Por decisão do ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve início nesta sexta-feira (19) o andamento formal da ação, apresentada ontem (quinta, 18) pelo PT, destinada a investigar a suspeita de que o candidato Jair Bolsonaro. (PSL) foi beneficiado pela utilização de mecanismo de envio de mensagens em massa via WhatsApp durante a campanha. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o sistema foi custeado por empresas de apoiadores do presidenciável e tinha como objetivo disseminar conteúdo ofensivo contra o adversário do deputado na corrida presidencial, Fernando Haddad (PT).
O ministro, por outro lado, negou os pedidos de diligência feitos pelo PT, como busca e apreensão e quebra de sigilos (bancário, telefônico etc). Segundo Jorge Mussi, liminares não devem ser expedidas antes que a outra parte seja ouvida, além do que a denúncia foi apresentada apenas com base na reportagem da Folha. O magistrado deu cinco dias para que a defesa de Bolsonaro se manifeste.
Leia também
“Observo que toda a argumentação desenvolvida pela autora [campanha do PT] está lastreada em matérias jornalísticas, cujos elementos não ostentam aptidão para, em princípio, nesta fase processual de cognição sumária, demonstrar a plausibilidade da tese em que se fundam os pedidos e o perigo de se dar o eventual provimento em momento próprio, no exame aprofundado que a regular instrução assegurará”, anota o ministro na decisão.
Acusando a campanha adversária de abuso de poder econômico, o PT também havia pedido diligências como busca e apreensão de documentos na Havan, rede varejista sediada em Santa Catarina, bem como na casa do proprietário, Luciano Hang, um dos principais apoiadores de Bolsonaro no mundo empresarial.
> Em prática ilegal, empresas bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, diz Folha
A campanha petista pediu ainda a prisão do empresário, caso o acesso à documentação viesse a ser rejeitado. O partido também pediu que o TSE determinasse ao WhatsApp a apresentação, em até 24 horas, de um plano para barrar a disseminação de conteúdo negativo contra Haddad.
Não há prazo para a conclusão do processo – a menos de dez dias da votação em segundo turno, é quase certo que Bolsonaro e Haddad voltarão a se enfrentar nas urnas. Com a investigação durante o transcurso do processo eleitoral, o terceiro colocado no primeiro turno, Ciro Gomes (PDT), não deverá ser levado à disputa em segunda etapa, como determina a lei em caso de impedimento de uma das chapas depois do primeiro turno. O PDT também pediu ao TSE a cassação da candidatura de Bolsonaro.
> WhatsApp remove contas de disparo em massa de notícias falsas
> Bolsonaro nega participação em fraude no WhatsApp e anuncia ação contra Haddad
ORGANIZACAO CRIMINOSA DO PARTIDO SOCIAL(ISTA) LIBERAL DE COVARDES CORRUPTOS VIOLENTOS DO BOSTANARO!!!
HADDAD 2018!!!
Bull Shit!
A Foice de São Paulo não apresentou nenhuma prova, apesar de muitas mídias (as imparciais) terem criticado a matéria (que não passa de uma Fake News), e do WhatsApp já ter declarado que não existe o “alegado contrato” que esse bando que destruiu o país cita.
O TSE não deveria nem ter acatado, já que não existem sequer indícios.
No fundo, no fundo, o objetivo do PT agora é acabar de vez com a estabilidade, legalidade e legitimidade das instituições, pois só assim conseguiriam impedir que um militar assuma a presidência pelo voto popular.
JB17
Sem determinar diligências e busca e apreensão, favorece a destruição de provas. Certamente, esta atitude é apenas um faz de contas. Devemos lembrar, que até a formação do congresso está contaminada pois foi evidente a eleição de muitas pessoas devido a este enxame de fake news. Enfim, toda a eleição está contaminada mas se a sociedade não fizer pressão, ficará tudo por isso mesmo.
Tem mutreta aí… Deu na Folha: “Grupos de WhatsApp pró-Haddad proliferam, e PT desconfia de armadilha bolsonarista”………
Isso me faz pensar que é o próprio PT quem está criando Fakes pró-Bolsonaro, para tentar destruir a candidatura do Mito e derrubá-lo via TSE.
E Lembrem-se daquelas invasões de escolas promovidas por filhos de petistas e suas linhas auxiliares que fingiam ser “jovens estudantes apartidários”.. kkkkk
#foraHaddad
ou melhor #ForaFalsiddad!
kkkkkkkk
HADDAD 2018-LULA LIVRE- PARA UM BRASIL UNIDO E MELHOR!!
Esse povo do Partido Social(sta) Liberal e uma organização criminosa sim e o tempo todo espalham mentiras contra o Haddad!
Bostanaro precisa ser preso sim e afastado de qualquer cargo por 8 anos!!!
CRIMINOSOS TODOS OS APOIADORES DO BOSTANARO RACISTA VIOLENTO!!!
COVARDE DE DEBATER PORQUE SABE SE ABRE O BICO VAI PERDER NA HORA!!!
Ninguém precisa espalhar mentiras contra o Haddad.
Basta ler o plano de governo dele que você deixa de votar no mesmo.
PELO MENOS ELE TEM UM PLANO MAS O BOSTANARO COVARDE NAO TEM NADA!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Bolsonaro tem plano de governo, cara.
Só pesquisar aí no Google que você acha o PDF.
Esse povo do PT perdeu a noção do ridículo
Eles nunca tiveram noção de ridículo! kkkk
BOSTANARO O LÍDER DA SEITA RELIGIOSA/POLÍTICA O SEJA ORGANIZAÇÃO CRIMINAL DO BRASIL PARA ACABAR COM A DEMOCRACIA!!!