Prêmio Congresso em Foco

Os vencedores da edição 2012 do Prêmio Congresso em Foco

Quem são os parlamentares que podem fazer a diferença no Congresso Nacional? O Prêmio Congresso em Foco, que será entregue em 2013 pelo oitavo ano consecutivo, valoriza o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato.

Entre aqui para ver as fotos do evento de premiação em 2012

Reportagem em vídeo da entrega do Prêmio Congresso em Foco 2012

Os principais momentos da premiação, em vídeo

Veja todas as matérias sobre o Prêmio Congresso em Foco

A tarefa de identificar os parlamentares homenageados, conforme as regras do prêmio, é delegada, numa primeira fase, aos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, em processo realizado em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). Em 2012, 186 jornalistas participaram da escolha.

Eles votam nas categorias gerais – “melhores deputados” e “melhores senadores” –  e especiais, descritas abaixo. Os 20 deputados federais e dez senadores mais votados nas categorias gerais e os quatro parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais passam à segunda etapa de votação, na internet.

Todos os congressistas pré-selecionados pelos jornalistas serão premiados com certificados. Caberá aos internautas definir os vencedores de cada prêmio da categoria especial e a classificação final dos selecionados para as categorias gerais. Desde o ano passado, o internauta pode acrescentar um nome, em cada uma dessas categorias, aos escolhidos pelos jornalistas.

De acordo com o regulamento, é expressamente proibida a premiação a parlamentares que respondam a acusações criminais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), a processos nos conselhos de ética da Câmara e do Senado ou que sejam alvo de denúncias de grave ofensa aos direitos humanos (por exemplo, por racismo, homofobia ou exploração de trabalho escravo).

Com o prêmio, o Congresso em Foco e seus parceiros querem ressaltar a importância do Parlamento em uma democracia e a necessidade de os eleitores acompanharem de modo permanente a ação dos congressistas, inclusive para reconhecer a boa atuação de quem melhor desempenha o mandato.

Combatemos a ideia de que “todos os políticos são iguais”, e convidamos você a nos ajudar a escolher os melhores representantes que a população enviou ao Congresso Nacional.

Categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco 2013:

Parlamentares de Futuro”, categoria patrocinada pela Ambev, na qual serão distinguidos somente os deputados e senadores com menos de 45 anos.

Defesa da democracia”, patrocinada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF);

Combate ao crime organizado”, apoiada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF);

Defesa da Defesa da Seguridade Social e dos Servidores Públicos”, com o apoio da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip);

Defesa dos consumidores”, categoria apoiada pela Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical);

Gestão pública”, categoria apoiada pela Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp);

Defesa da educação”;

Defesa do desenvolvimento econômico”.

Também receberão premiação especial o(a) deputado(a) e o(a) senador(a) mais votados pelos jornalistas na etapa preliminar de votação

Como ocorre desde 2010, a votação na internet será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A votação dos jornalistas, seguindo a tradição de todos os anos anteriores, é acompanhada e fiscalizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

A votação na internet se estenderá de 9 de julho a 9 de setembro. O evento de premiação será realizado, em Brasília, no dia 26 de setembro.

Todas as matérias publicadas sobre o Prêmio Congresso em Foco

Voltar ao topo
Imprimir
Publicidade Publicidade