Leia também
Confira a íntegra da proposição
Tão logo foi aprovado o relatório de Fábio Trad, a reunião da comissão foi encerrada, como exige o regimento, devido ao início da ordem do dia em plenário. Na retomada dos trabalhos, os deputados membros do colegiado aprovaram o destaque para votação em separado que pede a supressão do artigo 2º. O dispositivo garantia ao Ministério Público a possibilidade de executar investigações de maneira subsidiária, em complemento aos procedimentos iniciados e concluídos pelas polícias.
Com a retirada desse ponto do texto substitutivo, a condução de investigações continua vetado ao MP, como estabelece a proposição original, restando à instituição apenas o papel de titular de ações penais (denúncia). Para Fábio Trad, a rejeição da emenda é uma perda para a sociedade, já que as polícias vão deixar de contar com o apoio daquela instituição em investigações sobre crimes contra a administração pública (corrupção) ou praticados por organizações criminosas, por exemplo.
O deputado disse ainda que vai tentar repor o dispositivo no texto com emenda de plenário, quando a matéria enfim for encaminhada à votação. Nessa fase da tramitação, deputados têm de aprovar a PEC em dois turnos, antes de enviá-la para a apreciação do Senado, onde repete o procedimento.
Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)
Publicidade