A agência de checagem Aos Fatos informou na noite desta sexta-feira (12) que a Justiça do Rio de Janeiro atendeu pedido do Jornal da Cidade Online e determinou a retirada do ar de reportagem publicada em abril de 2020.
A ação tramita no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e acusa a agência e a diretora executiva do veículo, Tai Nalon, de difamação e concorrência desleal. Segundo o Aos Fatos, a decisão é de 1º de março e também determina a publicação e uma retratação.
A reportagem alvo da ação mostrou que o jornal integra uma “rede articulada de desinformação que compartilha estratégia de monetização por meio de anúncios com o site Verdade Sufocada, mantido pela viúva do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015), Joseita Brilhante Ustra”.
Leia também
“Integrante de uma cadeia organizada de republicação de conteúdo identificado com a extrema-direita, a página do coronel é, além de um memorial ao primeiro militar condenado por sequestro e tortura durante a ditadura, um índice de publicações falsas ou enganosas a respeito não só do regime, mas também do governo Bolsonaro”, diz trecho da reportagem.
Em setembro de 2020, o TJ-RJ julgou improcedente a queixa-crime feita pelo jornal. Porém, o jornal recorreu e teve o pedido atendido. Segundo o Aos Fatos, a agência, Tai Nalon, e suas respectivas defesas não foram sequer chamados a participar do julgamento realizado no início do mês. A defesa vai recorrer e pedir a nulidade da decisão.
O jornal já foi citado em várias outras reportagens do Aos Fatos sobre desinformação, como a que revelou o uso de perfis apócrifos para atacar políticos e magistrados.
A diretora executiva do Aos Fatos – e autora da reportagem alvo da ação – afirma respeitar a decisão da Justiça e crê no resguardo das liberdades garantidas na Constituição. “O Aos Fatos tem um histórico de retidão ética, além de apego à verdade factual, e não abre mão desse compromisso”, diz.
A advogada da agência de checagem, Sylvia Urquiza, avalia que a decisão contraria os princípios constitucionais da liberdade de imprensa e de opinião.
“A ação proposta é uma tentativa espúria de censura, o que não é admitido no Brasil. Vamos recorrer da decisão e tomar todas as medidas necessárias contra o Jornal da Cidade Online”, afirmou Urquiza.
O Jornal da Cidade Online é um dos sites governistas acusados de disseminar desinformação e que abrigava anúncios do Banco do Brasil. As propagandas foram retiradas por ordem do Tribunal de Contas da União (TCU), após alerta do Sleeping Giants Brasil.
O movimento Sleeping Giants foi criado para identificar e avisar empresas que tenham seus anúncios publicados em veículos divulgadores de fake news e preconceituosos.
Dona de agência de checagem agora é ré por difamação e concorrência desleal em queixa crime apresentada pelo JCO
12/03/2021 às 16:38
Não é de hoje que o JORNAL DA CIDADE ONLINE vem sendo vítima da mais ampla censura e de campanhas difamatórias massivas.
E, como se não bastasse, há algum tempo atrás, o JCO também se tornou alvo da autointitulada Agência de checagem “Aos Fatos” que corroborou para esse cenário absurdo de ilicitude e abusos contra um veículo de comunicação que conta com mais de 4 décadas de tradição.
Conforme já publicado, há não muito tempo atrás a jornalista Tainá Nalon, proprietária da Agência de Checagem “Aos Fatos” criou uma matéria com o seguinte título: “Rede de desinformação do ‘Jornal da Cidade Online’ irriga site de viúva de Ustra”, fazendo graves e inverídicas acusações de que o JCO fazia parte de uma “rede articulada e financiada por um site denominado Verdade Sufocada”, mesmo não havendo quaisquer provas ou mínimos indícios a respeito.
Por força destas e de outras várias mentiras e difamações cometidas pela Aos Fatos, o Jornal da cidade Online ajuizou três ações contra a empresa e sua jornalista, inclusive uma queixa-crime por difamação qualificada e crime de concorrência desleal (art. 195, incisos I, II e III da Lei Federal nº 9.279/96).
Após uma longa batalha para localizar o endereço da agência e sua proprietária (pasme, dona da agência que se intitula detentora da verdade faz de tudo para se esconder) para fins de intimação e citação, o juiz do caso rejeitou a queixa-crime, sem sequer citar a responsável.
Inconformado e acreditando na justiça, o Jornal da Cidade Online recorreu da decisão, e em acórdão unânime, reformou a decisão de primeiro grau. Assim foi determinado o recebimento da queixa-crime, com isso, a proprietária da agência de checagem, Tainá Nalon, responderá processo criminal, através do qual será apurada a prática dos crimes de difamação qualificada com aumento de pena e concorrência desleal.
Dizem que contra fatos não há argumentos.
Para o Jornal da cidade Online, contra a Aos Fatos, sempre haverá a JUSTIÇA, sobretudo nestes tempos estranhos, onde quem se auto intitula “jornalista validador da verdade” se torna réu por mentir, difamar e concorrer de forma desleal.
Fonte: JCO
A mídia agora cria as suas próprias versões dos fatos.
Os fatos ocorrem sempre como interessa à narrativa de quem a faz.
Não acredito mais em nada do que leio em lugar nenhum.
Vivemos o tempo do 4o e 5o poder mandando no país.
Vdd Jorge!
Virou um pandemônio.
Um cronista da Folha chamado Chico Alves está repercutindo uma fala daquele ministro da saúde que fechou um monte de leitos do SUS, dizendo que a Rússia só vendeu vacinas ao Brasil por causa da ”intervenção” pessoal do Lula.
Veja aqui:
https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2021/03/12/temporao-lula-deu-ajuda-decisiva-na-negociacao-para-compra-da-sputnik-v.htm
Fake news by Foice de São Paulo.
Pior que um monte de jumentos acreditam. Se fosse verdade, acha que teriam perdido a oportunidade de postar a tal reunião Online, e passado no JN Globolixo por no minimo 1 semana.
Você é muito, mas muito mais confiável que a “Aos Fatos”
Se ele dá um peido, a mídia dá a notícia que vai cheirar a perfume de rosas uma semana inteira.
Eu não sei o que imprensa vê nesse inútil.
O povo enriqueceu e não precisava mais de usar o SUS.
Ia todo mundo para o Sírio e Libanês e para o Albert Eistein.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-07/em-oito-anos-mais-de-342-mil-leitos-do-sus-foram-fechados-diz-cfm
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/sus-perdeu-quase-42-mil-leitos-em-sete-anos-aponta-relatorio-do-cfm.html
Vou esfregar isso na cara deles
????
Divulgado!
Da própria mídia deles.
Precisamos relembrar desses fatos.
Porque todos esquecem dos absurdos.
Passou da hora de um reforma no judiciário, uma decisão escandalosa dessas, qual motivo de censura? era mentira? Enquanto as corregedorias e órgãos de controle não atuarem de forma dura isso vai continuar acontecendo, esta no momento de órgãos de fiscalização serem escolhidos pela sociedade.
Reforma do judiciário?
Ih, coitado!
Em 1976 eu era criança e Doca r Alho Street foi inocentado do assassinato de Angela Diniz no Fórum de Cabo Frio alegando a ”legítima defesa da honra”
LEVOU 45 ANOS para essa Canal alhada do $TF decidir que não existe a ”legítima defesa da honra”
Para que serve mesmo o $TF?
Opa , STF é de suma importância em uma democracia, e nunca esquecemos que é problema sistêmico, pois legislativo poderia ter colocado leia mais duras, as elites sociais, econômicas ou religiosas que nos dominam poderiam ter colocado pressão para mudanças.
A questão é que essa elite precisa que o sistema não funcione a contento, assim eles podem escapar do alcance da lei.
A Zelite aqui é quem tem dinheiro.
É negro? Ganhou dinheiro? Virou Zelilte
É mulher? Ganhou dinheiro? Virou Zelite.
E a Zelites maiores estão no judiciário.
E esse tribunal político $TF é o máxmio dos máximos da Zelite.
Emprego vitalício muito bem remunerado e cheio de direitos e assessores até os 75 anos de idade.
Esqueci de dizer.
Só tem acesso ao $TF quem tem dinheiro para pagar os famosos ADVOGADOS CAROS.
Quer que cite alguns?