Em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), um dos principais opositores de Jair Bolsonaro, faz duras críticas ao governo, mas diz ser favorável que se investiguem estados e municípios na CPI da Covid.
Entre os temas abordados por Dino estão a organização de governadores via WhatsApp no combate à pandemia, a corrida por vacinas como a Sputinik V, que teve licença negada pela Anvisa na semana passada, além do protagonismo do Maranhão ao recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o governo realize o Censo 2021.
Veja a íntegra da entrevista:
Leia também
Sobre as eleições de 2022, Flávio Dino diz querer concorrer a uma vaga no Senado e afirma haver condições para que seja formada uma candidatura de centro-esquerda que faça frente a Jair Bolsonaro. De acordo com o governador, o presidente está fora da Constituição. “Bolsonaro é inconstitucional ele próprio. Ele todinho, do cabelo ao pé é incompatível com a Constituição Federal, em tudo. […] Ele é um presidente inconstitucional. Nós temos que fazer com que o campo da Constituição se una, no primeiro ou no segundo turno, em 2022”.
Dino também defende o impeachment e diz que apesar das diferenças com o general Hamilton Mourão, vê no militar mais espaço para diálogo do que na figura de Bolsonaro.
PublicidadeLeia trechos da entrevista:
Congresso em Foco (CF): desde o início da crise da covid o senhor tem sido bastante crítico com relação a atuação do governo federal na condução da crise. O que faltou pensando em articulação, planejamento entre a esfera federal e estadual?
Flávio Dino: No caso do plano nacional faltou, sobretudo, seriedade, decência, faltou humanismo e solidariedade. A ausência destes componentes, decisivos para quem governa, fez com que se estabelecesse uma disparatada, uma desatinada premissa negacionista, que conduziu uma série de omissões e também de ações. Omissões, por exemplo, no que se refere a uma campanha informativa liderada pelo governo federal acerca das boas práticas sanitárias, do uso de máscara, tudo o que a ciência fixou como diretriz em âmbito mundial.
Ações também desalinhadas àquilo que a ciência recomenda no que se refere à promoção de aglomerações inusitadas com fins politiqueiros, eleitoreiros, coisas fora de hora. Isso tudo que está sendo sublinhado por esta CPI instaurada no Senado. A premissa negacionaista, portanto, é o que explica todos os equívocos que aconteceram no que se refere ao abastecimento de insumos, de respiradores, de anestésicos, de oxigênio, falta de vacinas.
É uma doença grave, causa mortes, mas este efeito terrível poderia ter sido fortemente mitigado em âmbito nacional. Para agravar essas circunstâncias tivemos estados e municípios lutando bravamente em defesa da Saúde, sofrendo uma intensa sabotagem por parte da esfera federal, levando a um arranjo institucional praticamente confederativo e não federativo, isto é, autonomia dos estados sendo levadas ao extremo para suprir omissões, ações erradas do plano federal. Na medida em que há este alargamento das autonomias, acaba que se evidencia ainda mais a ausência da chamada coordenação nacional.
O senhor chegou a criticar, na época da criação do comitê da covid, que os governadores não foram chamados para debater. Como é essa organização paralela dos governadores? Como se organizam para dimensionar essa crise e cascatear informações que chegam do governo federal sem estar todo mundo unido?
Quando foi constituído este tal comitê nacional com um ano de atraso, nós alertamos muito enfaticamente e formalmente que isso não daria certo. Até por uma imprecisão terminológica. Inconstitucional, uma vez que a Constituição alude à constituição dos três entes que compõem a federação. Como se faz um comitê nacional sem estados e municípios? O que nós dissemos se confirmou. Que este comitê nacional era apenas algo retórico, que não produziria nenhum efeito prático e ai está, ninguém nunca mais ouviu falar do tal comitê nacional criado por um decreto do presidente. Decreto errado.
Pedimos a revisão, não houve sequer resposta e ai nós temos aquilo que nós mencionamos como federalismo cooperativo horizontal, os estados se articulando entre si sem que haja verticalidade inerente à forma federativa. Não é o ideal, mas é o que nós conseguimos construir e fazemos isso diariamente, com os consórcios, fóruns regionais de governadores e o fórum nacional que está em reunião permanente por intermédio do grupo de WhatsApp, que mantemos dos 27 estados e é por ali que construímos documentos, políticas, trocamos informações sobre procedimentos, o que está dando certo, o que pode dar mais certo, informando sobre proposições mitigadoras socioeconômicas.
O ideal é que houvesse um comitê nacional de verdade, mas até hoje não existiu, quem sabe a CPI do Senado consiga adotar neste passo institucional imprescindível e que estranhamente, até agora não foi adotado.
A CPI da Covid vai também investigar governos e municípios. Os senhores estão dispostos a irem depor na comissão? Qual a sensação dos governadores com relação à comissão?
Temos de separar o joio do trigo. Uma coisa são investigações legítimas, que fazem parte da vida republicana. Eu defendo investigações. O que sou contra é o estabelecimento de perseguições. A milicianização de instituições para servir a propósitos de pequenos grupos, de poderosos de ocasião. Isso é a separação que temos de fazer.
A CPI no Senado pode e deve investigar o uso de recursos federais em estados e municípios, mas com seriedade, moderação, compromisso aos fatos e não repetindo fake news, mentiras de que eram bilhões ou trilhões e que todos os governadores roubaram.
O senhor é uma opção para a corrida eleitoral presidencial de 2022?
Eu venho afirmando que o meu projeto principal que busco hoje é a candidatura ao Senado pelo Maranhão. É claro que tudo está ainda muito aberto. Temos de esperara, dar tempo ao tempo, ver como as forças políticas do campo progressista popular vão convergindo, mas realmente tenho hoje uma visão mais relacionada à política estadual e colaborar com a nacional. Acima de tudo com essa visão de convergência do campo progressista para que a gente derrote o bolsonarismo. Tenho dois grandes objetivos nas eleições de 2022. O primeiro é a busca do Senado pelo Maranhão e por outro lado derrotar o bolsonarismo porque o Brasil não aguentaria mais quatro anos de desastre. Minha colaboração é: o que podemos fazer para evitar mais quatro anos de governo desastrado, incompetente, improbo, que temos atualmente.
E o que é capaz de fazer?
Aquilo que a história brasileira ensina, uma maior convergência. Num primeiro momento no campo popular progressista, mais da esquerda e dialogando com as forças mais ao centro. Foi esse tipo de pacto que já houve em vários momentos, que permitiu o avanço.
Como conversar com o centro sendo um partido de esquerda?
É um exercício diário e nós experimentamos isso com muito êxito quando Rodrigo Maia (DEM-RJ) era presidente da Câmara. Se nós temos hoje um novo Fundeb devemos a este tipo de pacto. Bolsonaro não queria Fundeb. Se foi possível sustentar a presidência do Rodrigo Maia na Câmara, que não é do nosso campo, mas que tinha abertura para dialogar, embora tivéssemos muitas diferenças com ele, conseguimos avanços. Essa experiência pode ser uma sugestão do que é produtivo, do que funciona e há tempo porque temos ainda uma longa estrada. Temos as prioridades de 2021 que devem estar na frente. Vamos ver 2022 em 2022.
Vimos em 2018 que majoritariamente essas forças centristas caminharam por ação ou por omissão com Bolsonaro e nós temos que criar um ambiente em que consigamos que deste campo, que eu situo nos marcos da Constituição de 1988, o candidato que passar tenha o apoio do outro. Porque o Bolsonaro está fora da Constituição. Bolsonaro é inconstitucional ele próprio. Ele todinho, do cabelo ao pé é incompatível com a Constituição Federal. Em tudo. […] Ele é um presidente inconstitucional. Nós temos que fazer com que o campo da Constituição se una, no primeiro ou no segundo turno, em 2022.
O ex-presidente Lula voltou ao cenário eleitoral, esteve em Brasília essa semana. Há alguma articulação com o PT? Como fica uma possível candidatura de esquerda enfrentando Lula?
O PT é o maior partido do nosso campo político e tem essa liderança que é o ex-presidente Lula, talvez a maior liderança da nossa história. É natural que ele tenha um papel de coordenação, de direção, de liderança desse processo. Tenho conversado muito com ele e vejo essa disposição ao diálogo e acho que esse é o caminho. Ele pode ser o candidato se de fato esse for o caminho que ele próprio coloque com o partido dele porque é um nome que tem todos os atributos para ser esse elemento de convergência, ou dependendo da avaliação em 2022 o PT apoiar alguém seria normal.
Partidos de esquerda têm falado muito sobre impeachment. Essa é a saída?
Considerando que estamos em meio a uma pandemia pessimamente gerida, o impeachment é imprescindível. É um imperativo da hora presente para salvar vidas. Tenho certeza que o vice-presidente Hamilton Mourão, com quem tenho óbvias diferenças ideológicas, seria um gestor com mais atributos, qualidades e capacidades cognitivas para poder entender o que está se passando no Brasil e no mundo e, com isso, poder governar melhor. Sou daqueles que acham que todo momento é propício para fazer impeachment diante de um governo tão desastrado e inconstitucional e de um presidente da república tão amigo dos crimes de responsabilidade.
> Girão lança ofensiva contra governadores do Nordeste na CPI da Covid
Você diz que Bolsonaro é inconstitucional. Antes fosse, pois já teria fechado o STF o Senado e a Câmara, pois governando só por decretos ele faria muito mais do que já tem feito, e economizado bilhões de reais com brasileiros que são contra o Brasil, e gastado esse dinheiro com quem realmente importa: O POVO !
FLAVIO DINO É UM LADRÃO DO PT QUE FOI ELEITO COM OS VOTOS DE PESSOAS SEM CAPACIDADE DE VOTAR ,POIS ESTAS PRAGAS ACABARAM COM O ENSINO NO PAÍS.
E você é um ignorante da cabeça aos pés. Tem olhos, mas não vê. Tem ouvidos, mas não ouve, aprendeu a ler, mas não lê. Tudo o que Bolsonaro fez e faz, e que os outros não fizeram, está disponível, no you tube e em outras plataformas e nas medias não comunistas.
Esse canalha ainda encontra espaço na mídia. Está provado que roubou o dinheiro enviado pelo Governo Federal enviou para o Maranhão. É muita falta de vergonha na cara viu…
Caro,
Está provado?
Não sabia.
Vc consegue apresentar as provas?
está tão provado que ele defende essa investigação. A propósito, faltou capim hoje?
No Brasil ainda dão espaços para comunistas, desde que sejam contra o causador de todos os males, não do povo, mas deles, (Bolsonaro), todos órfãos de pai e mãe desde Dino até Amoedo passando pelo Dória, Hulk, Ciro, Mutreta, etc. Para esquerdistas de sempre e direita ressentida vale tudo, o problema é que na loucura podem estar pavimentando a estrada para o Lula, ai é que eu quero ver. Brincam com fogo sem se aperceberem que a Venezuela e a Argentina estão logo ali.
Que bobagem ,caro Gil.
Amoedo comunista foi uma das frases mais estúpidas que já li em toda a minha vida. Pra ganhar voto de eleitor de Bolsonaro, pode até ter estuprador pedófilo que é só falar nos “cumunista” que a boiada dá voto
COVARDE , COMEU O DINHEIRO DO POVO , ATÉ DE FAVELADOS ´POR 17 ANOS . AGORA QUE O DINHEIRO ROUBADO ACABOU VEM ESPERNEAR SUA IMAGEM IMUNDA NAS REDES SOCIAIS.
Inconstitucional é termos no congresso nacional e $tf comunistas, esquerdopatas, traidores da pátria, canalhas, cleptocratas, corruptos, ladrões, bandidos, usurpadores, espoliadores como esse verme do dino….
Os traidores da Pátria são outros.
TEMOS QUE QUESTIONAR OS SOCIALISTAS, QUE, SE POR ACASO UM DIA ELES ASSUMIREM A PRESIDENCIA DA REPÚBLICA, QUAL SERIA A COR DE NOSSA BANDEIRA.
PODEM PRESTAR ATENÇÃO, NO MUNDO INTEIRO NÃO SE VE MAIS ALGUEM FALANDO EM SER COMUNISTA. ATÉ O PUTIN DA RUSSIA JÁ DISSE, COMUNISMO COMO O DA UNIÃO SOVIÉTICA, NUNCA MAIS. FALOU ISTO POR NA REUNIÃO QUE ELE TAMBEM PARTICIPAVA, ALGUEM TOCOU NESTE ASSUNTO.
Coitado dos maranhenses, escapam da família Sarney e caem nas garras desse comunista sem noção, que fica com a pança na janela daquele palácio, naquele morrinho de frente para o mar em São Luís, e de costas para o povo do estado dele!…O maranhense é um povo gente fina, não merecia essa figura como governador não!
Esse era o principal candidato a presidente da esquerda para 2022. Hoje nem entra nas pesquisas. Agora diz ser candidato ao senado. Mais 2 meses e será candidato a deputado federal, depois a deputado estadual, a vereador, e finalmente concorrerá a porteiro do condomínio onde mora, e o atual porteiro irá se reeleger.
E ainda é capaz de se aliar ao Sir Ney.
O Mestre de Todos já foi lá na ilha do Curupu pedir a ”bença”
Por falar, a prole toda sumiu.
Será que voltarão, mas todos vestidos com roupas listradas?
Inconstitucional deveria ser COMUNISTA ter partido e voto; afinal COMUNISMO sempre é crime. Um dia COMUNISMO sera crime aqui, como é na Polônia e Ucrânia ( quem passou sabe a M que é).
Não é só no RJ que tem ”ongs” e ”os” de políticos com ”marios peixotos” de testas de ferro, viu governador?
Aí no ”Grande Maranha” também tem.
Tudo para desviar dinheiro público, principalmente da saúde e da educação.
https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2020/12/09/operacao-apura-desvios-de-r-15-milhoes-em-emendas-parlamentares-com-recursos-da-saude-no-maranhao.ghtml</code
CPI é evento para distrair gringo bêbado!
Pra ter isenção nos comentários esse comunista deveria abdicar da ajuda federal pq o Estado dele não se sustenta pq essa verba some e continua a mesma porcaria sempre..
Comunista hoje em dia é aquele sujeito que defende os ”dereitchos” da ”casta” do funças.
E a estatização completa da economia.
Isso é que é o ”socialismo”, é feito com o dinheiro dos outros e sempre acaba quando o dinheiro dos outros acaba.
Caro Acarneirado.
E só isso que consegue falar a respeito.
Que pobreza de espirito.
E de conhecimento.
Você entende de comunismo?
É ”especialista”?
Não Acarneirado, imagine eu especialista;
Sou não.
Especialista é vc , meu caro.
Especialista em escrever abobrinhas.
Eu sou ”especialista” em irritar as pessoas que nunca votaram no pt.
Sim..e são transferidos pra paraísos fiscais
E as férias são em Orlando, Nova York, Londres, Paris, Roma.
Para Havana e Caracas ninguém vai…
Rapaz. Eu assisti um vídeo de Cuba atualmente. Dá desespero a socialização..de lá..
Sobre qual das Cubas?
Porque tem 3 ”cubas” diferentes…
Os horrores cubanos
Ah, sim.
Então o documentário era sobre a “Cuba do Povo”
A VIDA EM CUBA É O QUE CHAMAMOS NO BRASIL DE MISÉRIA COLORIDA
Um comunista e socialista que não merece crédito de ninguém. Espero que ele seja expurgado da política do Maranhão para sempre.
Caro José,
Que coisa ultrapassada essa de comunista e socialista.
Só isso que consegue argumentar??
Ainda mais porque é tudo ”fake”…
Comunismo hoje só no museu.
Esqueci de dizer.
O verdadeiro ”comunista” é Admirador Do Molusco
Um comunista que fez com que os professores da rede pública estadual e os POLICIAIS MILITARES terem o melhor salário do país, que coisa né?