A Rede Globo é alvo de um processo por práticas racistas e discriminatórias por sua nova novela “Segundo Sol”, próxima atração de seu horário nobre. A União de Negros pela Igualdade (Unegro Brasil) ajuizou uma ação civil pública contra a emissora na 2ª Vara Especial da Fazenda Pública em Salvador, na Bahia. Para a entidade, o elenco da novela não expressa a sociedade soteropolitana e baiana. Procurada para comentar o assunto, a emissora não deu retorno ao Congresso em Foco até a conclusão desta reportagem.
Leia também
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), no ano passado, os negros eram 85% da população da capital baiana. Mesmo diante desse cenário, a novela, ambientada em Salvador, é protagonizada por atores brancos.
<< Globo afasta William Waack depois de comentário racista; vídeo viraliza nas redes
Publicidade<< Após polêmica sobre comentário racista, TV Globo encerra contrato com William Waack
A petição afirma que a prática racista não atinge somente a população baiana, mas “fere a toda uma população e porque não dizer à sociedade brasileira, haja vista que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD-IBGE, a população brasileira estimada no ano passado, 2017, era de 205 milhões e 500 mil habitantes, sendo que os negros representam hoje a maioria, ou seja, cinquenta e cinco por cento, muito embora esse percentual na Bahia seja mais elevado (quase 80%)”.
Protagonizada pelos atores Emílio Dantas, Vladmir Brichta, Giovana Antonelli, Deborah Secco e Adriana Esteves, todos brancos, a novela de autoria de João Emanuel Carneiro estreará no dia 14 de maio e conta a história de um cantor de axé que é dado como morto após a queda de um avião. O principal conflito da trama consiste no fato de que o protagonista, Emílio Dantas, é convencido a não dizer a verdade sobre o que aconteceu e assumir uma nova identidade em uma localidade distante do litoral baiano, onde formará um par romântico – e branco – com a personagem de Giovana Antonelli.
A ação civil pública é assinada pelo advogado Egberto Magno e pede uma liminar para obrigar a TV Globo a incluir negros e negras como protagonistas na gravação dos próximos capítulos. “[…] se para implementar essas obrigações for necessária a readequação do roteiro, que sejam adotadas as medidas pela emissora”, reclama a ação judicial.
Caso a petição seja aceita, a entidade pede que a Globo seja multada em R$ 1 milhão por dia em caso de descumprimento, valor que será destinado a inserções de publicidade educativa sobre a questão racial que deverão ser exibidas nos intervalos da novela. Este site enfatiza que uma eventual manifestação do Grupo Globo sobre o assunto será veiculada, na íntegra, sem qualquer alteração textual ou editorial, a qualquer hora e tão logo seja encaminhada à equipe de jornalismo.
É Bahia meu bem, na Bahia o negro é protagonista na maioria das vezes, outdoors, cartazes, propagandas, lá eles são muito regionalistas e cultuam sua cultura. Como a globo não percebeu isso?
Mi mi mi são brasileiros com 90% de sangue negro correndo nas veias, 90% possuem cabelos crespos, 90% possuem características negras, no exterior são chamados de “latinos” |(sinônimo de negros), porém, continuam posando de caucasianos.
Isso é o simbolo do atraso cultural desse país. E juíz nenhum aceitará dar liminar a essa ação. Cotas na tv ? Já não basta nivelar as Universidades Federais por baixo com cotas ? E o mérito ?
Dizer que não há racismo no Brasil é desconhecer a verdade. Essa ação diz tudo : EXIGIMOS ATORES NEGROS. Ou seja, o racismo por parte dos autores ( União de Negros pela Igualdade ) é gritante.
Solução: Não gravem a novela lá. Pronto!
O negócio deles é samba, capoeira, rede, vadiagem.
Venha gravar no Sul.
Ação patética!!!
A Globo realmente tem um “mar” de defeitos e falcatruas, mas essa ação aí tem nada a ver!! A questão é: trata-se de uma obra de ficção, sem compromisso com a realidade. Não é um documentário “antropológico” sobre os nativos da Bahia, mas apenas uma “obra ficcional”. Se a Globo quisesse, poderia realizar uma “obra ficcional” na Bahia apenas com alienígenas, pessoas loiras, asiáticos, anões, pessoas da cor verde, etc. A Globo não tem obrigação nenhuma de incluir pessoas de determinadas etnias nas suas obras. A não ser que realize um documentário na Bahia, que tenha relação com a realidade, daí sim teria a obrigação de incluir pessoas negras.
Portanto, trata-se de uma ‘obra ficcional”, sem compromisso com a realidade. O resto, é puro mi mi mi!!!!!!
Raça é um tema deveras polêmico. Tanto que a ciência apenas dá alguns exemplos que reúnem características mais comuns. É lógico que básicamente podemos citar apenas 4 grandes grupos, mas se divagar mais longe esse número poderia ir mais longe. Portanto se formos processar a TV por discriminação, está faltando mais gente que o processe.
Parabéns em processar o Globo que e umas das piores entidades que discrimina contra negros o tempo todo, mas pelo visto aqui os elites adoram ficar mandando nos negros enquanto os brancos são os únicos com empregos!
Hipócritas da pior especie!
Existe algum negro na cúpula do PT? A Globo é muito mais inclusiva com os negros do que a esquerda.
Claro que sim, o Globo precisa alguém para cuidar das mansões deles e limpar atras dos bens dos elites, prédios, etc nê, mas o Globo adora seguir o exemplo de não diversificar para aumentar a desigualidade no pais especialmente contra os negros que também são a maioria nas penitenciarias do Brasil!
Esse péssimo exemplo para mim não e nada inclusiva!
A esquerda verdadeira deveria tratar todos iguais ignorante, não como os elites!
Não respondeu: existe algum negro na cúpula do PT?
En 2010 foram eleitos 14 parlamentares federais negros pelo PT, 52 Vereadores em 2008, O PT e o partido que mais elege negros, Marina Silva foi Ministra Negra do Lula,
agora mentiroso golpista desgraçado?
racista eh o grupo q nao gosta dos brancos… na verdade o alvo deste grupo eh MANIPULAR a justica e ganhar uns $$$…a globo tem de se f… , defende este insanos ativistas e agora virou alvo deles…kkk
Agora saia da internet, e, vá procurar emprego.
A população está cada vez mais escrava de grupos que se sentem ofendidos por qualquer coisa. É muito mi, mi, mi.
Não demora e a bandeira da Paraíba vai ter que mudar seu lema para “afodescendente”…
Ah, vá dormir rapaz.
Vejam como a esquerda é cheia de argumentos.
Que piada!
Escreveu a rainha tosca.
Nossa! Por que se acha tosca? Não se menospreze tanto. Kkkkk
Jesus te ama!
Tosca e não se enxerga.
“grupo exige” !!! Mas então não podem ser processados por racismo também?
Ação ridícula.
Tudo bem pleitear maior inclusão dos negros, mas racismo é praticar discurso de ódio ou segregar alguém por conta de sua cor (ex: não permitir que um negro se matricule em uma escola). Não há lei alguma que obrigue uma empresa privada a contratar um certo percentual de pessoas de determinada raça.
Querem processar a Globo por nao ter nenhum crioulo na nova novela. Isso e’ que e’ racismo. Ate novela agora tem que ter cota de crioulo…Daqui a pouco vai ter que ter crioulo ate em novela que trate de imigracao alema ou holandeza…
Vai ter que ter crioulo pra tudo que e’ lado e sem lutar por isso
Tudo na vida tem que ser conquistado.
Ninguem da cota pra crioulo no basquete, futebol, boxe, corridas.
Eles vao la e conquistam…batalham e conseguem se impor.
Bastaria que os crioulos da Bahia que representam mais de 80% da populacao se organizassem e criassem empresas, escolas, universidades, empresarios e tecnicos com o mesmo afinco que criam escolas de samba, trios eletricos, carnaval que dura mais de 3 meses, blocos de carnaval como os holoduns essas coisas todas com a maior eficiencia e capricho… No fundo e’ tudo uma questao de biologia.
Pra carnaval, musica, percussao, piano e saxsofone, basquete, boxe, corridas, os crioulos tem um tremendo talento. Mas nao se ve crioulo em torno de violinos, musica classica, piscinas, ciclismo, piloto de F1, de aviao, esportes de inverno… e’ muito raro… nao e’ a deles….
Ninguem deu cotas pra brancos e os brancos antes, escravisavam outros brancos, desde que o mundo e’ mundo.
Mas agora tem essa coisa de crioulo pra ca e pra la.
Eles tem que aprender a conquistar o lugar deles por merito.
Ninguem da cota pra crioulo no basquete, futebol, boxe. Eles vao la e conquistam… conseguem se impor. Sao os melhores do mundo. Ganham salarios milionarios… mas tem que cavar, que lutar por… o mundo e’ assim.
Destilou racismo do começo ao fim mas, continua um mequetrefe de homem.
Curtiu o próprio comentário? Isso sim é “gópi”!