A Comissão Mista de Orçamento (CMO) foi instalada oficialmente nesta quarta-feira (7). Após acordo de líderes, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) foi eleita, por aclamação, presidente do colegiado. Ela é a primeira mulher a presidir, pela segunda vez, a comissão considerada a mais importante do Congresso. A parlamentar já presidiu a CMO em 2015.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
“A comissão tem que ter um orçamento com a sua prioridade real, distante das necessidades pessoais, distantes das necessidades de grupo, distantes dos comportamentos da oposição e da situação, mas um orçamento a favor do Brasil”, afirmou. Em sua fala inicial como presidente da CMO, a senadora defendeu também a priorização de áreas estratégicas como educação, ciência e agricultura.
Leia também
Na sequência, os membros da comissão elegeram o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) relator-geral da peça orçamentária de 2022. A relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será do deputado Juscelino Filho (DEM-MA).
Em sua primeira manifestação após eleito, Hugo Leal defendeu que os trabalhos se deem com a devida transparência e reflitam a real situação fiscal do país. O objetivo dos parlamentares é votar a LDO a tempo de realizar o recesso parlamentar a partir de 18 de julho.
Deixe um comentário