O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) vai acionar o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Congresso Nacional caso o governo de Jair Bolsonaro tente criar um subsídio para reduzir a conta de luz dos grandes templos religiosos, conforme mostrou o jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira (10). O Idec explica que esse subsídio vai criar um custo extra para os brasileiros e ainda pode ferir a legislação energética brasileira.
> Congresso votará proibição de taxação sobre energia solar, diz Bolsonaro
Pesquisador do Idec em Energia e Consumo Sustentável, Clauber Leite explica que todos os subsídios da conta de luz são financiados através da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). É um fundo setorial, custeado por uma tarifa da conta de luz dos consumidores residenciais brasileiros, que foi criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com o intuito de financiar políticas públicas de expansão e universalização do setor elétrico. Mas que, com o tempo, acabou englobando subsídios a setores econômicos que não têm relação com o setor energético, como o rural e o de saneamento. E, por isso, já representa 12% da conta de luz dos brasileiros.
Ainda de acordo com Leite, até o Tribunal de Contas da União (TCU) já considerou irregular a cobrança desses subsídios que beneficiam grandes setores econômicos através da CDE. O tribunal, apesar de permitir a manutenção dessa cobrança na conta de luz dos brasileiros neste ano, também recomendou a revisão desses benefícios. Agora, contudo, o governo pode seguir no caminho contrário e aumentar esses subsídios para beneficiar tempos religiosos como o das igrejas evangélicas.
A proposta de subsidiar a conta de luz das igrejas foi publicada pelo Estadão nesta sexta-feira (10). Segundo o jornal, a ideia do presidente Jair Bolsonaro, apesar de criticada pelos técnicos do Ministério da Economia, está em estudo no Ministério de Minas e Energia. O assunto virou assunto nas redes sociais e já recebeu uma série de críticas da sociedade civil, além de políticos como Alexandre Frota (PSDB-SP) e Fernando Haddad (PT-SP).
PublicidadePor isso, o Idec também promete ficar de olho no andamento dessa proposta e se posicionar contra ela caso o novo subsídio de fato seja apresentado pelo governo. Leite explica que ainda não há detalhes de como esse subsídio será financiado, mas afirma que, se seguir a lógica dos outros, deve entrar na conta da CDE.
Ele promete, então, procurar o Ministério de Minas e Energia, que estava estudando a redução desses subsídios antes de essa proposta das igrejas vir à tona, e também o Congresso Nacional. “Se existir, essa política de subsídio deveria passar por uma discussão congressual, através da validação do Orçamento geral da União”, afirmou. O pesquisador ainda lembrou que já projetos para reduzir os subsídios da conta de luz no Congresso, indicando, dessa forma, que a proposta das igrejas pode sofrer resistência dos parlamentares que não integram a bancada evangélica.
“Essa notícia nos causou espanto. De repente o presidente faz uma declaração que vai contra o que os ministérios estavam pregando. […] E o consumidor já não aguenta mais a quantidade de encargo que vem cada vez mais sendo acrescentado na sua conta de luz. Quase metade da conta já é encargo e imposto e ainda vem mais? Não faz sentido. É preciso ter cuidado com essas contradições porque isso gera um impacto”, alertou Clauber Leite, dizendo que uma nova alta da conta de luz pode causar problemas como o aumento da inadimplência e das ligações clandestinas de energia.
> Deputado quer CPI para investigar alta na conta de luz
Isso é um absurdo! Diminuíram o dinheiro da saúde e da educação e agora isso? Isso é demais. Ainda bem que nao votei nele.
Uma completa vergonha!! Pobres não serão beneficiados?? Bozo sendo bozo…
rodrigo você não se deu conta que pobre só serve pra dar voto pro BOZO, enquanto as igrejas, principalmente a do Edir, fazem milagres.A próxima iniciativa do Bipolar será desfiliar todos do SUS e mandá-los para as igrejas (principalmente as do Edir) para se tratarem, afinal lá tem gente se curando de cegueira, câncer, HIV e outras doenças que a Medicina não dá conta.
Não sei o porquê de dar prioridade a grupos seletos…
Eles não tem que dar energia grátis para quem é isento de impostos. Só ta faltando pagar um subsídio para eles juntarem dízimo nas igrejas os pobrezinhos !!!!!!!!
Vale lembrar que templos religiosos em geral estão isentos de certos impostos, como ITBI, IPTU etc!! Subsídio somente aos mais necessitados e ponto final!!
Qualquer cidadão vê ilegalidade nisso, até mesmo o próprio evangélico la dentro do seu coraçãozinho.
Lelix o coraçãozinho de evangélico é uma “mesa vazia” ali cabe qualquer coisa que agrade o milagreiro. Tem vários morando próximo de onde eu moro e se percebe nitidamente que esta gente sofreu lavagem cerebral.
ele nem cogitou dar esses subsídios pra escolas e outros que ajudam a população, mas para a igreja… espero que isso abra os olhos dos eleitores dele, embora seja dificil acontecer já que em breve minha opinião vai ser rotulada como coisa de esquerdista.
Votei no Bolsonaro, mas na próxima eleição com toda certeza vou votar em outro. Só não pode ser esquerdista. Ou anular.
Você ainda não notou que este sujeito tem horror da educação. Ele quer colocar a ideologia dele. Só que ele está esquecendo que o mandato tem apenas 4 anos e ele já gastou um ano criando “pomolemiquetas de baixo clero” e fez um monte de besteiras. TALVEZ ELE NEM CONSIGA CRIAR ESTE CLUBE FAMILIAR E NEM TRABALHE NAS ELEIÇÕES DE 2020. Eles devem estar sentindo na pele o quanto deram o fora. Por que será que os filhos andam tão quetos, eles sofrem de incontenção verbal aguda, algo descobriram na criação do tal partido ????? Faço uma aposta: O BOZO NÃO SE ELEGE NEM PRA SÍNDICO DO CONDOMÍNIO QUE MORA NA BARRA DE TÃO QUEIMADO QUE JÁ ESTÁ”
Coitado do Edir Macedo e outros, precisam de mais esta ajuda e isenção do bolsonaro, para ficarem ainda mais ricos….
Claro …ele mora em cima daquele elefante inútil. Certamente muitos serviços serão oferecidos. E depois é só batalhar para a isenção de água. Concorda???? kkkkkkkkkkkkkkkkkk somente rido, o desrespeito com que não crê nas mentiras deles será obrigado a manter igreja…