Em nova investida contra o Estatuto do Desarmamento, a bancada da bala tentará relaxar as regras para compra, registro e porte e armas de fogo. Desta vez, os deputados querem liberar a compra de armas por qualquer pessoa com 21 anos de idade, desde que não tenha antecedentes criminais e não seja reprovado em teste de sanidade mental.
Principal defensor da proposta, o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) afirmou em sua página no Facebook que “não faz sentindo vermos famílias sendo assassinadas, trabalhador assaltado e o bandido com a certeza que ninguém tem uma arma para se defender”. Segundo o parlamentar, a proposta tem apoio popular. O estatuto de desarmamento prevê, atualmente, a compra de armas a partir dos 25 anos de idade.
Leia também
O deputado já conseguiu assinatura dos líderes para que a proposta seja votada em regime de urgência. Agora, cabe ao presidente da Câmara Rodrigo maia (DEM-RJ), decidir quando o projeto entrará na pauta. Segundo informações do repórter Jailton de Carvalho, do jornal O Globo, a votação da proposta faz parte de um acordo para reeleição de Maia ter o apoio da bancada da bala. O presidente da Casa, porém, nega que haja este combinado.
Atualmente o porte de armas de fogo é limitado a categorias e pessoas que comprovem a necessidade de andar armado como medida de autoproteção. O projeto 3.722, do deputado Rogério Peninha (PMDB-SC), também dispensa a renovação do registro, que deverá ser feito apenas no momento da compra da arma. Atualmente, o dono da arma precisa renovar sua concessão a cada três anos para o Estado garantir a atualização de armas perdidas e roubadas.
Há estudos sérios mostrando que com a liberação do porte de arma pelo cidadão, a bandidagem diminui e o índice de assaltos idem. Na Inglaterra, por exemplo, foi assim. Aqui somos reféns de bandidos. E a polícia “garante” a nossa proteção…!
O negócio é FACILITAR a vida do bandido. NÃO reaja e NUNCA ande armado!
O índice de assalto nos EUA é menor que aqui no Brasil e lá o presente que os pais dá para os filhos quando completam a maioridade, é um Fuzil AR 15.
Isso é questão de cultura, sou a favor do armamento, porém tinha que tornar essa lei mais rigorosa….Talvez igual as despesas anual como a dos veículos. Despesas semelhantes a do IPVA, em caso de disparo acidental, além do atirador cumprir pena pagaria uma indenização; uma espécie de DPVAT, manutenção a cada 6 meses e perícia. E a maioridade para obter um armamento deveria permanecer….
O resultado do plesbicito mostrou que não queriamos este lixo de estatuto. Foi-nos empurrado goela abaixo, não resolveu nada, os numeros de homicidios aumentam ano a ano, a quantidade de homicidios esclarecidos nunca chega a 10%, parece que isso tudo faliu né…tá na hora de mudar já que esta proposta deu errado.
Não acho que colocar arma na mão do cidadão ficaremos mais seguros, pois já existe tanta violência! Além do mais o bandido conta com o fator surpresa, se ele desconfiar que você tem uma arma te dará um teco no meio da testa.
Nas brigas de trânsito e domésticas, na hora da fechada e da raiva, tendo uma arma a disposição e o sangue quente, não dará outra…
Diminuir a idade para ter uma arma so agravaria a violência, pois quanto mais jovens, maior o número de vítimas por arma de fogo, segundo estudos do IPEA em 2016. No Nordeste os índices de violência são maiores, talvez por ser precária a ação repressora do Estado.
Outro exemplo é a letalidade na ação policial que demonstra que quanto mais o policial mata bandido, mais os bandidos matam policial, então, poderia acontecer com o número de latrocíneos que é o rouba seguido de morte.
Portanto, se eu der um tapa, receberei outro de volta. Então vale a velha maxima: violência gera mais violência.
O índice de assalto nos EUA é menor que aqui no Brasil e lá o presente que os pais dá para os filhos quando completam a maioridade, é um Fuzil AR 15.
Isso é questão de cultura, sou a favor do armamento, porém tinha que tornar essa lei mais rigorosa….Talvez igual as despesas anual como a dos veículos. Despesas semelhantes a do IPVA, em caso de disparo acidental, além do atirador cumprir pena pagaria uma indenização; uma espécie de DPVAT, manutenção a cada 6 meses e perícia. E a maioridade para obter um armamento deveria permanecer.
Porém , lá nos EUA existe justiça e mesmo assim aparece um e outo que foi preso por engano!!! Aqui no Brasil com um bom advogado, você protela até a prescrição da pena, lembro de um juiz que mandou matar outro e responde em liberdade, pois, tem vários recursos. Hoje, louvamos o trabalho da Lava Jato, porém tem 300 picaretas no Congresso e vários outros na presidencia do Brasil roubando o Estado e nada acontesse! Nas prisões, a grande maioria são negros e pobres, e tem vários ladrões de galinhas estagiando para serem traficantes, ladrões de bancos, detce carga,
Isto se passou em Ubatuba .
Um bando de assaltantes armados cercava uma casa com duas familias e 5 crianças pequenas ,e tinham certeza de que não haveria reação , pois sabem que o cidadão comum não porta armas de fogo.
Isto se passou na Marginal de Pinheiros em São Paulo .
Com o transito muito congestionado , um bandido saiu do mato , bateu com a coronha no vidro do carro e lá dentro , foi escolhendo o que levaria embora .
Quando foi vendida a ideia de desarmamento parecia que isto valia para todos , mas esqueceram de nos avisar que não valia para a bandidagem , que teria seu trabalho facilitado pela certeza de que não haveria reação.
Lógica Socialista: O aborto liberado vai diminuir o número de mortos: As drogas liberadas vai diminuir o tráfico e número de mortos. Já o porte de armas tem que ser proibido. Na boa: Depois que o antigo governo investiu em infra estrutura para escoamento de drogas em outros países eu chego a seguinte conclusão: O projeto Venezuela/Cuba estava a caminhos largos para ser implantado aqui no Brasil..