Em dificuldade de se aproximar dos percentuais do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PT, Fernando Haddad (PT), segundo lugar nos levantamentos, resolveu atacar o adversário no último horário político de rádio e TV antes da votação de domingo (7). Com 22% das preferências exibidas na mais recente pesquisa Datafolha, que mostra Bolsonaro com 35%, Haddad faz menção a uma das práticas atribuídas à campanha do ex-capitão do Exército.
“Eles nos atacam com mentiras na TV e no WhatsApp”, diz o vídeo da coligação “O povo feliz de novo”, com nova alusão ao “discurso de ódio” atrelado ao grupo bolsonarista. “Lembre-se: urna não é lugar de depositar ódio. É lugar de depositar esperança”, continua o programa, com imagens de campanha em cidades brasileira e mensagem de otimismo (“Tenho certeza de que iremos ai segundo turno. Lula nos ensinou o caminho”).
Em seguida, o filmete do PT, que dura pouco mais de um minuto, cita alguns dos votos de Bolsonaro a favor de projetos de interesse do governo Temer, como a reforma trabalhista, e matérias como a que altera a fórmula de cálculo do salário mínimo. Além disso, lembra que o ex-capitão votou a favor do aumento do próprio salário de deputado.
Leia também
“Não vote em quem sempre votou contra você. Bolsonaro não!”, arremata o vídeo.
Alckmin
Bolsonaro também continuou a ser atacado pela campanha tucana. O filme de Geraldo Alckmin deu início ao mais longo programa do horário eleitoral, com mais de cinco minutos, falando sobre o “desânimo” do povo brasileiro. Para ilustrar tal desalento, o filme intercalou declarações de atores.
Publicidade“Seu eu pudesse, eu ia embora do país”, diz um jovem. “Eu não quero o PT de volta. Mas também não queri embarcar numa viagem com alguém como Bolsonaro, que nunca governou nada”, emenda outro.
Em seguida, mantém o ataque a Bolsonaro e cita as críticas de seu candidato a vice, general Mourão (PRB), contra direitos trabalhistas como 13º salário e adicional de férias. “Bolsonaro tem várias histórias mal contadas”, mostra o programa, dando como exemplo as denúncias de ocultação de patrimônio que pesam contra o deputado.
“Foi por coisas assim que Lula foi pra cadeia.”
Tempo escasso
Os demais candidatos, com tempo escasso, tentaram aproveitar cada segundo de veiculação na TV e no rádio. “Não sou PT, nem anti-PT. As pesquisas mostram que eu sou o único que ganha, com folga, de Bolsonaro”, diz Ciro Gomes (PDT), que tem se mantido na terceira colocação nas principais pesquisas.
Uma das campanhas mais ricas, a de Henrique Meirelles (MDB) pontuou o último programa antes das eleições com a ideia de neutralidade, experiência e competência. “Sou um cara que os políticos chamam para resolver um problema que eles criam, mas não sabem resolver”, diz o ex-ministro da Fazenda de Temer, criticando a polarização política intensificada nas eleições deste ano.
“Não divido o mundo entre quem não gosta do PT ou do Bolsonaro.”
Guilherme Boulos (Psol) pediu voto sem medo: “Deposite seu sonho na urna”. Cabo Daciolo (Patriota) manteve seu “glória a Deus” em destaque nos poucos segundos de vídeo.Todos eles com menos de cinco pontos percentuais de intenção de voto, a exemplo de Alvaro Dias (Podemos), Eymael (DC), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), Marina Silva (Rede), Vera Lúcia (PSTU).
Datafolha: Bolsonaro é o único a crescer e vai a 35%; Haddad tem 22%
O pior prefeito de São Paulo é um desqualificado e criminoso, como qualquer esquerdista. Quer ver a capacidade desse poste do Maior Criminoso Vivo do Planeta ? Pergunte pra quem mora em São Paulo. Sem falar que tomou um passa-moleque de um almofadinha logo no primeiro turno, uma derrota épica !
Temos a chance de enterrar nas urnas o projeto criminoso de poder petista. Faria bem demais para nossa democracia.
Ah sim mentiroso apoiador do AÉCIO PO, vamos colocar um cara RACISTA, CRIMINOSO, CORRUPTO e AUTOCRÁTICO=BOSTANARO em lugar de um candidato que e VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICO- HADDAD 2018!!!
FARIA BEM PARA O BOLSO DO BOSTANARO QUIS DIZER, ELE DAR OUTRO GOLPE NO POVO!!!
Haddad e por longe o melhor candidato para fazer as mudanças necessárias para tirar o Brasil do poco que o PSDB e o PMDB colocaram o pais! HADDAD-2018!!!