*Atualização 2/8: a tabela foi atualizada.
*Atualização 9/5: uma primeira versão desta matéria indicava 443 vídeos que sumiram do ar ate quinta-feira (6). Após revisar os dados, a Novelo Data descobriu que alguns vídeos foram duplicados pela edição do título por parte dos youtubers. Com a nova filtragem, atualizada até este domingo, o número de vídeos únicos deletados foi a 385.
Desde que a CPI da Covid foi anunciada, no início de abril, canais de apoiadores do bolsonarismo no YouTube têm promovido uma limpa de vídeos sobre tratamento precoce de sua base de vídeos. Levantamento da Novelo Data a pedido do Congresso em Foco identificou que, entre o dia 14 de abril e esta quinta-feira (6/5), 385 vídeos de 34 canais, tratando de tratamento precoce, sumiram do ar.
Alguns dos canais mais relevantes de apoio ao presidente Jair Bolsonaro promoveram grandes operações para apagar conteúdo. O comentarista Alexandre Garcia, por exemplo, escondeu 109 vídeos neste período; a ex-apresentadora de TV Leda Nagle, que hoje comanda um canal com entrevistas, também retirou do ar 23 vídeos nas últimas semanas. Garcia, que também é colunista na CNN, tinha neste domingo 1,89 milhão de inscritos e chegou a sumir com 502 vídeos em uma semana, ou 43% da sua base de videos; Leda Nagle tinha 1,06 milhão.
Leia também
Veja a lista completa de vídeos que saíram do ar:
A maioria dos vídeos apagados tem ligação ao “tratamento precoce” contra covid-19, o coquetel de medicamentos composto por cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina defendido por Bolsonaro que é ineficaz contra o tratamento da doença. “Exija a HIDROXICLOROQUINA do seu médico” e “HIDROXICLOROQUINA está funcionando sim!” ambos sumiram do canal de Alexandre Garcia em 18 de abril.
O levantamento aponta inclusive um vídeo do jornal Gazeta do Povo, do Paraná – que deletou o vídeo “Amanda Klein tenta deixar prefeitos em saia justa mas leva resposta a altura” em 30 de abril. A lista consta com vídeos de outros temas: “CPI já tem conclusões antes de começar”, do canal Notícias Política BR (com 571 mil inscritos) também foi retirado do ar. “Na Noruega, a vacina da Pfizer e mortes de idosos”, do youtuber Gustavo Gayer, também saiu do ar.
Gayer, com 353 mil inscritos, anunciou neste sábado (8) que o seu canal será deletado, e acusou o YouTube de derrubar sua conta. “Aos poucos, essa plataforma que você me assiste agora vai começar a excluir, deletar e banir todos os os conservadores e aqueles que falam em nome da direita”, disse, “e até o meio do ano que vem, não deverá haver nenhum aqui”. O produtor de canal gaúcho, que se define como apoiador do presidente, disse que o YouTube – ligado à Google – lhe deu uma suspensão de advertência de sete dias, e que por isso seu conteúdo irá migrar para outras plataformas.
Não é possível apontar se os vídeos foram efetivamente apagados ou meramente ocultados no site. . A ação da plataforma é uma das possibilidades apontadas pelo sócio-fundador da Novelo Data, Guilherme Felitti. “A maneira como eu interpreto YouTube resolveu ser menos omisso no papel de regulamentar a própria plataforma, de executar suas próprias regras”, disse. “O YouTube tem regras contra este tipo de conteúdo, já tinha regras deste tipo antes daquela mudança que fizeram no mês passado – só nunca executaram”. O YouTube afirma não fazer ações do tipo.
O número de vídeos apagados, pondera Felitti, pode ser maior – uma vez que, mesmo sem citar temas como tratamento precoce no título, tais assuntos podem ser abordados durante o vídeo. Caso o apagamento esteja mesmo ocorrendo por ação do YouTube, a ação seria ineficaz. “O problema de desinformação do Youtube precisa ser resolvido quando você deleta vídeos no atacado”, explica, “e o Youtube faz isso no varejo – pinçam alguns vídeos só para falar que estão fazendo.”
Questionado, o YouTube afirma que possui regras públicas sobre o tipo de conteúdo aceito na plataforma e cabe aos criadores se inteirar a respeito delas e das consequências em não segui-las. A plataforma diz que busca agir rápido caso descubra algo fora dos padrões, mas que conta com revisores e inteligência artificial para rastrear o conteúdo publicado em seus servidores. 98% dos criadores que recebem um Alerta não cometem novas violações, indicou o YouTube.
CPI vai atrás de influenciadores
A CPI da Covid já partiu no encalço de influenciadores digitais próximos ao governo. Dois requerimentos já aprovados buscam saber se a Presidência da República, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), fez pagamentos para defesa de teses caras ao governo.
Ambos os requerimentos foi aprovado em 29 de abril, e é de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Outro deles foi encaminhado ao Ministério da Saúde.
Felitti considera “curioso” o timing dos apagamentos de vídeos – justamente quando uma investigação ameaça ir atrás de possíveis fontes de financiamento de propaganda. “É muito curioso ter limpezas gigantescas de canais negacionistas durante a instauração da pandemia e dos depoimentos”, diz.
No entanto, o analista não dá isso como certo. “Estamos vendo o mesmo acontecer com a Leda e o Alexandre Garcia – que é dar uma suspensão de advertência por conta de algum vídeo que feriu as regras de sua comunidade. Se ele tirar algum vídeo do seu canal três vezes em 90 dias, você perde o canal”, conjecturou. “Então é possível que o YouTube marcou certo número de vídeos problemáticos e permitiu que seus próprios criadores apagassem o conteúdo antes de uma nova suspensão. Confrontados entre esta possibilidade de deixar o vídeo e perder o canal, ou deletar o vídeo e manter o canal, parece que se escolheu pela segunda opção.”
> Girão lança ofensiva contra governadores do Nordeste na CPI da Covid
> “Bolsonaro é inconstitucional do cabelo ao pé”, diz Flávio Dino
A direita vive da mentira. Não têm como defender suas ideias senão pela violência e pela mentira. O bozofascista foi eleito fugindo dos debates, pois não conseguiria defender qualquer ideia. Foi eleito por um golpe comandado pela AltRight (Bannon, Koch et caterva) que “investiu” milhões de dólares em sua luta contra a democracia, usando o antipetismo como cavalo de batalha. Compraram imprensa (Globo e piores), juízes (não só de Curitiba), votos e consciências, corrompidas até hoje. Foi eleito manipulando os crentes pente costais mais ignorantes e falsos.
A justiça, leia-se STF, acabou com a Lava Jato.
Como não podia anular as condenações, transferiu os foros da ações para o Tribunal Superior Eleitoral, com o argumento de que se tratam de crimes eleitorais e para os Foros de São Paulo e Brasília, que não tem interesse nenhum em interrogar e condenar ninguém.
Mas o povo esclarecido viu que tudo foi manobra procrastinatória para eliminar os efeitos da justiça depois de serem aplicados.
E isso vai dar frutos, vocês se enganam muito com essa imprensa padrão UOL, FSP e Globo.
A direita vive da mentira. Não têm como defender suas ideias senão pela violência. O bozofascista foi eleito fugindo dos debates, pois não conseguiria defender qualquer ideia. Foi eleito por um golpe comandado pela AltRight (Bannon, Koch et caterva) que “investiu” milhões de dólares em sua luta contra a democracia, usando o antipetismo como cavalo de batalha. Compraram imprensa (Globo e piores), juízes (não só de Curitiba), votos e consciências, corrompidas até hoje.
Foi eleito pelo Lula.
E pelo PT.
Foi eleito pelos ruminantes acéfalos como você, que apertaram 17 na urna eletrônica.
COVARDES….., MENTIROSOS E COVARDES, CINISMO, HIPÓCRITAS, É SURREAL A CABEÇA DESSE POVO ALIENADO POLÍTICO.
CONGRESSO EM FOCO, UOL, FOLHA, REDE GLOBO, ESTÃO EM PROCESSO DE DERROCADA FINAL … ESTÃO EM VERDADEIRA PARANÓIA, A BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS SÓ DE PENSAR EM UMA POSSÍVEL REELEIÇÃO DO BOLSONARO …
A direita só falta o bigodinho do Hitler e a liberdade do Fidel Castro.
Não seria má ideia Alexandre Garcia, Leda Nagle e derivados prestarem depoimento na CPI. Porque essa movimentação de apagar vídeos veio sob mesmas motivações e orientações de quando os postaram. Ou não? Enfim, num país sério teríamos bastante gente famosa prestando seus depoimentos também.
Acabou agora mesmo mais uma corrida da F1 e dá para fazer uma analogia aqui entre as escuderias que têm que escolher os pneus dos carros com as carreiras profissionais desses jornalistas bozonianos: na corrida, escolhendo o jogo de pneus errado, você fatalmente não consegue desenvolver a velocidade adequada e assim é ultrapassado pelos rivais. Com esses jornalistas, bem simbolizado pelos Alexandres Garcias da vida é a mesma coisa: escolheu se aliar a uma facção política errada, vai perder espaço na profissão – tal qual o piloto que escolheu o jogo de pneu errado e é ultrapassado quando volta pra pista -, só que no caso do Alexandre Garcia, já tá com 80 anos, então “errou nos pneus, nas últimas voltas, então é melhor recolher o carro (se aposentar), pra não pagar o mico de arruinar toda a carreira (todo o GP) vendo até novatos lhe ultrapassarem
Por isso que eu digo que é melhor a gente só ler as colunas do Ruinaldo Azêdo e do Ricardo EsKrotcho.
Rapaz!!!…leia a “A Mente Esquerdista” do Dr Lyle Rossiter, um psicanalista americano,acostumado por mais de 40 anos a tratar mentes,quem sabe descobre a origem dessa “causa” abstrata e intangível que o corrói, não é possível que uma pessoa com os saberes necessários para viver em liberdade de pensamento, ser racional, carregue esses sentimentos!…
Como alguém ainda crê em um Rossiter? Um indivíduo completamente boçal, encarregado pelos capitalistas de defender o capitalismo, como se isso fosse possível.
Vc leu o livro?…tem 485 páginas, e se não gostar do autor, poderia ficar satisfeito com as informações históricas dadas no livro. Qual a sua altura moral prá chamar alguem de boçal?…Relaxa Ernesto!…essa síndrome que vc carrega bagunça teu cognitivo!
E outra coisa Ernesto, defender o capitalismo?…Capitalismo é um sistema, não é organização ou formato político de nada, ou é?..Os seres humanos na idade da pedra já praticavam o capitalismo, e isso existiu na União Soviética, existe na China Comunista, ou em qualquer lugar que precise de trocas comerciais!
Pior do que defender o capitalismo, é defender o comunismo, um modelo econômico que foi EXTINTO.
E se extinguiu sozinho, sem ninguém para brigar por ele.
Simplesmente caiu…kkkk
Gritaram, espernearam quando o YouTube derrubou um monte desses vídeos que ajudaram a matar gente de covid, falaram de “censura”, “ditadura esquerdista”, mi mi mi e tal… e agora? Apagaram tudo de propósito? Não têm coragem de bancar esse discurso até o fim? COVARDES!
Ao caro eleitor bovino que consumiu essas fake news com seus supositórios de cloroquina, apenas uma constatação óbvia: fizeram campanha da morte de graça e agora ficaram de mãos abanando, pois seus mitos apenas USARAM vocês.
Charlatões.