Marielle conta que escreveu no Facebook ainda atônita, logo após ser revistada
“Vasculharam até meu cabelo”, relata a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol) sobre uma inspeção a que foi submetida no aeroporto de Brasília no domingo (12). Ela conta que foi escolhida para ser revistada aleatoriamente pelos funcionários do aeroporto. Contudo, Marielle acredita que o fato de ser negra foi determinante para ser selecionada e tratada de maneira diferenciada pelos funcionários.
Leia também
A vereadora foi abordada ao passar no detector de metais do aeroporto de Brasília antes de embarcar de volta para o Rio de Janeiro. Ela conta que foi selecionada para uma inspeção de rotina, mas preferiu não ir para a sala reservada do aeroporto. “Estava com pressa e sou da favela, lá a gente aprendeu que esse tipo de abordagem em público dá mais segurança para nós mesmos”, disse ao Congresso em Foco.
“Até o momento em que pediram para revistar minha mochila estava tudo certo. Mesmo que tenham olhado estojo de canetas e nécessaires”, relata. Segundo Marielle, houve excesso por parte dos funcionários quando precisou passar por revista no sutiã e no cabelo, além de descalçar as sandálias – que eram abertas.
“Fiquei atônita”, conta com a voz embargada. “Não tinha uma justificativa real e concreta para aquele ato”, completa. Marielle recebeu o apoio de pessoas que também passavam pelo detector de metais e a viam constrangida. “Que nos constranjam mais”, disse outra passageira que também passou pela revista.
"Meu black nem é tão grande assim", protesta a vereadora. Aeroporto diz que procedimento é de rotina
Marielle foi a quinta vereadora mais votada do estado do Rio de Janeiro. Ela é ativista dos movimentos negro e feminista e voltava de férias no momento da abordagem dos funcionários do aeroporto. “Sensação de total constrangimento”, lamentou.
Em sua página no Facebook, Marielle contou o ocorrido em Brasília e recebeu o apoio de internautas. O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) também saiu em defesa da vereadora. “Revistas de passageiros acontecem com todas as pessoas, mas é inquestionável que esse comportamento acontece sempre com mais frequência quando se trata da minoria negra entre os passageiros, refletindo a espécie de presunção de culpa que também paira estruturalmente sobre o restante da sociedade”, criticou Jean.
Outro lado
Em nota, a Inframérica, concessionária que administra o aeroporto de Brasília, explicou que os passageiros são selecionados aleatoriamente e “submetidos a revista física nos seguintes locais: cabeça e pescoço, braços e ombros, tronco e costas, cinturas e pernas, coxas e joelhos. Além disso, bagagens de mão poderão ser abertas para inspeção”
A empresa ressalta que respeita as normas determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e “realiza a inspeção aleatória de passageiros no raio-x”. De acordo com a norma, os passageiros podem ser inspecionados após a passagem pelo detector de matais – ainda que o mesmo não tenha identificado objetos não autorizados.
Leia a íntegra da nota da Inframérica:
“Desde o dia 18 de julho de 2016 o Aeroporto de Brasília realiza a inspeção aleatória de passageiros no raio-x, conforme exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, seguindo as normas da Diretriz de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita – DAVSEC nº 02/2016.
A regra prevê que o Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) responsável pela revista física aleatória, inspecione o passageiro após a passagem pelo pórtico ainda que o mesmo não tenha acionado por detecção de metal. Os passageiros selecionados (aleatoriamente) são submetidos a revista física nos seguintes locais: cabeça e pescoço, braços e ombros, tronco e costas, cinturas e pernas, coxas e joelhos. Além disso, bagagens de mão poderão ser abertas para inspeção.
Segue abaixo a norma para consulta:
Ø O Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita – PNAVSEC, no artigo 121, estabelece, como medida dissuasória adicional, em razão do nível de ameaça e de fatores de risco, que poderá ser realizada seleção aleatória de passageiros e de suas respectivas bagagens de mão, em frequência compatível com os riscos envolvidos, por meio de inspeção manual, mesmo que estes tenham sido submetidos à inspeção de segurança da aviação civil por equipamentos específicos.
Ø O Regulamento Brasileiro da Aviação Civil-RBAC 107, no parágrafo 107.17(c) prevê a adoção do conceito de imprevisibilidade de medida de segurança, como forma de impedir que sejam introduzidas armas, explosivos, artefatos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN) ou substâncias e materiais proibidos em áreas restritas de segurança dos aeródromos.
Ø Os parágrafos 107.111(a) e 107.121(a) do RBAC nº 107 preveem a realização de inspeção de segurança da aviação civil de pessoas e de seus pertences de mão, antes do acesso às áreas restritas de segurança.
Desde a implantação do DAVSEC nº 02/2016, as medidas de segurança foram amplificadas. Os procedimentos aos quais os passageiros estão sujeitos são os seguintes: passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção. Considera-se, assim, os seguintes fatores:
Ø Dentro dos procedimentos de inspeção há a revista física aleatória, na qual o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de Raios X ou do Pórtico. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e com presença de testemunha.
Ø A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também se tornou obrigatória na passagem pelo Raios X para voos domésticos.
Ø A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também pode ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos APAC.
Ainda em relação ao procedimento de Inspeção de Pessoas através de Busca Pessoal, a Instrução Suplementar –IS 107-001 A Reservada da ANAC, no item 1.2.5, letra “a” até “n”, regulamenta a maneira em que o Agente de Proteção da Aviação Civil deverá proceder. As inspeções serão realizadas no corpo do passageiro, nos seguintes locais: cabeça e pescoço, braços e ombros, tronco e costas, cinturas e pernas, além do APAC correr com as costas das mãos nas faces anteriores das coxas, a partir da cintura, passando pela pelve e descendo até os joelhos.
Se mesmo após este processo não for possível ao APAC assegurar que um passageiro não está levando para o avião e/ou áreas restritas de segurança-ARS algum item proibido, o APAC deverá negar seu acesso à aeronave/ARS.”
eu conhecia (e respeitava) “carteiradas” de militares. Agora vejo que este abuso foi permitido a juízes bêbados e a vereadores assim e assado.
Não penso que tenha sido vítima de racismo. Penso que todos vereadores , principalmente do rio, que apoiam o famigerado pt, devem ser revistados minuciosamente para segurança,pelo menosdo vôo compatilhado com pessoas trabalhadoras e sem privilégios da putrefata classe política brasileira, conforme adjetivação que se tem ouvido pelas ruas do país.
Enquanto procuram a vigilância pela segurança nacional nos cabelos de pessoas negras, o banditismo de branquinhos do colarinho branco toma conta do pais distribuídos pelas milícias e justiceiros dispersos nos organismos de segurança pública no país.
É um acinte para aqueles que se consideram elites pessoas das classes populares, afrodescendentes, de segmentos LGBT e minorias da base da pirâmide social viajarem de avião.
Pais da democracia dos Aristocratas para os Plutocratas e pelos Cleptocratas.
As revistas aleatórias nunca pegaram um remanescente do baronato do café, inserido nos segmentos do congresso Nacional que dão o amém e tomam as bênçãos das classes dominantes detentoras do lucros do país,
que compõem o PIB, que deveriam ser distribuídos com justiça no país.
A Marielle Franco está com sorte, pois se lhe tivessem revistado os cabelos que tem entre as pernas, teria sido bem pior
Pois é, o racismo está na cabeça de cada um… Por que é negra, não pode ser revistada, que já é preconceito? Sai dessa minha filha! Realmente este mimimi, já aporrinhou nossa paciência. Isto é fruto de 13 anos de PT, incutindo o “nós ” e “eles”!
https://uploads.disquscdn.com/images/7b7833ea7b7f233d753c65794934893fa4d095671ef60ae184a926304363bf5e.jpg
IMPORTANTE SALIENTAR…
HITLER FRITOU 4 MILHÕES DE JUDEUS…. NOSSA QUE HOLOCAUSTO TERRÍVEL….
USA JOGOU 2 BOMBAS ATÔMICAS NO JAPÃO …. NOSSA POBRE POVO JAPONÊS….
PORTUGUÊS SEQUESTROU, ESTUPROU E ESCRAVIZOU 12 MILHÕES DE NEGROS POR 400 ANOS… AH PARA DE MIMIMI… PARA DE VITIMISMO…
PORTUGUÊS DIZIMOU MILHÕES DE ÍNDIOS…. AH PARA COM ISSO ÍNDIO E TUDO VAGABUNDO QUE NÃO QUER TRABALHAR….
BUDISMO RELIGIÃO ORIENTAL…. NOSSA A CULTURA ORIENTAL É TÃO LINDA….
CRISTIANISMO RELIGIÃO NASCIDA NO ORIENTE MÉDIO…. NOSSA CRISTO REALMENTE É A RESPOSTA PARA TUDO…
CANDOMBLÉ E RELIGIÃO DE ORIXÁS…. LIXO FEITIÇARIA DEVIA SER PROIBIDO ESSA MACUMBA…..
APRENDAM A RESPEITAR A MATRIZ CULTURAL DA SUA PRÓPRIA SOCIEDADE…. DE QUEM AJUDOU A CONSTRUIR ESSE PAIS
E NÃO SEJAM REFÉM DE SUA PRÓPRIA IGNORÂNCIA….
O BRASILEIRO É TÃO RACISTA, QUEM UM NEGRO FALAR DE RACISMO, É AUTOMATICAMENTE OFENDIDO… CHAMADO DE VITIMISTA… ANTES DE FALAR DE RACISMO PROCURE SABER O QUE É “RACISMO INSTITUCIONAL” AQUI NO BRASIL…NÃO EXISTE DISCURSO MAIS RACISTA DE VOCÊS MENOSPREZAR A EXISTÊNCIA DO RACISMO… SOU NEGRO, NÃO SOU COTISTA, FIZ DUAS FACULDADES TENHO PÓS-GRADUAÇÃO, GANHO MAIS DE 20 SALÁRIOS MÍNIMOS… SOU CLASSE MEDIA ALTA… E É NÍTIDO QUE O RACISMO ESTA PRESENTE NA NOSSA SOCIEDADE… ORAS SE SOMOS TODOS IGUAIS, PORQUE AQUI TODOS OS FAXINEIROS EM SP SÃO NEGROS ? PQ NAS FAVELAS SO TEM NEGROS ? JÁ SEI… NEGROS NÃO SE ESFORÇAM SUFICIENTE, NEGRO É VAGABUNDO É ISSO QUE JUSTIFICA… ? PORQUE 63% DA POPULAÇÃO CARCERARIA É NEGRA ? E NÃO TEM ENSINO MÉDIO ? PORQUE NEGRO GOSTA DE ROUBAR ? PORQUE NEGRO NÃO GOSTA DE ESTUDAR ? CLARO QUE SEREI RECHAÇADO NOS COMENTÁRIOS MAIS NÃO LIGO,…. POVO BRASILEIRO NÃO VALE NADA MESMO… RACISTA MACHISTA, FALSO FIEL, FALSO CRISTÃO… VAI NA MISSA DE MANHÃ E DESEJA MORTE DE BANDIDO A NOITE…. TOMA CAFÉ COM A ESPOSA E JANTA COM A AMANTE… E POVINHO DE MERDA…..BRASILEIRO É A ESCORIA DO MUNDO…
NA BOA, SE VOCÊ É BRANCO, NÃO MORA NO SUDESTE EM ESPECIAL RIO E SP… NÃO COMEÇA A FALAR MERDA QUE RACISMO NÃO EXISTE, MIMIMI E VITIMISMO… SÓ UM NEGRO SABE O QUE É RACISMO… NÃO SEJAM IGNORANTES….
Amigos, não é mimimi. Não precisa ser negro para notar a predileção pela checagem de negros sobre os não-negros. Veja nas blitz das ruas, na checagem da alfândega e nos atendimentos em geral. Não é um fenômeno apenas brasileiro, acontece muito na Espanha, no Reino Unido e em Portugal. Só para citas três lugares que viajo constantemente e já vi isso acontecer claramente ao passar pela imigração.
Em dezembro, passei por um constrangimento parecido. Num voo de Brasília a Lisboa, fui para a checagem do passaporte, a moça me olhou estranho e me levou para a famosa salinha da Polícia Federal. Sou negro, sempre me policio para não achar que qualquer ação seja racista. Por isso, analiso os padrões e como tudo sempre funciona. Se fizer diferente comigo, já acende a luz vermelha. Nesse caso, ficou claro que fui parado e levado para a sala da PF por ser negro, de Tocantins e estar viajando para a Europa. A policial me viu bastante chateado com a situação, começou a fazer perguntas e respondi todas. Quando reclamei da ação da PF, falei que sou jornalista, trabalho na Câmara dos Deputados e faço essa viagem uma vez por ano, tudo mudou. Perguntei se a PF não tinha inteligência ou registros de saídas e entradas dos cidadãos pq nos últimos anos eu viajei diversas vezes aos EUA, Europa, Ásia…Ela ficou sem graça e tentou me explicar o procedimento “ALEATÓRIO”, que de aleatório não tem nada. Disse que eu tinha comprado a passagem com um mês de antecedência só e isso gerou o alerta. Haviam outras pessoas que compraram as passagens pouco tempo antes e não foram paradas. Elas não deveriam ir para a salinha? Não, elas eram brancas. Um negro, do interior, indo para a Europa só pode ser tráfico de pessoas ou algo do gênero. O procedimento da PF é fruto de uma pobre visão racista e preconceituosa. É negro, vai para a Europa, vamos checá-lo, ou leva drogas ou é tráfico humano. Pq um negro compraria passagem um mês antes para ir à Lisboa e Madri? Com que dinheiro? Fui a única pessoa checada, era o único negro nesse voo. Fiquei um bom tempo olhando as pessoas que passavam na imigração e vendo se alguém seria parado. Se isso não é racismo/preconceito, não sei o que será. É muito fácil falar que é mimimi, mas sentir na pele o racismo institucional quando o Estado deveria te garantir direitos, é muito triste. Nunca vi mulheres brancas com cabelos e penteados volumosos serem checadas. Analisar como acontece normalmente é a métrica para verificar o racismo e ele existe, está arraigado, é mascarado.
Eu também passei pelo mesmo no aeroporto internacional do Rio de Janeiro e não associei o fato à minha cor de pele e aos meus cabelos. O povo brasileiro, em geral, é mestiço e é complicado chamar o procedimento de segurança nos aeroportos de racismo. É muita gente pirando por tudo e por nada. O mundo, assim, fica um “porre”.
Foi preconceito sim. Trabalho em um comitê de igualdade racial e de gênero da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial e este caso não é isolado como muitos nos comentários querem fazer parecer. Situações constrangedoras como estas ocorrem com muito mais incidência com a população negra do que a população branca no Brasil. A vítima (sim, vítima) não se acha especial ou melhor do que os outros, ela apenas reclamou de um fato corriqueiro no Brasil. Os seguranças dos shoppings nunca param brancos mal vestidos, mas se a pessoa for negra, já acham que é um delinquente e baderneiro em potencial. Eu já presenciei vários casos.
Obrigado pelo post. Abriu minha mente. Como passei por uma revista – quem passa por revista é “negro” – vou me declarar negro e entrar no regime de cotas!
Da próxima vez, chame um Uber…rsrs.
Vixi… Agora bugou de vez a esquerda. Vivem chorando que negro não voa de avião. Ao mesmo tempo, ficam chorando que só negro é revistado em aeroporto? Agora, fiquei confuso. hehehehehehehehe…
Políticos do PSOL tem sim que serem revistados e bem, esse pessoal é muito louco, eles podem até derrubar o avião de tão loucos. Ta certo o pessoal da inspeção #somostodosinspecaocontrapsolptpcdobrede
Aff… minha mulher é mais branca do que leite e passou pelo mesmo procedimento em dezembro…. Quanto vitimismo escroto…. Mais trabalho e menos mimimi por favor.
Psol ???? Jean Wyllys se envolvendo??? É necessário falar mais alguma coisa?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Né?
Sou branco, 71 anos, cabelos brancos e já fui revistado, exatamente como ela foi, por 2 vezes. Acho ótimo pela minha segurança. Estou cansado dessa vitimização dos afros. O que ela quer é publicidade.
Sim, qualquer um pode ser revistado.É a lei.Mas desconheço a questão dos cabelos e do sutiã (pessoal de raio x agora é policial?).
A moça não está errada.
As minorias existem, sim, e são desrespeitadas, sim, e levam desvantagem, sim.O que não dá o direito de vestir o capuz da vítima (também a nenhum de nós em situação de sofrimento).Mas , e se essa moça fosse você? Sua filha? Sua irmã?
Para cada um branco que sofreu uma inspeção dessa, quantas dezenas de negros foram inspecionados e de forma mais incisiva?
O problema é esse extremo: dizer que a vítima /a injustiça não existem.
Minha gente, existem!
Se a moça exagerou no drama(Oi?) ou a empresa exagerou na inspeção (Sim, a autonomia pra esse tipo de inspeção mais minuciosa em aeroporto não é do Raio X , mas da Polícia Federal) ou foi preconceituosa, isso lá cada um julgue,é direito de todos, mas dizer que não há vítimas?! Que não há minorias! Que não se sofre por ser negro/mulher/gay/pobre (as minorias clássicas).Claro que se sofre.Não querer que a pessoa fale.Vir criticar uma expressão livre de quem se sentiu ofendido.Dizer que tudo é “mimimi”. Tudo é “mimimi” quando não se é o sujeito da situação.Fácil julgar quando não é com você.
Cara Maria, você afirma em tom de pergunta:
“Para cada um branco que sofreu uma inspeção dessa, quantas dezenas de negros foram inspecionados e de forma mais incisiva?”
Poderias citar a fonte oficial dessa afirmativa?
Eu sou descendente de negros, brancos e índio, e desde 1976 que viajo de avião. Minha percepção é exatamente o contrário dessa afirmação. Sempre vi mais brancos (inclusive eu, que sou considerado branco) sendo revistados que negros. Inclusive alguém fez algum comentário sobre os USA. Lá, desde o atentando de 2001, todos são revistados. Quando vamos visitar minha filha, podemos comprovar isso. Lá somos SEMPRE revistados, de ficamos praticamente nus.
Se você tiver alguma estatística realizada por órgãos oficiais de aviação (acredito que não exista) que comprove essa afirmação, poderíamos considerar racismo, mas me parece, nesse caso, ser mais uma questão de oportunismo da nobre vereadora.
Em nenhum momento ela reclamou de falta de educação dos agentes que fizeram o procedimento, portanto, lance legal. Segue o jogo…
Essa estória de racismo dá ibope para o reclamante e também dá dinheiro. É uma palhaçada. Primeiro tem de verificar a cor da pessoa, para poder revistar? DÁ LICENÇA! Isso é piada neste paizinho mixuruca.
Tá brincando!!! Aconteceu comigo também… E olha que eu tava de vestido e sandálias de dedos de fora tbem… A única diferença na história é que sou branca, bem branca e loira… Que coisa, não!!?
se ela tivesse enfiado a mão na cara do imbecil que tava “vasculhando” ela em excesso aí ela ia ser exaltada mas de forma negativa. Mi mi mi, é porque não foi com a tua mae, nem com a tua irmã.
pelo que foi relatado na matéria, esse caso foi um constrangimento aos funcionarios, que estavam fazendo sua função e sofreram com a manifestação de outras pessoas na fila. na minha opinião ela está usando o caso para promover as suas ”causas”
A vistoria é uma segurança para todos, inclusive para ela. O cabelo black power é utilizado para esconder itens proibidos e precisa ser verificado. Menos reclamação, meu povo.
Revista minuciosas feitas por amostragem e claro alguém querendo se promover !
Pq será que eu quase acertei quando vi o chamado da notícia e pensei comigo mesmo “deve ser vereadora do PT”. Errei por pouco!
Complexo de inferioridade. Não têm cura.
Quer gerar polêmica para ganhar uns votos na próxima eleição.
Recentemente também passei por esse constrangimento da alegada de “revista aleatória” no aeroporto Internacional do Galeão e sou branca!!! Estava só com uma mochila com duas mudas de roupa porque ia apenas participar de uma comemoração de família em SP no fim de semana. Tudo foi retirado de dentro da mochila e até um saquinho com calcinhas foi remexido. E depois ainda passei pelo constrangimento da revista pessoal… descalça e etc… E o mais revoltante foi ver que que várias outras pessoas passavam nos nos postos de raio X ao lado com sacolas enooormes e nada era revirado…
Mais uma “vítima da sociedade” que se deu bem e agora acha que é a última bolacha do pacote…eita gente chata!
Será que é complexo ???
Querem igualdade, desde que só revistem os caucasianos…. Sai fora, PSOLista !
Concordo com a maioria.. e por falar nisso vai cuidar da tua classe política porque ultimamente tá sem crédito nenhum.
Vitimismo profissional em ação…
é só olhar as estatísticas…
É MiMiMi Demais !!
Eu não sabia dessa regra, agora to sabendo. Se algum dia eu for revistado já saberei que é procedimento padrão. Se fosse comigo eu também iria achar ruim simplesmente por não saber que isso era regra. Agora já to sabendo.
idiota,será que ja não chega de tanto mimimi?eta muleta boa essa do racismo,tem que ser revistada mesmo,ainda mais por ficar bravinha ,quem não deve não teme
Você deve ser um daqueles que ficaram revoltados com a regulamentação da lei das domésticas,lamentável!
Deixa de ser câncer.
Vira gente.
Tem lei para tudo, seja para domésticas seja para revista em Aeroportos. Ambas valem E DEVEM SER CUMPRIDAS. O resto é mimimi.
Quantas vezes você foi “selecionado” para inspeções nas quais até seu cabelo foi vasculhado? Se a resposta for nenhuma, você não tem qualquer fundamento para questionar a indignação da moça! E mimimi é coisa de quem não sabe lidar com o FATO de que as pessoas não aceitam mais ser tratadas de qualquer forma! Não sabe o que responder e diz, de forma simplória e sem qualquer raciocínio sobre o caso concreto, que é mimimi. Mimimi é o seu! Leia bons livros, adquira conhecimento antes de ser tão simplista!
Há um tempo, eu, branquelo, de São Paulo, fui parado no posto da Polícia Rodoviária Federal, em São Pedro da Aldeia, no RJ. Durante a revista, praticamente viraram meu carro de ponta-cabeça e chacoalharam pra ver se caia droga, pente fino mesmo, por mais de uma hora, tive até que abaixar a cueca e levantar o saco escrotal na frente de dois policiais, pois é de costume traficantes e usuários esconderem drogas nos lugares mais inusitados. E está certa a polícia. O Brasil é uma das maiores rotas de tráfico de drogas do mundo. Vamos parar de chorar e arrumar algo útil para ocupar o tempo. Parem de ser malas. Parem de encher o saco.
Vamos? Vamos quem? Citar 1 caso não muda o fato de que se trata de exceção e não regra…
Que um caso o que, mulher… Acorde pra vida! Acontece com todo mundo, o tempo todo. Saia dessa bolha de ignorância e vitimismo. Com essa babaquice, vocês alimentam o preconceito que existe exacerbadamente no Brasil, vindo de todos os lados.
Você disse tudo que eu gostaria de ter dito.
Ignorante e babaca é quem ofende aqueles que pensam de forma diferente… Ring a bell????
Ada, aada, ela está descontrolada… kkkkkkkkkkkk… Vai, lacraia, esperneie à vontade. kkkkkkkkkkkk… Não se trata de pensamento, cabeçuda, e sim de fato. Todo mundo passa por estas situações e pronto, acabou. Vai chorar lá no instituto luladrão, vai. E deixe as pessoas debaterem, porque o assunto é sério, pra gente grande.
Você está correto. É esse vitimismo que já encheu o saco.
Pois é, o impeachment ainda tá fazendo dodói no rabicó desses psolistas, bem como no dos jumentos encantados seguidores. Hoje, só servem para divertir as pessoas. São obsoletos e fracassados.
Talvez vc tenha uma aparência suspeita de consumidor de drogas e por isto houve esta revista minuciosa, assim como ela, por ser negra, lembra alguém com potencial de fazer “algo errado”. Sou branco e nunca tomei geral na vida, mas, já ouvi policiais negros perguntando se o ladrão era negro logo de cara, quando atenderam uma ocorrência. Nem eles procuram disfarçar o estigma. Só quem é negro sabe se isto é mínimo.
Werde Gomes!!! Que saudade!!! Lembra de mim? Antes do impeachment… Eu disse que ia acontecer, não disse? Disse para você ir preparando o currículo, pois você ia ter que começar a trabalhar pesado, e eu seria seu patrão, não disse? Cadê você? Minha régua ainda está dura, só te esperando. hehehehehe… Bom, minha aparência, bem como minha educação são refinadas. Nada desse esteriótipo esquerdista com os olhos vermelhos, deitado na rede, malvestido, de chinelinho gasto, com clips segurando as tiras, lesado, defendendo legalização de maconha pra se tornar cada vez mais um peso morto para a sociedade sustentar. Se você nunca foi revistado, é porque passa muito tempo na internet, dentro de casa. Precisa sair mais na rua, viver mais a vida. Coragem, rapaz!!! Acho que só isso já acaba com a discussão. hehehehe…
É MIMIMI MESMO!!! ISSO DÁ IBOPE E DÁ DINHEIRO. DÁ TAMBÉM UNS MINUTOS DE FAMA.
Espero sinceramente que você nunca esteja dentro de um avião com alguém armado porque não foi revistado . Garanto que nessa situação e a 10 mil metros de altura ninguem está preocupado com racismo, homofobia, etc…..
Verdade! Fazer buscas no cabelo de pessoas negras garante a segurança nacional!!!! Perfeito!
Qual o problema ? Além do mais TODO politico deveria ser revistado.
Naquele cabelo armado, dá pra “mocozar” uns 5 tijolinhos de maconha prensada, mais uns 10 saquinhos de cocaína e ainda uma faca, tesoura, ou qualquer objeto pontiagudo, relativamente pequeno, que possa ameaçar a integridade física das pessoas de bem. É como quando os traficantes fazem, ao ver a polícia chegar na boca, escondem rapidamente os tijolos de maconha e saquinhos de cocaína em qualquer moita pelo chão, menor do que este cabelo armado aí.
THAIS,VC FICOU BRAVINHA?TA NERVOSA?ORA BOLAS,VAI PESCAR ,QUANTO O CASO DE RACISMO É MIMIMI MESMO ,SE NÃO QUER SER REVISTADA É PQ TALVEZ TENHA ALGO A ESCONDER,TEM QUE SER REVISTADA MESMO COM OU SEM MIMIMI,E PARA COM ISSO DE USAR RACISMO COMO UMA SIMPLES MULETA PRA SE FAZER DE COITADINHA,SE NÃO TEM O QUE ESCONDER NÃO TEM QUE TER MEDO
Eu, quase perdi o voo para SP de Salvador. Abriram tudo, me levaram para a salinha e me mandaram tirar a roupa, só não revistaram meu cabelo porque ele é curto, máquina 2. Ah, meu apelido era Parmalat ou perneta, por ser branquinho e deficiente físico. Isso que ela fez é mímimi sim!! Outra coisa, eles tomaram meu isqueiro!
Tem razão. KKKKKKKKKKKKKK
VERDADE RACISMO NAO EXISTE… NEGROS HABITAM OS MORROS DO RIO E AS FAVELAS DE SP, PORUQE QUEREM, SAO VAGABUNDOS NATO>>>>>
Não são vagabundos não. Basta ver agora no carnaval o pessoal fica 4 dias acordado e não reclama de nada.
Engraçado.. outro dia eu também passei por este constrangimento. Pior, eu e minha esposa que estava comigo e adivinhem a minha cor?…. Branca.. Ah, minha filha, para com esse negócio de criar racismo em tudo. Racismo está na sua cabeça e achar que as coisas acontecem por conta da sua cor!
Esta querendo aparecer… é política, esse povo vive em campanha.
Me desculpe a sinceridade. Você tem sua opinião e eu a minha. Em primeiro lugar, sou totalmente contra racismo e preconceito racial. Tanto sou que me recuso a chamar alguém de “negro”, por achar isso preconceituoso. No mundo todo se diz preto. Mesmo porque o oposto de negro é “alvo”, e não vejo ninguém se referir aos brancos assim. Ser preto não é vergonha, então não é necessário nenhum eufemismo para se referir às pessoas dessa raça. Preconceito é o seu. Então não se pode revistar um preto por ser racismo? Pretos estão acima do bem e do mal? Alguém te proibiu de viajar no avião por ser preta? Isso seria discriminação, assim como não te revistar somente por ser preta. Entendeu? Igualdade é uma coisa, isso que você parece querer é superioridade. Igualdade é tratamento igual. Ninguém te ofendeu. É um procedimento de segurança legal e lícito. Daqui parece que você está procurando “pelo em ovo”, ou desculpa para aparecer. Desarme-se e seja feliz!!!
Mais uma que se acha especial, menos mi mi mi em redes sociais e mais trabalho minha senhora.
PSOL e trabalho não cabem na mesma frase. Só mimimi.
Nossa que “ixisperto”você é,e criativo! SQN
Água e óleo. hehehehehe…
Que especial?Deixa de ser tolo,tenha mais empatia pelas pessoas coloque-se no lugar dela!
No lugar dela, o cara iria passar em vestibular e em concurso sem ter que estudas tanto. Nossa, como eu sou “ixesperto” e golpista e racista e fascista e nazista e elite branca e contra as domésticas e coxinha e Blá, Blá, Blá. Todos são iguais, mesmo que seja na inspeção do aeroporto.
..
hehehehehehehe… Né?
TODOS IGUAIS quem, VASCULHAM SEU CABELO NO AEROPORTO, não fale merda….
Se coloque no lugar de todos passageiros dentro de um avião onde ninguem foi revistado e pode levar armas bombas , etc.. Pelo visto você nunca entrou num avião.
NINGUEM REVISTA CABELO EM AEROPORTO JA ANDOU DE AVIAO PRA FALAR ?
A revista pode ser feita em qualquer lugar ( inclusive na parte interna do corpo com raio x) que possa esconder alguma coisa. Portanto te pergunto : Como estava o cabelo desta senhora ? Usava Lenço ? Estava com volume excessivo ? Se informe melhor e pense um pouco antes de dar a sua opinião de acéfalo petralha.
eles não tem direito de tocar no cabelo da pessoa, já peguei aviões varias vezes e com cabelo black power… Eu te amo, ok, mesmo me ofendendo viu, lhe compreendo, argumento de burro sempre vai ser coice…
Primeiramente gostaria de te informar que quem escreve em “caixa alta” está “gritando” portanto você foi muito mal educado comigo. Em segundo lugar você deve entender que os tempos mudaram e portanto as pessoas podem e devem ser revistadas antes de entrar em um avião, pois a 10000 m de altura e com um louco armado dentro da aeronave ninguém estará preocupado com o politicamente correto e sim em sair vivo. Em terceiro lugar se eu entrar em um avião e ver um black-power, um turbante, uma túnica, ou qualquer outra vestimenta que possa esconder algo ilícito sem ser revistado eu desço . Abraço.
Verdade! Essa reclamação dá ibope no brasil!
Eu viajo constantemente de avião e prefiro ser revistado (e já fui ) do que ser surpreendido a 10 mil metros de altura por um louco armado dentro do avião.Essa senhora quer promoção ou é muito desinformada.
VAsculhaam seu CABELO no AEROPORTO, se sim ok, senão, enfia seu MIMIMI no cu
Já fizeram rigorosamente a mesma coisa comigo e no mesmo aeroporto. Como eu não tinha nada a esconder, fiquei bem a vontade durante a revista que não me causou nenhum espanto e muito menos constrangimento. Mas acredito que alguém que esteja de posse de algo ilícito possa ficar bastante preocupado com o procedimento.
Também aconteceu comigo e faço os procedimentos na maior tranquilidade, consciente que se tratam de normas de segurança!
Bom, sou negro, não votei no PT, sou contra as cotas e contra esta autocomiseração sem tamanho que as minorias fazem.
Vim de família humilde que preferiu lutar do que ficar pedindo as coisas. Jamais permitirei ao meu filho ser cotista e quero que ele saiba que tudo que ele quiser vai ter que vir do esforço dele.
Sei que o racismo existe, mas não me preocupo com ele.
Como você pode ver nem todos da “raça” pensam igual.
Achei o procedimento do aeroporto normal e correto e seguro, sem sinal de discriminação nenhuma.
Mas ela pertence a classe politica, que gosta de chamar a atenção, como todos que sempre estão por trás desta choradeira.
Ou são políticos, ou vão ser ou querem ser.
E estes que gostam de marketing para se promover e enganar o povo e isto existe nas duas “raças”, na minha e na sua.
E sobre igualdade, o que se pode conseguir é o que está na lei, mas se isto vai entrar na mente das pessoas não sei.
A tolice é achar que todos pensam igual porque alguns aproveitadores com mais visibilidade por cargo (politico ou artistico), fazem esta choradeira toda.
Eles não representam os negros, os de verdade estão trabalhando e seguindo sua vida como qualquer cidadão.
Se você afirma que “nunca vão alcançar a igualdade”, você está admitindo que ela não existe…
Acertou!
Lógico que não existe. Não existem cotas para branco pobre, que mora na mesma rua de terra, na favela, que o negro cotista mora. Não existe balada white, como existe balada black etc. Já imaginou uma balada chamada balada white? Quanto desocupado frustrado esperneando, arrancando os cabelos, chorando, berrando? kkkkkkkkkkk…
Parabéns, meu velho. Tenho amigos negros inteligentes e honestos, como você. Tenho orgulho deles.
Meu irmão.. até vibrei com seu comentário.
Os brancos adoram negros que pensam assim. Vc terá um bom lugar nas empresas e negócios deles. Será sempre respeitado.
BEM ENTÃO ALEM DE NEGRO ÉS ALIENADO.VOTOU NO HOLIDAY TBM ?
Kkkkkk O típico ‘argumento’ de quem não tem nenhum: “não sou racista, porque tenho amigo negro; não sou homofóbico, porque tenho amigo gay; não sou machista, tenho até namorada”…
Só rindo do mimimi de gente frustrada que não sabe lidar com o fato de que ninguém é obrigado a ser ofendido e sofrer discriminação calado…
Meu amigo vai estudar um pouco sobre as cotas para depois falar, pelo que disse acima só repete o que a mídia diz. As cotas antes de ser racial é social.
Quem falou em homossexualismo, machismo e mais um monte de blá blá blá vomitado por feministas inúteis? Não se perca, mantenha o foco, garotinha. Que dó… Coitado desse pessoal que não sabe nem o que é ser discriminado, acha que ser revistado em aeroporto ou em qualquer outro lugar é ser discriminado e se ofende com revista. Aff… Quanta ignorância… Imagine essa afrocoitadista se vitimizando em um aeroporto nos EUA, quando for tirar foto com o Mickey Mouse. Sim, nos EUA, porque estes esquerdistas não passam nem perto da Venezuela, para desfrutar do “glorioso” socialismo, com que tanto sonham, onde não há sequer papel higiênico para limparem a bunda; onde o exército morto de fome guarda as portas do mercado, para garantir a cota máxima de compras por habitante, por conta da crise de abastecimento no país; onde transplantados tomam remédio de uso veterinário, por não ter disponível para seres humanos no país. É bem a cara desses psolistas e demais inúteis esquerdistas. Eu queria estar lá pra ver esta afrocoitadista esperneando em um aeroporto dos EUA. Direto pra solitária!!! Ia ficar mansinha rapidinho. kkkkkkkkkkkkk…
MEU NEM DA IBOPE… POVO MUITO BURRO AFF…
“Desculpe” por você ser incapaz de entender o contexto…
Ah, faltou me chamar de feminazi kkkkkk este é um dos “arJumentos” dos mimizentos que não são capazes de perceber que as coisas mudaram!!!!
Kkkkkk
Tchau, garotinho… Tenho mais o que fazer do que perder tempo com quem não possui argumentos e faz ataques pessoais como forma de resposta!!!!
Cada um tem sua opinião e ofender gratuitamente quem diverge da sua mostra muito mais sobre quem você é do que sobre as pessoas ofendidas…
Coitada, nem criatividade tem… hehehehehe… Vai lá criticar marchinhas de carnaval, vai… hehehehe… Que inútil para a sociedade…
Coitado, nem argumentar sabe… Vai lá chamar mulheres de feminazis, porque é só até aí que você alcança, garotinho!
Mais um petralha seguindo as ordens do Lula para dividir o Brasil. Passa no diretório e peça a tua cesta . PELEGO.