O militante Ênio Pasqualin, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi morto a tiros no município de Rio Bonito do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. Segundo informações do MST, Ênio foi retirado de sua casa por sequestradores na noite deste sábado (24) e seu corpo foi encontrado na manhã deste domingo, nas proximidades do assentamento. Ainda não há informações oficiais sobre as circunstâncias do assassinato.
Ênio entrou no MST em 1996 e atualmente era dirigente estadual do movimento no Paraná.
“Tiraram a vida de um pai, de um marido, deixando suas duas filhas, o filho e a esposa com uma dor inexplicável e inaceitável”, diz a nota da Direção Estadual do MST-PR.
Político do PT lamentaram o assassinato nas redes sociais e cobraram investigações.
Ênio Pasqualin estava em sua casa, c/a família, quando foi surpreendido por um grupo armado, que o sequestrou; corpo foi encontrado neste domingo. Movimento cobra respostas das autoridades https://t.co/cj0RU7DKj6#Resistencia934Dias #LulacomBene
Siga nosso Instagram @DilmaResisteLeia também
— 🎗Dilma Resistente (@DilmaResiste) October 25, 2020
Há tempo a violência no campo é realidade no Parana.C/ a eleição de Bolsonaro e Ratinho Jr as coisas só pioraram. Ameaças de despejo são frequentes na justiça e contra a vida de militantes, por parte de fazendeiros, também. Certos parlamentares endossam essa escalada de violência
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) October 25, 2020
Leia íntegra da nota do MST
É com profunda tristeza que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Paraná comunica o falecimento do companheiro Ênio Pasqualin. O militante foi executado a tiros no município de Rio Bonito do Iguaçu, onde vivia com a família, no assentamento Ireno Alves do Santos. Ênio foi retirado de sua casa por sequestradores na noite deste sábado, e seu corpo foi encontrado na manhã deste domingo nas proximidades do assentamento, com claras evidências de execução.
O companheiro iniciou sua militância no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no ano de 1996, em Saudade do Iguaçu/PR. No mesmo ano, mudou-se para o acampamento Buraco, em Rio Bonito do Iguaçu/PR, fazendo parte de uma das maiores ocupações de terra do MST, em 17 de abril de 1996, quando três mil famílias Sem Terra ocuparam o latifúndio da Giacomet Marodin, atual madeireira Araupel.
De coordenador de base a dirigente estadual do MST Paraná, Ênio participou de diversas atividades e ocupações de terra na região de Rio Bonito do Iguaçu. Ênio Pasqualin sempre foi um camponês aguerrido na luta.
Em Rio Bonito do Iguaçu, Ênio e sua família criaram raízes, assentados no Assentamento Ireno Alves dos Santos no final de 1996. Ele continuou ajudando a construir a luta por Reforma Agrária, seja no âmbito da produção e na organização dos assentados quando foi Presidente da Central de Associações Comunitárias do Assentamento Ireno Alves dos Santos (Cacia), ou quando ajudou os filhos e filhas dos assentados e assentadas a se organizarem para continuar a luta pela terra na extensa área da Araupel.
No dia 15 de outubro, Ênio comemorou seus 48 anos de vida junto a sua família e hoje, 10 dias após seu aniversário, deixa sua família de forma inaceitável. Tiraram a vida de um pai de um marido, deixando suas duas filhas, o filho e a esposa com uma dor inexplicável e inaceitável.
À família e aos companheiros e companheiras enlutados os mais profundos sentimentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Cobramos o esclarecimento dos fatos, a investigação e prisão dos envolvidos.
Aos nossos mortos nenhum minuto de silêncio, mas uma vida toda de luta!
Rio Bonito do Iguaçu/PR, 25 de Outubro de 2020.
Direção Estadual do MST-PR
> STF determina que Força Nacional de Segurança deixe municípios da Bahia
Essa turma da foto acima tem cara de sem terra?
A Reforma Agrária se faz com a terra (dos outros)
Tem cara de ”Movimento dos Com Barriga Cheia”, M-C-B-C.
Não sei como até agora ninguém ainda reclamou da falta de representatividade desse grupo.
Nesse grupo não tem uma mulher, não tem um afrodescendente, não tem um americano autóctone e nem um GLSPYQTR+%.
Todos eurodescendentes do norte, com pança grande de tanto comer filet mignon por conta dos outros…
Matou-se alguém covardemente. Se vc compactua com isso, criminoso é!
Terrorista se trata na bala.
Impressionante como alguém pode ter empatia por latifundiários que perdem a terra mas não tem por trabalhadores que perdem a vida.
Não entendi.
Onde está o ”trabalhador” nessa estória?
No país da milícia, os assassinos estão à vontade e canalhas como alguns que comentaram ainda defendem
Estamos em um país que está sendo dominado pelas milícias.
Os telefones do assassinado Adriano ‘já’ foram periciados?
Pois é, mas não foi o José Rainha que disse que se fosse preciso pegariam em armas ?? E não foi a Gleisi que disse que haveriam mortes ?? O resultado está aí. O Brasil vai precisar de mais de uma geração para apagar o rastro da destruição deixada pelo ClePTo.
Pimenta no bóga dos outros é refresco neh Gleisi, vsf tem mais é que erradicar esse câncer que se tornou essa quadrilha e seus tentáculos
Como diz o ditado popular, quem semeia ventos, colhe tempestade.
Pensei que o governo do PT já tinha acabado com a Reforma Agrária.
Tinha um ministério especifico pra isso, todo a máquina a favor para resolver o problema, dinheiro à vontade.
E nada, deixaram é criar mais conflito para lucrar politicamente lá na frente.
Os esquerdinhas ficam mudinhos mudinhos com esta afirmação. O que já demonstra que devem ser tratados com extrema PREGUIÇA!
A verdade é que a Reforma Agrária é uma ”bandeira” da esquerda ”latino” americana.
Não vai ser feita nunca, é uma ideia que precisa perdurar eternamente no esquerdismo imaginário do continente ”latrino” americano, único continente do mundo onde essa onda do oba-oba castrense ainda é moda.
Mal sabem essas pessoas que a mecanização agrícola acabará com a necessidade da existência do antigo ”campesinato”, já que ninguém que produz alimentos em escala comercial vai preferir contratar gente em vez de comprar máquinário.
A casa era dele DE VERDADE? ou ele apenas invadiu (se for isso, era alguém tentando reaver o produto de um roubo, só isso). o PT-MST reclamando que aumentou os crimes contra eles por “ameaça de desepejo”??? despejo não é crime, qualquer pessoa normal sabe que se não pagar pela casa, o dono tem esse direito… inversão total de valores no Brasil
quem se importa! MST é como terroristas. Menos um! Melhor pro Brasil.
Terrorista? Aqueles que doaram toneladas de alimentos que produzem para matar a fome dos famintos? Terrorista é quem não provê alimentos para o seu povo e exporta tudo para enriquecer o agronegócio.
Conversinha fiada que não cola mais e não encontra respaldo na realidade. Só palavrinhas bonitinhas que não são verdade. Lula em 13 anos que ficou no poder não acabou com a fome do MST? Balela. Invadiu? estão arriscados às consequências.
Só porque a grande mídia não divulga então é mentira que o MST doou toneladas de alimentos para os pobres nessa pandemia? Ora, vá te catar bolsominion!!! A grande mídia jamais vai divulgar os feitos do MST que beneficiam os pobres. Sempre vão demonizá-los chamando-os de desordeiros. Só que o site de notícias BBC/Brasil publicou uma matéria com o título “Como o MST tornou-se o maior produtor de arroz orgânico da América Latina”. Procure pela notícia e vc vai ver que não são desordeiros e arruaceiros coisa nenhuma. Além disso o MST doou álcool gel para os hospitais e UBSs de Santa Catarina durante a pandemia. Não acredita? Vá lá perguntar!!! E Lula fez vários assentamentos de terras beneficiando 520 mil assentados. Só não fez mais porque os ruralistas não permitiram.
O PT é assim. Em torno da construção da narrativa, pega o dinheiro ROUBADO DAS PREFEITURAS e parte delas reinveste em grupelhos como o MST, na tentativa de fabricar ” heróis populares” (de laboratório). Se é assim, Bolsonaro foi o cara que mais lkevou água ao sertão nordestino, mas vocês só espancam o cara. De verdade? Nem votei no Bolsonaro. Mas entre Bolsonaro e qualquer nome do PSOL, PT, PC do B, eu voto no Bolsonaro. Aliás, voto em qualquer um, contra qualquer um desses partidos de esquerda. A esquerda é muito perigosa, eles se travestem de jargões bonitinhos, inventam apelidos para os outros, e de forma dissimulada vão se deixando levar pela corrupção e pelos crimes , relativizando fatos e situações, fingindo-se de bons moços. São ilusionistas. Você sabe que pode ficar 24 horas do seu dia postando na internet, que você não vai conseguir converter ninguém, não é mesmo?
Como disse: vá defender os milicianos então! Quanto a roubar as prefeituras estamos vendo como os direitistas estão faturando alto com a entrega de nossas riquezas. Vide pré-sal que vale trilhões de dólares e vc, rindo como uma hiena, defendendo esses gatunos!
No estado de direito as pessoas têm que ser julgados conforme a lei.
blablabla…MST é terrorismo. Tem que ser tratado como tal. blablabla estado de direito blablabla é apenas um conto de fadas utópico que os bandidos se apropriaram e deverá ter menos peso daqui pra frente.
Terrorismo é o que você está pregando: Não seguir a lei!
MST não segue a lei. Terrorismo.
Você tampouco quer seguir a lei, é tão terrorista quanto!
Todos deveriam sentir prazer com a morte de um terrorista. Eu sinto, é delicioso. Você? Fica tristinho. É de dar dó! Se um terrorista invadir a casa de alguém, este alguém tem o direito de se defender a altura. E depois a lei resolve. Mas, quando o MST perceber que ninguém mais liga para as consequências, vai ficar pianinho.
Terrorista e fascista é seu comentário. Perceba a barbárie: então que morra. Justiça? Pra quê, né? Resolver na base da bala é sua meta? “Parabéns”.
O que eu respondi é exatamente o que você afirmou. E não, NINGUÉM SE IMPORTA. Mude de país. Vá para Cuba.
Mude você, vá para a Bielorussia ou a Arábia Saudita!
Está enganado. Muitas pessoas se importam. As de boa índole, claro. Mudar de país é para covardes ou para os que desistiram de lutar por tanto tempo. Quem parece estar mais incomodado é você, a ponto de desejar a morte de quem discorda da atuação e, nitidamente há uma leitura enviesada no seu entendimento do MST, ou melhor dizendo, lê pela superfície, pelo discurso barato. “Mude-se você” (papinho de jardim de infância).
Vamos fazer assim. Se o MST invadir a propriedade da minha família, não vai ter lei que os salve! Porque é assim que deve ser tratada uma INVASÃO.
CAMINHAMOS A PASSOS LARGOS, PARA O QUE ERA HABITUAL NA DITADURA. GENTE SEQUESTRADA E MORTA. O PIOR É QUE NUNCA VÃO PARAR NA CADEIA. O PARANÁ É UM LUGAR DEPRIMENTE. ALIÁS, PENSANDO BEM, O BRASIL É TODO DEPRIMENTE.
Na ”democracia” isso nunca acontecia, né?
Celso Daniel te lembra alguma coisa?
Eu sou da região do ABC paulista, caro! E te digo: quem matou Celso Daniel foi gente que não gosta do PT, principalmente os empresários que exploravam os transportes públicos na época em S.André, pois deviam impostos para a prefeitura desde a década de 60. E quando Celso Daniel assumiu a prefeitura a administração passou a cobrar esses impostos atrasados. Daí esses empresários passaram a dizer que a prefeitura estava cobrando propinas deles. Só que a Câmara dos Vereadores fez uma CPI para apurar essa denúncia e nada ficou provado sobre isso, mas ficaram sabendo que o empresário Gabrilli, pai da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), pagou a um concorrente para que desistisse de uma licitação e ficasse só ele para continuar a explorar o transporte público da cidade.
Essa versão é a versão “pt friendly” da estória.
Sabe nada inocente!!!!
Onde o PT entra, acaba o superfaturamento, a caixinha dos transportes, o direcionamento das licitações.
Nééééé?????
Pra vc o meu QuáQuá, QuáQuá, qua qua qua qua
Nossa! Gostei dos seus argumentos: Néééé´e quáquáquá!
Já que gostou tanto do meu QuáQuáQuá, vá morar em MariQuáQuaQuá, pra ver a corrupção que tá rolando LáLáLa
Você também não era ”amiga” da família do Leonel ”bla-bla-bla-bla” Brizola?
Vc é muito bem ”relacionada”!
Já perguntou para eles como ele fugiu vestido para o Uruguai?
Infelizmente não sou amiga da família do Leonel Brizola mas tenho uma enorme admiração por ele. E, MARIA FOFOCA, vai se lixar nas ostras! C’est fini, caro!!!!
Enquanto tiver Robôs ldlotas para serem sa k neados, não vou não…kkkkkkk
Eu conheço o Thiago Daniel, sobrinho e pupilo político do celso Daniel. A famíliaa recebeu $ do PT para fechar o bico. E para preservar suas vidas. O que ocorreu foi que o Celso Daniel desviava dinheiro da Prefeitura de Sto André. Isto ocorria sistematicamente a mando do PT. Ele não era exceção. Todos os prefeitos eram obrigados a desviar para o PT. O que ocorreu é que DENTRO DO PT o dinheiro ROUBADO das prefeituras do Brasil, ESTAVA SENDO DESVIADO, só que agora DO CAIXA 2 DO PT para o bolso de um grupinho do alto escalão do PT, que incluía Lula, Zé Dirceu, Gilberto carvalho. Quando o celso Daniel resolveu EXPOR esta turminha perante o próprio PT, foi assassinado. Ou seja, ninguém ali era santo. Todos bandidos, uns mais que os outros. E os menores foram assassinados (Celso daniel e Toninho do PT)
Não sei se é verdade, mas já ouvi algumas ”estórias” sinistras.
Inclusive uma em que a digníssima virou ministra para ficar de boca calada.
São os ”podres poderes” do Cantando Seboso.
Ora, ora, caro! Quanta fantasia! O próprio irmão do Celso Daniel, sr. João Francisco, que acusava o PT pela morte do Celso na CPI dos Bingos, retratou-se e pediu desculpas ao José Dirceu em uma audiência perante a juiza Dra. Ana Cristina Ramos, juiza de Direito titular da 8a. Vara Civel no Fórum de S.André, no dia 25 de julho de 2006. Ele retratou-se das afirmações em que acusava José Dirceu de receber recursos recolhidos em Santo André para o PT através de um esquema de propinas cobradas de empresas de ônibus. Além disso o outro irmão de Celso, o Bruno Daniel, disse em uma recente matéria ao jornal Reporter Diário da região que nunca acusou o PT de ter relação com a morte de Celso Daniel. E a CPI que tratou da investigação sobre as tais propinas que os empresários acusavam que o PT cobrava deles foi realizada em junho de 2002 na Câmara dos Vereadores de S.André e, segundo o relatório final dessa CPI não ficou provado que houve cobrança de propinas por parte da administração Celso Daniel e, sim,que os empresários burlavam a Lei das Licitações, inclusive pagando propinas para desistência dos concorrentes. Quanto a esse sobrinho que vc conhece eu vou perguntar para a esposa de Bruno Daniel se o Tiago existe e é realmente sobrinho de seu marido, pois eu tenho mais amizade com a esposa do que com o Bruno Daniel, já que ela é amiga do meu irmão de longa data. Passar bem e, por favor, não devaneie tanto!
Todas estas retrata;’oes valem ZERO, quando o motivo da retrata;’ao foram AMEAÇAS que sofreram por parte dos dirigentes do PT. As suas citações são apenas ” para inglês ver” e não representam a verdade dos fatos. O PT é assim, cria situações para formatar uma narrativa. Pura fantasia. O bom é que NINGUÉM MAIS CAI NISSO. Você não converte ninguém.
Consulte o site do Fórum de S.André na data que especifiquei e no site da Câmara dos Vereadores de S.André a realização dessa CPI na data que mencionei e quanto à matéria do jornal Repórter Diário é só procurar no site do mesmo pois a matéria é recente.
Ora ora, claro…ameaçam uma família inteira, dão-lhe um $cala a boca$ para justificar as ameaças que vieram antes, fá-los assim, por pura pressão, inocentarem José Dirceu e cia, e pronto, ” puft”, como um passe de mágica o gado petista acredita que esta é a verdade fidedigna dos fatos. Faz-me é rir. Você mostra bem como o PT funciona. Como eles ” constroem a narrativa da realidade” (em laboratório). É total fake! E você parece acreditar. Desculpe, o seu universo coloridinho feliz, que é no que se baseia e que a enche de brios para defender essa corja, é pura fantasia. Mas, fanática que é, nunca vai mudar o paradigma. Não importa. Você não faz diferença. Nem eu. Ninguém mais cai neste papinho furado da esquerda.
Bolsomonion, vá defender os milicianos então! C’est fini, caro!
Você fala ” vá defender os milicianos”, mas defende os corruptos e assassinos do PT. Que moral você tem? nenhuma. para falar nada de ninguém. É a hipócrita chamando os outros de hipócrita!
Eu não defendo corruptos e nem assassinos do PT. Até hoje não vi nenhuma prova de que havia corruptos na administração Celso Daniel, inclusive a CPI que mencionei prova isso. E os mandantes do assassinato de Celso Daniel estão todos soltos. E se vc é de S.André deve saber que todos aqui na cidade desconfiam que quem mandou matá-lo são os empresários que exploravam os transportes públicos da cidade. Dentre eles está o sr. Ronan Pinto, que esteve preso em Curitiba mas por outros delitos. E hoje estamos vendo que o gajo continua a explorar os transportes públicos de S.André chegando a dominar quase a totalidade das linhas que servem à população. E sabe-se que ele é a eminência parda por trás do atual prefeito de S.André.
Acho que não estou falando com uma pessoa preguiçosa e que tem preguiça de consultar sites.
Não preciso consultar sites, sou amigo de INFÂNCIA do sobrinho do Celso Daniel.
Ah é? E de onde vc é?
Sou de Santo André e você?
Eu já disse que sou do ABC paulista!
Não devaneie, caro! Tu não sabes nada sobre o que aconteceu em S.André e muito menos na administração Celso Daniel, enquanto eu sou da região do ABC e conheço pessoas que trabalharam na prefeitura nessa época. Portanto, não fique só na divulgação do que diz a mídia mentirosa que odeia o PT.
Não devaneie minha cara, também sou de Santo Anddré e conheço por dentro a prefeitura daquela época, todo o trabalhno na Secretaria da Educação, e todos os trâmites do alto escalão do PT. Inclusive estive em Angola no mesmo período quando a comitiva do PT lá esteve. trabalhndo para o Dr. paulo kassoma. E sei TUDO o que ocorreu em Angola. Aliás, pessoas que lá estiveram comigo até testemunharam oficialmente. Não devaneie, nem megulhe na hipocrisia e na MENTIRA, o grande vício do PT é a MENTIRA. E todo trabalho do PT é fazer uma mentira parecer verdade.
E quem era o Secretário da Educação na época? Quero ver se vc se lembra.
Inclusive eu já disse para uma cunhada do Bruno Daniel que não confio no sr. João Francisco devido à sua atuação muito dúbia em relação ao seu irmão Celso, já que o sr. João Francisco atuava fazendo lobby em favor dos empresários dos transportes públicos de S.André junto à Prefeitura. Por que ele fazia tanto lobby? Além disso por que só Bruno Daniel e sua família tiveram que fugir para a França por 5 anos devido às ameaças que vinham sofrendo, enquanto o sr. João ficou no Brasil? Muito suspeito, né?
Esqueceu do Marco Aurélio ”Top-Top”… Essa aí deve ser ex-assessora do ”Seminarista” ou do ”Top-Top”.
Desde a infância e nascido na região, mesmo não sendo proprietários de terras, dela terra extraímos o sustento com minha mãe e irmãos, nunca invadimos propriedades alheias, pois pela confiança e retidão trabalhamos com honra. Se o Brasil é todo deprimente, mude-se para a Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, ou para a China …
É prefirível tentar mudar o próprio Brasil!
Por isso que você não deve ter ficado rico.
Essa turma fica e sem nem precisar trabalhar.