O ator Paulo Gustavo, conhecido por uma meteórica carreira de peças e filmes, faleceu nesta terça-feira (4), aos 42 anos, em São Paulo. O ator estava internado desde 13 de março para tratar complicações da covid-19.
Paulo Gustavo chegou ficar em estado crítico, mas apresentou melhora no quadro geral e chegou a receber visitas de amigos e do marido, Thales Bretas. No entanto, na noite de 2 de maio o ator teve uma piora em seu estado de saúde por conta de uma embolia pulmonar. Hoje, o quadro foi considerado irreversível.
O ator era casado e tinha dois filhos juntos. Ainda durante a internação foi alvo de manifestações homofóbicas. O Ministério Público de Alagoas (MPAL) chegou a abrir investigação contra um pastor que usou das redes sociais para desejar a morte do ator. O pastor será processado.
Paulo Gustavo estrelava, desde 2006, o monólogo “Minha Mãe é Uma Peça”, onde interpretava Dona Hermínia Amaral, uma senhora de meia-idade, divorciada e que se mantém apegada aos dois filhos, já adultos. A peça acabou rendendo uma adaptação homônima ao cinema – e também um dos filmes nacionais com maior bilheteria na história. As duas sequências, lançadas em 2016 e 2019, foram igualmente bem sucedidas.
> Brasil chega a 400 mil mortos; Bolsonaro lamenta apenas Levy Fidelix
> Na pandemia, Câmara tem mais de 120 projetos que tratam de saúde mental
Não teria morrido se tivesse seguido o protocolo de segurança anti-covid-19. Ele tinha condições econômicas para isso. Mas qual o protocolo?
1. Se morar em apto, mude para uma casa;
2. A casa não pode ser do tipo germinada, isto é, encostada na outra. Por que? Porque há risco de contato com aerossóis vindos da casa vizinha (quarto, por ex.). Cientistas provaram que aerossóis vindos de uma pessoa contaminada possuem alta carga viral;
3. A casa deve ser isolada do mundo exterior. Quem está dentro não sai e quem está fora não entra;
4. Deve-se levar em conta que todas as pessoas do mundo exterior estejam contaminadas;
5. O contato com entregadores deve ser evitado. A maioria das empresas responsáveis dispensam a assinatura do recibo de entrega, bastando, no máximo, informar nome e rg que, lógico, deve ser feito a distância.
Mas e se tiver que assinar o recibo (como por ex. do Pet Memorial ou Magazine Luiza)? Nesse caso, munido(a) de máscara N95 (não é K95!) e face shield e/ou óculos de proteção, pegue o recibo do entregador, se afaste para um local seguro, assine, devolva e se afaste. Note que tudo deve ser feito rapidamente. E nunca deve ser feito em um ambiente com pouca ventilação. Em seguida, lave as mãos, retire a roupa e coloque tudo dentro de uma bacia com sabão. Lave as mãos novamente e vá para o banho;
6. Todo produto vindo do mundo exterior deve ser lavado com sabão. Ou desinfetado com água+cândida (no caso de frutas, verduras e legumes). No caso de embalagens não impermeáveis, o produto deve ser retirado ou colocado em quarentena por 4 semanas. Caso haja manipulação antes de 4 semanas, deve ter o cuidado de higienizar as mãos e todo o local onde esse produto e sua mão entraram em contato;
7. E a minha comidinha vinda pelo ifood? A manipulação deve ser feita com cuidado e a embalagem deve ser descartada pois há alto risco de contaminação. O alimento deve ser aquecido novamente. E o sashimi? Risque da sua lista tudo que não pode ser aquecido.
7. Ok, fazendo isso você morrerá de qualquer coisa, menos de covid.
Perfeito.
Quando essa pandemia começou, eu recomendei às pessoas o uso do traje ”escafandrista completo”.
Ar abastecido pelo próprio ”vento estocado”, para não haver risco.
Uma morte é sempre triste claro.. não o conhecia. Só fiquei conhecendo por conta dos lavradores.
Tampouco conhecia o trabalho dele mas acho desnecessário homem interpretar mulher no teatro/cinema etc. porque tem bastante atriz talentosa para isso.
Porém, nada contra ele ser homossexual.