O Cartão da Transparência, ferramenta do Congresso em Foco que facilita o acesso aos gastos dos parlamentares federais, foi escolhido como finalista de uma sexta categoria da 70ª edição do Festival Internacional de Cannes, na França. Ao todo, a iniciativa desenvolvida em parceria com a agência de publicidade AKQA concorre a dez leões, considerando-se as subcategorias em disputa.
Nesta terça-feira (20), o projeto foi anunciado como um dos finalistas da categoria Mobile, para dispositivos móveis, com dois shortlists. Isso significa que pode ganhar mais de um prêmio nessa modalidade do mais importante festival de publicidade do planeta. O Cartão da Transparência já havia sido indicado, nessa segunda-feira (19), para as categorias Direct, Digital Craft, e Creative Data. Nas três categorias, o case concorre com dois shortlists. O projeto já era finalista nas categorias Titanium, considerada a mais importante do festival, e Innovation.
A categoria Direct é destinada para trabalhos que utilizam a criatividade para obter respostas direcionadas para públicos-alvo específicos. Na categoria Digital Craft, concorrem os projetos que demonstram forma e funções excepcionais no contexto digital. Por fim, a categoria Creative Data premia cases que se destacam na utilização conjunta de ideias e dados.
O Cartão da Transparência também concorre na categoria Innovation, que premia “a inovação, a tecnologia e a resolução de problemas inovadores, bem como campanhas criativas que utilizem novas tecnologias”.
Trabalho provocativo
O projeto do Congresso em Foco é o único case brasileiro que concorre na categoria Titanium — considerada a mais importante da premiação. De acordo com a premiação, a categoria Titanium é destinada aos projetos que celebram o “trabalho provocativo, que rompe fronteiras e inspira inveja, que marca uma nova direção para a indústria e a leva adiante”.
PublicidadeFundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa destaca que as indicações para a mais relevante premiação mundial da publicidade só aumentaram o “prazer em perseguir o compromisso de usar tecnologia e jornalismo em favor de uma sociedade mais transparente, mais democrática e mais justa”.
“Faz quase 20 anos que nós do Congresso Foco mantemos no ar uma plataforma de acesso gratuito a informações importantes sobre o Congresso Nacional e a política brasileira. Essa indicação de agora para a mais relevante premiação mundial da publicidade nos dá muito orgulho. O Cartão da Transparência é algo original, útil e simples. Uma forma prática e inteligente de acessar pelo celular as despesas dos políticos pagas pelos contribuintes”, reforça.
Contribuição para a transparência
Um dos diretores de criação associado da AKQA, Eduardo Nosé destaca que a indicação do projeto para a categoria Titanium “já é um grande feito”. “É muito gratificante ver o projeto marcando presença entre os trabalhos mais provocadores do festival. Já é um grande feito. Esperamos que isso ajude a dar ainda mais visibilidade para o Cartão da Transparência”, destacou. Segundo Nosé, “ainda há muito o que ser feito e questionado com relação à transparência do nosso país.”
O Cartão da Transparência foi lançado em setembro do ano passado. Ele permite monitorar como os deputados federais e senadores gastam o dinheiro público, recebendo as notificações diretamente no celular.
Diretor de criação da AKQA, Maurício Dias explica que o trabalho desperta o interesse de pessoas de diferentes contextos políticos e sociais por conta da facilidade de acessar informações que muitas vezes exigem procedimento burocráticos e trabalhosos. “O Cartão da Transparência dá uma nova função para as carteiras digitais dos celulares, fazendo com que todo brasileiro com um smartphone possa ser um vigia constante do dinheiro público. É uma tecnologia apartidária, acessível e escalável para outros países”, destaca.
Leões de Bronze
Em anos anteriores, o Congresso em Foco já foi premiado outras duas vezes no festival de Cannes, nas duas oportunidades com trabalho criativo a cargo da agência FCB Brasil. Em 2021, o projeto Bolos Antiblock venceu o Leão de Bronze na categoria “Cultural Insight – Social & Influencer”, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em 2019, o Trending Botics, levou o Leão de Bronze na categoria “Digital Craft”.
Confira mais sobre o projeto:
Deixe um comentário