A prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) registrou alta de 0,94% no mês de outubro. O índice, que serve como uma prévia da inflação no país, registrou a maior alta para o mês de outubro em 25 anos e já acumula alta de 2,31% desde janeiro e 3,42% nos últimos 12 meses.
A alta do IPCA foi puxada por alimentos e bebidas, que tiveram variação de 2,24% no período – ante 1,48% registrado em setembro. Alimentos para consumo em domicílio apresentaram maior aceleração da inflação, passando de 1,96% em setembro para 2,95% em outubro, com fortes altas de óleo de soja (22,34%), do arroz (18,48%), do tomate (14,25%). Itens como o gás de botijão tiveram aumento de 2,07% no mês, enquanto o gás encanado teve leve queda, de 0,17%.
O segmento de artigos para residência, com 1,41% e de transportes, com alta de 1,34%, também registraram as maiores altas, influenciadas por passagens aéreas e seguro obrigatório, e custo de mobiliário. Apenas gastos com educação, segundo o IBGE, registraram variação negativa, de 0,02%.
Leia também
A prévia apontou alta de preços em todas as regiões metropolitanas pesquisadas. A maior alta veio em Fortaleza, com 1,35%, puxada pela alta de carnes, arroz e da gasolina. A menor alta foi registrada em Salvador, favorecida por uma queda de 5,87% no preço da gasolina na região.
> Governo zera imposto de importação sobre soja e milho
> Ministério da Economia edita norma para cessão de imóveis da União
Real fraco, dólar forte, economia fraca, empresas paradas, 30% do povo recebendo uma mesada mensal sem precisar fazer nada em troca e juro artificialmente baixo espantando a poupança interna.
Pra mim tá tudo errado.
Já já esse juro vai ter que subir, senão vai faltar mercadoria.
Culpa do Partido Comunista Chinês e sua fome por poder:
https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,ida-da-china-as-compras-e-real-fraco-encarecem-alimentos-basicos-no-pais,70003426655
Tá barato, eles tem dinheiro, precisam comprar, querem crescer e produzir mais e mais.
Estão certos.
Errada está política que permite isso.
Sim, eu sei, só estou deixando claro para algum petista que passar por aqui reclamando de novo.
Neste momento, o mercado interno está muito desprotegido.
Houve um erro de avaliação por parte da equipe econômica.
A pandemia provocou a paralisação das empresas pela obrigatoriedade de todo mundo entrar em quarentena.
O governo, que esperava uma contração no consumo por falta de renda após as demissões colocou dinheiro jogado de helicóptero na economia.
Dinheiro grátis, doação governamental, bolsa pandemia.
Aí juntou a fraca oferta de produtos com a demanda crescente por causa desse dinheiro mole e obviamente apareceu a oportunidade para aumentar os preços.
Eu percebi isso desde o começo, como não sou petista, não acredito em almoço grátis, como o UOL preconizava com as entrevistas quase que diárias do Pelego Cabrunco, convertido a guru econômico.