Carlos Alberto Vilhena, Procurador Federal dos Direitos do Cidadão, encaminhou à Procuradoria-Geral da República um pedido de apuração de declarações do presidente Jair Bolsonaro. Vilhena viu indícios do crime de racismo quando Bolsonaro, ao tomar guaraná Jesus, refrigerante cor-de-rosa de uma marca tradicional do Maranhão, disse: “Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso?”
A manifestação do procurador dos Direitos do Cidadão veio em resposta a uma representação apresentada por parlamentares do Psol e passou pela análise do grupo de trabalho “População LGBTI+: Proteção de Direitos”, do MPF.
“Examinando a representação, tem-se que, de fato, as condutas ali narradas configuram, ao menos em tese, o crime de racismo – tipificação na qual se enquadram as condutas homofóbicas e transfóbicas, conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 26 e no Mandado de Injunção nº 4.733 –, o que atrai e justifica a atuação do Ministério Público no caso” escreveu.
Leia também
Como compete exclusivamente ao procurador-geral da República provocar o Supremo Tribunal Federal a decidir sobre a responsabilização do Presidente da República pela eventual prática de crime comum, o procurador encaminhou o caso à PGR, “para conhecimento e providências que entender cabíveis”.
Veja a íntegra da manifestação
Um Presidente da República tem q ter postura e compostura, sem dúvida. Os três últimos têm sido uma negação. Porém, há muita frescura em torno desse negócio de racismo e homofobia. É muita viadagem.
Nosso primeiro presidente gay. Os lgbt pt, psdb… devem estar muito felizes com a escolha.
Quem toma essa guaranazinho, vem pro Rio e vira carnavalesco.
O lula é intelectual perto do bozo, pelo menos sabia se comportar
Os áudios e vídeos dele não deixam a gente mentir:
“Pelotas é um polo exportador de vl@d0s”
“Eles que enfiem o processo no cool!!!”
“Cadê as mulheres de grelo duro do partido?”
horrivel com certeza, mas tudo vindo dos audios do mais novo comunista do brasil, moro, que gravou e liberou áudios do lula
Um deles foi gravado e postado ao vivo pela Jandira Fecall.
E se o Bolsonaro tivesse dito que queria comer o cuxá do Dino da Silva Sauro?
é uma confusão atrás da outra? impossível comentar algo tão vil.