A inteligência em análise de dados nas campanhas eleitorais nunca foi tão debatida quanto nos últimos dez anos, para o bem e para o mal. O fato é que, para além dos exemplos negativos que foram observados em diversos países, guiar uma campanha baseada em dados, faz com que seja possível elaborar estratégias mais eficazes de comunicação observando todas as boas regras do jogo.
Sempre tentou-se conhecer bem o eleitor. Afinal de contas, é com quem se vai falar. Interessa saber quem é ele, do que gosta e o que o aflige. As restrições tecnológicas, porém, impunham muitos limites à pesquisa.
Para facilitar esse trabalho, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad) lança o curso “Inteligência de Dados em Mídias Sociais”. Na formação, será possível aprender as melhores técnicas para monitorar e analisar o crescente fluxo de informações nas redes sociais.
Leia também
“Inteligência em Dados em Mídias Sociais” faz parte de uma formação completa elaborada pelo Ibpad que contempla outros três cursos: Pesquisa de Opinião, Pesquisa Qualitativa e Dados & Mapas”.
As aulas do curso são voltadas, especialmente, para profissionais que trabalharão em campanhas eleitorais. No entanto, estudantes de pós-graduação e pesquisadores também podem se beneficiar com os conhecimentos e aprendizados práticos compartilhados na formação.
No curso, os alunos aprenderão como obter dados a partir do “caos” que é a internet e como analisar essas informações e aplicá-las para otimizar as estratégias da campanha eleitoral.
Publicidade“Sai de um lugar de feeling puro e começa a entender as redes mais pragmaticamente”, afirma Rebeca Garcia, uma das professoras do curso.
Será abordado no curso o uso das principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e WhatsApp. As práticas ensinam a avaliar a performance dos perfis, utilizando as métricas fornecidas pelas próprias redes e com o auxílio de programas complementares, como o Fanpage Karma.
A formação também ensina como elaborar relatórios concisos e objetivos, que foquem nas informações essenciais para a campanha, além de técnicas para otimizar e automatizar a produção desses registros.
“Acredito que o feeling de uma campanha faz toda a diferença, especialmente se estiver baseado em dados e referências que você absorveu anteriormente. O curso permite deixar o seu feeling mais afiado, o que pode fazer você ter uma grande ideia antes do seu concorrente”, complementa a professora.
O curso é composto por quatro aulas objetivas e tem carga horária total de 12 horas. Os participantes terão acesso a modelos prontos de relatórios e de dashboards e receberão um certificado do Ibpad ao concluírem todas as atividades.
Para se inscrever e saber mais sobre o curso, acesse o site do instituto. E para os leitores do Congresso em Foco, o Ibpad ofereceu um desconto de 30% na compra dos cursos individuais, basta utilizar o cupom congressoemfoco no carrinho de compras.
Deixe um comentário