Cerca de 5 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas no estado do Rio de Janeiro. A informação é do último boletim divulgado nesta segunda-feira (2) pela Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Os números dos boletins são atualizados pela Defesa Civil dos municípios e mudam a todo instante.
> Crivella: cariocas moram em área de risco para economizar com ‘cocô e xixi’
Até o momento, quatro mortes foram confirmadas. Por causa das chuvas, os bombeiros atenderam mais de 800 chamados no estado do Rio de Janeiro desde a manhã de sábado (29). Os atendimentos incluem salvamentos, cortes de árvores, buscas e resgates.
A Sedec-RJ informou que está distribuindo material de ajuda humanitária em apoio à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em várias regiões, incluindo os municípios de Magé, Belford Roxo, Guapimirim, Seropédica, Rio de Janeiro, Itaguaí, Mesquita, Queimados e Rio Bonito.
Leia também
As equipes da Defesa Civil Estadual estão trabalhando diretamente nos municípios mais afetados, que pediram apoio em razão dos grandes danos causados pelas precipitações.
De acordo com o boletim, aproximadamente 3 mil itens foram entregues, entre kits-dormitório e de higiene, galões de água e cestas básicas.
PublicidadePara esta terça-feira (3), o boletim meteorológico divulgado pela Defesa Civil do Governo do Rio de Janeiro prevê tempo instável no estado. Para todo o território fluminense, há previsão de chuva. As pancadas de chuva deverão ser de moderadas a ocasionalmente fortes na região serrana e na regiões norte e nordeste do estado. Os ventos estarão de fracos a moderados.
A temperatura mínima prevista no estado é de 17 graus Celsius (°C) na região serrana e a máxima, 28°C na capital, na região sul e nas Baixadas Fluminense e Litorânea.
O município do Rio de Janeiro continua em estágio de alerta devido às chuvas. A previsão para a cidade é de chuva fraca a moderada durante a noite, segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio.
O tempo deverá permanecer nublado com chuva fraca a moderada amanhã. A temperatura mínima prevista é 17 °C e a máxima, 28°C, na capital.
Marcelo Crivella
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), disse que os moradores gostam de morar perto de áreas de risco porque gastam menos tubos para colocar cocô e xixi e ficam “livre daquilo”. As declarações foram feitas em uma reunião no Centro de Operações Rio (COR), no último domingo (1°), que foi transmitida ao vivo na rede social do prefeito.
> Eduardo Paes e Freixo ameaçam reeleição de Crivella no Rio