A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (26) o ex-governador de Tocantins Marcelo Miranda. Ele foi preso no apartamento funcional de sua mulher, a deputada Dulce Miranda (MDB-TO), que não é investigada no caso.
O ex-governador é investigado por corrupção, peculato, fraudes em licitações, desvios de recursos públicos, recebimento de vantagens indevidas, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.
A PF estima que o esquema atribuído a Miranda tenha causado prejuízos de mais de R$ 300 milhões aos cofres públicos. Na operação batizada como “12º Trabalho”, a PF cumpre 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva. Também são alvos dos mandados de prisão o pai do ex-governador, José Edmar Miranda, e um irmão, José Edmar Miranda Junior.
A investigação tem como base várias operações, como a Reis do Gado, a Marcapasso, a Pontes de Papel, a Convergência e a Lava Jato.
Marcelo foi cassado pela última vez em março do ano passado. Cinco meses depois, ele foi condenado a 13 anos e 9 meses de prisão por peculato e fraude à licitação pela contratação de uma entidade para gerir os hospitais estaduais em 2003 e 2004, durante sua gestão.
Leia também
Segundo a PF, os investigados continuam a usar laranjas para dissimular a origem ilícita de bens móveis e imóveis, frutos de propina. De acordo com a acusação, o grupo movimentava recursos originários de corrupção no comércio de gado, empresas de fachada, construção e venda de imóveis mesmo após as investigações terem se tornado públicas.
PublicidadeO nome da operação faz referência a um dos trabalhos de Hércules, personagem da mitologia grega. O 12º trabalho é considerado o mais complexo desafio, que consiste na captura de Cérbero, um cão de três cabeças que, segundo a mitologia, guardaria a entrada para o mundo dos mortos.
> Operação da PF mira governador do Tocantins
> Lançamos nosso primeiro crowdfunding. Contribua para o jornalismo independente!
Nós, brasileiros estamos nessa situação por causa de escórias como essas infiltrados no Congresso e no STF com raras exceções ….Precisamos expulsar ,PRENDER E CONFISCAR os bens desses bandidos de colarinho podre que tanto sacrificam a nação. O mal sucumbirá é só uma questão de pouco tempo …..
é ex governador DO Tocantins, e não DE Tocantins
E o PSDB, hein? E o Aécio?
E Gleisi que pede morte da ´população? e o Jean Covarde? e A Dilma terrorista?
Mais um aliado do Adolf Lula,
Gilmar Mendes, tá demorando, 08:40 já, MDB! Já ligou pra ele (Silval)!
Teatro “finge que prende”, logo ta solto.Isso aqui já era. faz tempo.
Será solto pois não é do PT, não vem ao caso como dizia Sérgio Mallandro, digo,Moro!
De que adianta prender, o STF solta.
Solta por que a população PERMITE ! Na manifestação de ontem em Brasília contra o STF , Maia e Alcolumbre onde estava a massa que tanto reclama da situação do país nas filas do banco, padaria e da farmácia ??? Estavam em casa vendo futebol, novela, netflix e bebendo sua cervejinha …. Sendo assim os dito “políticos” bandidos continuarão retirando sua qualidade de vida e o desenvolvimento do país e você ferrado e se ferrando por mais 1000 anos !.