Autoridades federais estão entre os acometidos pelo contágio do covid-19. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), General Heleno (GSI) e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, por exemplo, testaram positivo para a doença nesta semana. Todos, por enquanto, estão com a saúde estável, segundo as informações oficiais.
> As últimas notícias sobre a pandemia de covid-19 no Brasil
Davi Alcolumbre
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-RJ), realizou, na noite de quarta-feira (18), uma tomografia para acompanhar a evolução da infecção por Covid-19. Davi seguiu em observação durante toda madrugada e teve alta na manhã desta quinta-feira (19). Segundo a assessoria de imprensa, o presidente do Senado permanecerá em casa, em isolamento, de acordo com as orientações médicas.
Leia também
Bento Albuquerque
Já o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que viajou na comitiva presidencial para os Estados Unidos na semana passada, acusou positivo para o vírus, mas está, segundo a assessoria de imprensa da pasta, em “excelente estado de saúde, assintomático”, porém segue em quarentena.
Publicidade
General Heleno
O mais idoso entre os membros do governo a contrair covid-19, General Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, também passa bem. Segundo sua assessoria, o ministro, apesar de contaminado, não apresenta os sintomas da doença.
Fabio Wajngarten
O secretário responsável pela comunicação da presidência, Fabio Wajngarten, foi o primeiro tripulante da comitiva presidencial a acusar positivo para o covid-19. Fabio tem feito uma espécie de diário em sua conta do Twitter, sobre como tem se sentido desde que contraiu o vírus. Ontem ele publicou que teve uma noite ruim de sono e que suou muito durante a madrugada. “Acordei cansado, mas com o passar do dia fui melhorando. Sem tosse, sem febre, sem dor no corpo e mais disposto. Apetite voltando, mais ainda sem sentir o cheiro e o gosto dos alimentos. Sinto que estou mais perto da cura”, desabafou.
O Congresso em Foco pediu para a Secretaria de Comunicação do governo (Secom) uma atualização do estado de saúde do secretário, mas até o momento não obteve resposta.
Parlamentares
O deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), está em quarentena, em casa. Ele tem apresentado sintomas de uma gripe leve, porém, chegou a ficar febril, com 37,5º. Coriza e irritação na garganta são alguns dos sintomas que o estão acometendo, além de tosse seca. Ele também viajou com o presidente, junto com o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) – também contaminado.
De acordo com informações oficiais do Hospital Sírio-Libanês, o senador Trad apresenta boa evolução do quadro clínico, está mantendo boa oxigenação, e teve melhora significativa do estado geral de saúde. O senador realizou tomografia de tórax e, de acordo com informações médicas, não apresentou sinais de gravidade. Não está com febre e pode receber alta em poucos dias.
Presidente da CNI
Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), foi outro membro da comitiva presidencial que contraiu o vírus, ele permanece de repouso em casa, com sintomas de gripe leve, mas sem febre.
> Coronavírus: prevenção, sintomas e o mapa atualizado da covid-19