O PSDB não parou de fazer críticas à indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar de melhor documentário. O partido, que é retratado como um dos articuladores do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na produção de Petra Costa e já virou assunto nas redes sociais ao chamar o documentário de ficção nessa segunda-feira (13), já fez três novos posts contra a produção nesta terça-feira (14). Em um deles, chega até a listar o que faltou ser falado no documentário. Veja abaixo.
> Políticos reagem à indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar
“Parabéns à diretora Petra Costa pela indicação de melhor ficção e fantasia por Democracia em Vertigem“, disse o PSDB nessa segunda-feira (13), logo após o anúncio dos indicados ao Oscar 2020. O post gerou diversas de críticas da oposição e acabou entre os assuntos mais comentados do Twitter, levando o partido do ex-presidenciável José Serra a continuar com as críticas ao documentário brasileiro.
A legenda rebateu, por exemplo, o ex-presidente Lula, que comemorou a indicação ao Oscar dizendo que “a verdade vencerá”. “Se ‘verdade’ for a crise econômica e o desemprego, já venceu. Nessa categoria o PT trabalhou muito bem”, disse o PSDB na sua conta oficial no Twitter, pouco antes se sugerir que o documentário sobre o impeachment de Dilma deveria se chamar “Economia em Vertigem”.
Leia também
Nesta terça-feira, as críticas continuaram. O PSDB publicou uma lista de dez coisas que, segundo o partido, ficaram de fora do documentário indicado ao Oscar. Entre elas, estão os problemas econômicos que levaram o Brasil à crise de 2014 e as manifestações pelo impeachment. Veja a lista completa:
Veja o que ficou de fora no “documentário” de Petra Costa, indicado ao Oscar. pic.twitter.com/mw6959mFvG
— PSDB (@PSDBoficial) January 14, 2020
O partido ainda compartilhou notícias sobre o Oscar com novos comentários negativos em relação ao indicado brasileiro. Veja:
“Já o argumento de que o “golpe” teria sido causado porque Dilma enfrentou as elites, envelheceu mal. De outro prêmio, o Jabuti, o livro do ano mostra como o 1% mais rico manteve sua altíssima participação na renda nacional durante os governos do partido”https://t.co/ZJDaJ3cGf3
— PSDB (@PSDBoficial) January 14, 2020
Entrevista da nossa cineasta Petra Costa ao Globo na qual se refere a ela mesma. pic.twitter.com/YeI9I9Oaii
— PSDB (@PSDBoficial) January 14, 2020
Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo foi procurado, mas ainda não se manifestou sobre o posicionamento adotado pelo partido nas redes sociais.
No meio dessas críticas, porém, o partido sugeriu que não adota uma posição extremista, mas sim de bom senso na sua orientação política. Confira:
Em meio a tanta polarização, é preciso ter bom senso. É preciso agir em prol dos brasileiros. Nem direita, nem esquerda. A nossa posição é de equilíbrio.https://t.co/UViDHwtrCT
— PSDB (@PSDBoficial) January 13, 2020
> Denúncia do golpe no Oscar, diz Dilma sobre indicação de Democracia em Vertigem
> Ex-ministro de Temer diz que é importante filme sobre impeachment no Oscar