2024 movimentam o Congresso Nacional, com parlamentares como possíveis candidatos para o comando de prefeituras pelo país. Entre os senadores, ao menos quatro já são pré-candidatos para prefeituras de capitais. São eles:
- Eduardo Girão (Novo), que deve se candidatar na disputa por Fortaleza, capital do Ceará;
- Vanderlan Cardoso (PSD), que deve tentar o comando de Goiânia, capital de Goiás;
- Carlos Viana (Podemos), que deve se candidatar para a prefeitura de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais; e
- Daniella Ribeiro (PSD) é uma das pré-candidatas do PSD para a prefeitura de Campina Grande, na Paraíba.
Pré-candidaturas, como o nome indica, ainda não foram oficializadas e podem ser alteradas por articulação interna dos partidos ou ainda por alianças com outras siglas. Assim, há possibilidade de o número de congressistas que realmente sairá como candidato aumentar ou diminuir até 9 de maio.
Leia também
Os cenários para a disputa por prefeituras devem ter mais definições a partir da próxima semana. A janela partidária, que possibilita a troca de partidos por políticos, termina nesta sexta-feira (5). As movimentações partidárias são tão importantes para os deputados federais que a Câmara suspendeu as sessões reservadas para votação nesta semana para que os parlamentares pudessem se dedicar às negociações em suas bases eleitorais.
Senadores x deputados
Caso as candidaturas sejam confirmadas, os quatro senadores podem ter como adversários diretos deputados federais. É o caso, por exemplo, de Girão, em Fortaleza.
Na capital cearense, o senador tem como possível adversário no pleito o deputado André Fernandes (PL). A disputa entre os dois pode dividir votos da direita, caso ambos saiam candidatos. No entanto, Fernandes tem o apoio do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que pode beneficiá-lo entre o eleitorado conservador.
Já na disputa por Belo Horizonte, o senador Carlos Viana deverá ter mais congressistas como adversários. Na capital mineira são pré-candidatos os deputados Pedro Aihara (PRD) e Rogério Correia (PT) e a deputada Duda Salabert (PDT). A capital de Minas Gerais atualmente é governada por Fuad Noman (PSD), que já lançou sua pré-candidatura à reeleição.
Cenário similar deve ser enfrentado por Vanderlan Cardoso, atual presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Pré-candidato para chefiar Goiânia, o senador deve enfrentar como adversário os deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e Adriana Accorsi (PT-GO), caso as candidaturas sejam confirmadas.
Deixe um comentário