O presidente Jair Bolsonaro afirmou que “uma parte considerável de quem desmata, às vezes até no mesmo lugar, é o indígena, é o caboclo”. A fala foi feita durante a live que o chefe do Executivo fez nessa quinta-feira (16). Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados no último dia 10, mostram que de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, o Brasil perdeu 3.070 quilômetros quadrados de floresta amazônica.
A área perdida equivale a duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo. O total representa 26% a mais do que o mesmo período do ano passado. Os números referem-se aos 11.822 alertas de desmatamento nos primeiros seis meses do ano. Somente em junho deste ano, foram desmatados 1.034 km2, uma área 11% superior a junho de 2019.
Segundo o presidente da República, o desmatamento e as queimadas seriam muito menores do que o divulgado, pois as áreas desmatadas neste ano seriam as mesmas que sofreram esse processo no ano passado. Para Bolsonaro, as áreas que foram desmatadas tiveram um crescimento de mata nativa e agora foram novamente derrubadas. O presidente, entretanto, não explicou como isso seria possível, tendo em vista que está acontecendo um aumento dessa destruição.
O desmatamento em 2020 será maior do que em 2019, ano em que o Brasil registrou recorde de derrubada de vegetação nos últimos 10 anos, segundo dados do Inpe. O alerta veio dos sistemas Deter e SAD. Entre agosto de 2019 e abril de 2020, as taxas mensais de desmatamento ficaram todas acima das do período anterior.
O presidente afirmou ainda que a floresta “é úmida, não pega fogo”. Essa declaração já foi dada por Bolsonaro no ano passado, quando o país registrou recordes de queimadas.
Mesmo diante dos recorrentes recordes de desmatamento e queimadas, Jair Bolsonaro afirmou que o ministro responsável pela preservação do meio ambiente, Ricardo Salles, é excepcional e por isso não seria demitido.
Publicidade
Nos deram espelhos,e vimos um mundo doente…..
E um país governado por outro doente.
Eu assisti a live e essa reportagem, mente! O Presidente, não culpou NINGUÉM e também a reportagem não fala realmente o que ele falou! Como sempre deturpando!
Ja que vc como gado, tem tempo e estomago para assistir essa criatura, fala ai o que ele disse.
Um capitão que aplaude grilheiro e desmerece índios nao merece respeito. O Brasil merece mais que isso.. .
Ele diz ser militar e ignora TUDO O QUE OS MILITARES PREZAM E RESPEITAM.
No seu tempo ele foi considerado um mau militar.
A culpa é sempre a dos outros, quando era parlamentar, a culpa era do presidente, agora que é presidente a culpa é dos parlamentares, e assim vai a culpa é dos indígenas, dos caboclos, da globo, do PT que esta longe do governo a anos, dos governadores, dos prefeitos, da folha, do uol, da China, dos comunistas, dos militares que não queriam aumentar o seu salario, da Europa, dos EUA do Trump, opa esse não, esse pode explodir o planalto que o presidente vai continuar batendo continência.
asno fazendo jumentice… com o perdão dos animais….
Bolsonaro: o “homem” multi qualidades. Não é médico, mas entende de medicina mais do que todos os médicos do mundo. Não é educador, mas entende de Educação melhor que todos os mestres. Não é ambientalista, mas conhece o Meio-ambiente melhor que qualquer cientista. Até encontrou uma espécie nova na Amazônia, o Ornitorrinco da Amazônia.
Dá pena deste jornal falido (e grupo Globosta) com manchetes de efeito, sempre contendo a palavra “Bolsonaro”. A teta acabou, conforma que dói menos…..
Qual teta? Aquela que bolsonaro mamou durante mais de 27 anos como deputado federal e que colocou os filhos para mamarem também? Ou aquela teta dos amigos dele do centrão?
A mamata acabou e todos estão ferozes, mas o pior de tudo são as mentiras! Eu assisti a live toda! E a reportagem omite quase tudo, e o que não omite deturpa!
Fala sério!
Não tem nada a ver!
2027 O MITO entrega a faixa a seu socessor tranquilamente.
O mito não passa de um ser bitolado, mesquinho, pobre de espírito, inapto, inepto e indigno.
todo mundo é errado, só o BOZO tá certo
Chega logo outubro de 2021, pra tirar esse louco
Um 2022 com gente seria e competente
Como pode ser tão incapaz? É uma pena o Brasil está na mão de tamanho incompetente.
sera…
calma gado…
olha o coração…
moooooooooo
Que esse atual presidente é uma fábrica de asneiras não é novidade. Mas por que ele não se cala?
A culpa é de falta de fiscalização e penas severas.
E a culpa pela falta de fiscalização é deste (DES) “governo” que, desde que assumiu, vem paulatinamente desmontando e destruindo os órgãos encarregados de fiscalizar. Agora deu para entender?
Já entendi faz tempo: um ano e meio. A política é a destruição mesmo.