Mais de 30 famílias têm mais de um representante no Congresso; veja quais são elas

Família com um pé no Senado e outro na Câmara: a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) e o filho deputado Irajá Abreu (PSD-TO)

Acre

Senador Gladson Cameli (PP) – Sobrinho do ex-governador Orleir Cameli e do deputado César Messias (PSB-AC).

Alagoas

Senador Benedito de Lira (PP) – Pai do deputado Arthur Lira (PP-AL) e padrasto de Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió.

Deputado Maurício Quintella Lessa (PR) – licenciado, é ministro dos Transportes. Primo do deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), ex-governador de Alagoas, e de Otávio Lessa, conselheiro do TCE-AL.

Amapá

Senador João Capiberibe (PSB) – Marido da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) e pai do ex-governador do Amapá Camilo Capiberibe.

Amazonas

Senador Eduardo Braga (PMDB) – Marido de sua suplente Sandra Braga (PMDB), que o substituiu no Senado enquanto ele era ministro.

Bahia

Deputado Bacelar (Podemos) – Sobrinho do ex-senador Ruy Bacelar e do ex-deputado João Carlos Bacelar, é primo do deputado João Carlos Bacelar (PR-BA).

Espírito Santo

Senador Ricardo Ferraço (PSDB) – Filho do deputado estadual Theodorico Ferraço e enteado da deputada Norma Ayub (DEM-ES).

Goiás

Senadora Lúcia Vânia (PSB) – Foi casada com o ex-governador Irapuan Costa Junior. É irmã do ex-senador Moisés Abrão Neto e prima do ex-deputado Pedrinho Abrão. É tia do deputado Marcos Abrão (PPS-GO).

Maranhão

Senador Edison Lobão (PMDB) – Marido da ex-deputada federal Nice Lobão e pai de seu suplente Lobão Filho (PMDB-MA), que exerceu o mandato em seu lugar enquanto era ministro.

Senador João Alberto (PMDB) – Pai do deputado João Marcelo Souza (PMDB).

Deputado Sarney Filho (PV) – licenciado, é ministro do Meio Ambiente. Filho do ex-presidente José Sarney, é pai do deputado estadual Adriano Sarney e irmão da ex-governadora Roseana Sarney. É primo do ex-prefeito de Pinheiro (MA) Filuca Mendes e do deputado Victor Mendes (PSD-MA).

Mato Grosso do Sul

Senador Waldemir Moka (PMDB) – Primo dos deputados Zeca do PT (PT-MS) e Vander Loubet (PT-MS) e do ex-prefeito de Porto Murtinho (MS) Heitor Miranda.

Deputado Zeca do PT (MS) – Tio do deputado Vander Loubet (PT-MS), irmão do ex-prefeito de Porto Murtinho Heitor Murtinho e primo do senador Waldemir Moka (PMDB-MS). É casado com Gilda dos Santos, que era suplente em chapa derrotada ao Senado em 2010.

Minas Gerais/Rio de Janeiro

Senador Aécio Neves (PSDB) – Neto do ex-presidente Tancredo Neves e do ex-deputado Tristão da Cunha, é filho do também ex-deputado Aécio Cunha. É primo do vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, e do deputado Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ). É sobrinho-neto do ex-prefeito de Cláudio (MG) Múcio Tolentino.

Pará

Senador Jader Barbalho (PMDB) – Pai do ministro Helder Barbalho, ex-prefeito de Ananindeua, ex-marido das deputadas Simone Morgado e Elcione Barbalho (PMDB-PA) e primo do deputado José Priante (PMDB-PA).

Paraíba

Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) – Filho do ex-governador e ex-senador Ronaldo Cunha e pai do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). É sobrinho do ex-senador Ivandro Cunha Lima e primo de Romero Rodrigues, prefeito de Campina Grande. Também é primo dos deputados estaduais Bruno Cunha Lima e Arthur Cunha Lima Filho.

Senador José Maranhão (PMDB) – Filho de Benjamin Maranhão e irmão de Wilma Maranhão, ex-prefeitos de Araruna. O pai do senador ainda foi prefeito de Cacimba de Dentro. É tio do deputado Benjamin Maranhão (SD-PB) e da ex-deputada estadual Olenka Maranhão.

Deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) – É representante de uma das famílias mais tradicionais da política paraibana. Filho dos ex-deputados federais Vital do Rêgo e Nilda Gondim (hoje suplente do senador José Maranhão), é irmão do ex-senador Vital do Rêgo Filho, hoje ministro do Tribunal de Contas da União. É neto do ex-governador Pedro Gondim e do ex-deputado estadual Major Veneziano (PE) e sobrinho-neto do ex-governador e ex-senador paraibano Argemiro de Figueiredo. É primo do ex-senador Domício Gondim Barreto.

Paraná

Senador Roberto Requião (PMDB) – Filho do ex-prefeito de Curitiba Wallace Thadeude Mello e Silva, é pai do deputado estadual Requião Filho e irmão do ex-deputado federal Maurício Requião. É tio do deputado João Arruda (PMDB-PR).

Pernambuco

Senador Armando Monteiro (PTB) – Filho do ex-deputado e ex-ministro Armando Monteiro Filho e neto do ex-governador Agamenon Magalhães. É primo do deputado Fernando Monteiro (PP-PE) e do ex-deputado José Múcio Monteiro, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) – Pai do deputado licenciado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), ministro de Minas e Energia, e do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. É sobrinho do ex-governador de Pernambuco Nilo Coelho e do ex-deputado Osvaldo Coelho. É irmão do ex-deputado Clementino Coelho e primo do deputado Guilherme Coelho (PSDB-PE).

Deputado Augusto Coutinho (SD) – Pai do vereador de Recife Rodrigo Coutinho. É genro do ex-deputado José Mendonça e cunhado do ministro da Educação, o deputado licenciado Mendonça Filho (DEM-PE).

Piauí

Senador Ciro Nogueira (PP) – Marido da deputada Iracema Portella (PP-PI), filho do ex-deputado Ciro Nogueira e neto do ex-prefeito de Pedro II (PI) Manoel Nogueira Lima. É genro da ex-deputada federal Myriam Portella e do ex-governador Lucídio Portella.

Rio Grande do Norte

Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) – Filho do ex-vice-governador e ex-senador Garibaldi Alves e pai do deputado Walter Alves (PMDB-RN). É sobrinho do ex-governador e ex-ministro Aluizio Alves e do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Natal Agnelo Alves. É primo do ex-deputado Henrique Eduardo Alves e de Carlos Eduardo Alves, atual prefeito de Natal.

Senador José Agripino (DEM) – Herdeiro de uma das mais famílias mais tradicionais da política do Rio Grande do Norte e da Paraíba, é pai do deputado Felipe Maia (DEM-RN) e primo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do ex-prefeito do Rio César Maia. É filho do ex-governador Tarcísio Maia, sobrinho do ex-senador João Agripino Maia Filho (PB) e primo do ex-deputado Lavoisier Maia. É parente da deputada Zenaide Maia (PR-RN), do ex-deputado João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia. Outros parentes do senador exercem ou exerceram mandatos no Rio Grande do Norte.

Deputado Rogério Marinho (PSDB) – Neto dos ex-deputados federais Djalma Marinho e Arnaldo Barbalho Simonetti. É filho de Valério Marinho, suplente do senador José Agripino Maia (DEM-RN), sobrinho do ex-senador Kerginaldo Cavalcanti, sobrinho dos ex-deputados estaduais Márcio, Milton e Nei Marinho (é sobrinho-neto dos dois últimos).

Rio de Janeiro/São Paulo

Deputado Jair Bolsonaro (PSC) – É pai do deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), do deputado estadual Flávio Bolsonaro e do vereador do Rio Carlos Bolsonaro.

Rondônia

Senador Acir Gurgacz (PDT) – Filho de seu suplente Assis Gurgacz (PDT-RO), que já o substituiu o Senado, ex-vice-prefeito de Cascavel (PR). É irmão do deputado estadual Airton Gurgacz, ex-vice-governador de Rondônia.

Senador Ivo Cassol (PP) – Filho de seu suplente Reditário Cassol (PP-RO), que já o substituiu no Senado, ex-prefeito de Colorado do Oeste. É irmão dos ex-prefeitos Nega Cassol, de Alta Floresta, e César Cassol, de Rolim de Moura (RO) e de Santa Luzia do Oeste (RO).

Senador Valdir  Raupp (PMDB) – Casado com a deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), irmão do suplente de deputado estadual Ademar Raupp e tio do ex-prefeito de Colniza (MT) Assis Raupp.

Sergipe

Senador Antonio Carlos Valadares (PSB) – Pai do deputado Valadares Filho (PSB-SE) e filho de Josefa Matos Valadares e Pedro Almeida Valadares, ex-prefeitos de Simão Dias. Tio do ex-deputado federal Pedrinho Valadares.

Tocantins

Senador Vicentinho Alves (PR) – Pai do deputado Vicentinho Junior (SD-TO) e primo do deputado estadual Paulo Mourão (PT).

Senadora Kátia Abreu (PMDB) – Mãe do deputado Irajá Abreu (PSD-TO) e do ex-vereador Iratã Abreu, de Palmas.

<<De pai para filho, as “capitanias hereditárias” do Congresso

<< A incrível bancada dos parentes na Câmara

<< A incrível bancada dos parentes no Senado

<< De pai para filho: família que está há 196 anos no Congresso prepara dois sucessores

 

Continuar lendo

Publicidade Publicidade