O comentário de Beth Veloso veiculado originalmente no Papo de Futuro, da Rádio Câmara, com Paulo Triollo:
[sc_embed_player_template1 fileurl=”https://static.congressoemfoco.uol.com.br/2017/06/papodefuturo_20170620_reinvencao_escola.mp3″ autoplay=”true” loops=”true”]
Isso foi há 40 anos, e a escola era exatamente o que é hoje. Aulas maçantes, conteúdo demasiado, crianças doutrinadas para decorar e aprender o que é “certo”. Exceto em Portugal, na pequena cidade de Santo Tirso, onde o professor José Pacheco acreditou que era preciso mudar tudo, para melhorar. Assim, nascia a Escola da Ponte, referencial hoje no ensino em todo mundo.
A Escola da Ponte é uma instituição sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno. Sua experiência com essa escola foi inspiração para várias iniciativas transformadoras no Brasil, inclusive o Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da Escola da Ponte.
Na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, a Consultoria Legislativa receberá um dos educadores mais reconhecidos pela inovação em métodos educacionais, que também conversou conosco. Nesta entrevista exclusiva ao programa Papo de Futuro, ele repete o bordão que ainda pode mudar o mundo: escolas não são edifício, mas sim pessoas!!! A vida é a grande escola.
Leia também
Nos tempos de internet, o professor José Pacheco afirma que a rede é a ferramenta, mas que ela não mudará o mundo se a educação não mudar.
O professor José Pacheco é um crítico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo.
Em 2007, ele mudou-se para o Brasil, onde colabora diretamente no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo, que segue o mesmo modelo de ensino. Agora, está trazendo novos projetos para Brasília, e integra várias instâncias de discussão sobre o ensino, inclusive junto ao governo. Educação é uma prática, ele diz, e não uma teoria, e que é preciso aprender tudo de novo, a começar pelos professores.
Mande suas dúvidas, críticas e sugestões para papodefuturo@camara.leg.br.
Coluna produzida originalmente para o programa Papo de Futuro, da Rádio Câmara. Pode haver diferença entre o áudio e o texto.
Deixe um comentário